Contribuintes com débitos em contencioso administrativo têm até 31 de outubro de 2025 para aderir à transação com descontos e parcelamento especial
Área do Cliente
Notícia
Argumentos ilegítimos contra a terceirização
Um dos argumentos mais frequentes espalhados nas redes sociais contra o projeto de lei que regulamenta a terceirização
Um dos argumentos mais frequentes espalhados nas redes sociais contra o projeto de lei que regulamenta a terceirização diz respeito a uma eventual falta de honestidade entre a maioria dos empresários deste setor. Pela lógica desse pensamento, os trabalhadores não receberão seus direitos, principalmente porque as empresas que terceirizam serviços não são fiscalizadas.
Imagine se tal linha de raciocínio for levada às consequências práticas em todos os segmentos. Não poderíamos, então, ter nenhum tipo de atividade no Brasil.
Afinal, em nosso país o que não faltam são exemplos de cidadãos desonestos, sem qualquer distinção entre os setores empresariais. Há também trabalhadores desonestos, servidores públicos desonestos, policiais desonestos, juízes desonestos e até mesmo governantes com este perfil.
Pessoas que não cumprem as leis devem ser penalizadas por isso. Simples assim. Se o Estado não consegue cumprir com uma de suas principais atribuições, é porque há um problema sistêmico. Qual é o papel do Estado? Ele tem competência para fazer tudo? É possível realmente falar em cidadania com nosso cipoal normativo? A burocracia dantesca não contribui para a ineficiência das ações do Estado?
Enfim, se vamos proibir uma atividade econômica por ineficiência na fiscalização, teremos de fechar hospitais, escolas, tribunais e até mesmo a polícia.
Por outro lado, o país vive uma idade das trevas normativa que impede seu desenvolvimento social e econômico em quase todos os setores, especialmente no que se refere a sistema tributário, relações trabalhistas, direitos do consumidor, processos legais etc.
O Brasil precisa seguir o exemplo dos 180 países que buscam a simplificação e a desburocratização do ambiente empreendedor. Somente algumas poucas nações não entenderam o rumo do século XXI, e nós estamos dentre elas.
Muitos ainda não sabem que mais da metade dos brasileiros quer empreender. Quer produzir honestamente. Quase todos os países do mundo incentivam e apoiam o empreendedorismo e a inovação. Quase todos, mesmo!
Hoje a nossa "Belíndia" tornou-se mais complexa. A grande controvérsia está no choque de conceitos relacionados aos que congelaram seus paradigmas no século XIX versus uma realidade de Terceiro Milênio, de sociedade da informação e do conhecimento. Repito: em quase todos os setores, da educação à economia.
Precisamos é assumir nossa responsabilidade individual para colocar nosso país na Nova Era. Para isso, só nos resta sermos honestos, trabalhar e, sobretudo, estudar. E muito.
(*) Roberto Dias Duarte é sócio e presidente do Conselho de Administração da NTW Franchising, primeira franquia contábil do país.
Notícias Técnicas
Contribuintes que nos últimos dias tiveram problemas de conexão com o Web Service da EFD-Reinf, por não estarem utilizando protocolo TLS 1.2 ou versões superiores, devem tentar novamente
Versão 11.3.0 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
A parada tem por objetivo manutenção programada do sistema e ocorrerá no dia 26/07/2025, das 21h às 06h do dia seguinte
Ferramenta reúne informações da PNAD Contínua, Rais e Caged em uma única plataforma e permite análises detalhadas por escolaridade, raça, gênero, idade e território
Notícias Empresariais
Desenvolver atitudes internas sólidas não só protege a saúde mental do empreendedor — como fortalece o próprio negócio
Negócios com propósito sobrevivem às crises, atraem talentos melhores, fidelizam clientes e constroem legados
Nova taxação de 50% imposta por Trump afeta setores como petróleo, aço, ferro e aeronaves e pode desacelerar economia brasileira
A retenção de talentos se tornou um dos principais desafios para as empresas brasileiras
Em um país onde a carga tributária é uma das mais altas do mundo e o sistema fiscal é reconhecido pela sua complexidade, buscar alternativas legais para reduzir impostos deixou de ser apenas uma vantagem competitiva
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional