Restituições no Simples agora exigem Pix; regra vale desde 9 de junho e não permite pedidos referentes a tributos pagos há mais de 5 anos.
Área do Cliente
Notícia
Perdi o prazo de declaração do Imposto de Renda! E agora?
Todos sabem que o prazo para a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) já passou,
Todos sabem que o prazo para a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) já passou, porém é possível que muitas pessoas não tenham conseguido enviar tudo dentro do prazo. Se este é o seu caso - e o fato de você estar lendo a matéria é um grande indicativo de que é sim - não precisa entrar em pânico!
O Contabfácil, ferramenta online que trata de toda a contabilidade de empresas do Simples Nacional, Profissionais Liberais e MEIs, criou um tutorial detalhado com tudo o que você precisa saber para estar em dia com o leão!
O que acontece agora que eu perdi o prazo do IR?
A pessoa que perdeu o prazo precisa enviar a declaração de qualquer forma e está sujeita à multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, caso ela faça a declaração e tenha imposto para pagar: "Se este montante de R$ 165,74 seja maior do que a multa do imposto, prevalece este mesmo valor. Agora, se os 20% aplicado no imposto que deve for maior, então é esta porcentagem, o valor da multa por entregar fora do prazo." explica Marcílio Nascimento, Gerente Geral do Contabfácil.
Preciso mandar de que maneira este IR atrasado?
A forma de mandar é igual à declaração dentro do prazo, mas a única observação de Marcílio é que antes de começar a fazer a declaração é necessário atualizar o programa tão logo complete a instalação.
Tenho que pagar multa por atraso?
A resposta é sim, e ela é gerada tão logo a declaração fora do prazo seja entregue. Marcílio Nascimento explica que não tem mistério algum, pois o próprio software avisa desta multa e já disponibiliza para a pessoa esta guia para que ela possa pagar o imposto pelo atraso da declaração.
Se eu não entreguei e não regularizar, o que acontece comigo?
No primeiro ano é possível que não aconteça nada, mas vai que a pessoa precise ir ao banco e não tenha esta declaração ela não vai conseguir fazer nenhuma justificativa de renda: "Se a pessoa é relapsa por muito tempo, aí sim tem complicação. Uma das consequências pode ser o bloqueio do CPF pois a Receita Federal consegue identificar quem está devendo e deveria fazer a declaração. Por isso estas pessoas ficam com um bloqueio no seu CPF e quando precisar fazer um financiamento ou alguma compra, não vai conseguir." alerta Marcílio.
E se a declaração foi com erro ou faltando alguma informação?
A orientação de Marcílio para quem tenha se equivocado na declaração é que tão logo tenha identificado o erro arrumar o quanto antes no sistema através de uma retificação: "Nada mais é do que colocar os dados da sua declaração e transmitir pelo próprio programa, salvando os arquivos e fazendo um Backup. Lembrando que cinco anos é o prazo que a Receita Federal pode solicitar estas informações" finaliza o Gerente Geral do Contabfácil.
Notícias Técnicas
Tributação pode reduzir a margem de lucro no e-commerce, mas uma atuação contábil estratégica pode transformar esse impacto em vantagem competitiva
A tecnologia impulsiona a profissão, mas exige adaptação contínua para prosperar no mercado
Conheça os direitos garantidos pela CLT e o cuidado com a saúde neste tipo de jornada
Mirella Pedrol Franco, do Granito Boneli Advogados, analisa os impactos da mudança para as empresas
Notícias Empresariais
O que transforma essa visão em realidade não é só planejamento — é a capacidade emocional de sustentar a jornada com consistência
Capaz de processar muito mais informações que os seres humanos, a inteligência artificial já é uma realidade na gestão de recursos
Você já se viu diante do desafio de montar um time e ficou na dúvida sobre qual perfil de profissional escolher
O empresário não consegue prosperar sozinho; a riqueza que gera é compartilhada por muitos. O que faz o empresário é, em síntese, organizar a produção
Diante da dificuldade de cortar gastos, o governo apela para aumentos de impostos feitos no susto
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional