Aplica-se o entendimento, quanto ao afastamento da responsabilidade tributária, fixado no Parecer Normativo Cosit nº 1, de 24/09/2002, considerando a ineficácia das normas no período
Área do Cliente
Notícia
Gestão financeira para franquias: quais os principais desafios?
Embora as franquias tenham vantagens interessantes, ainda são suscetíveis a problemas relacionados à má gestão financeira
A gestão financeira consiste em um conjunto de técnicas e conceitos que visa a saúde das finanças de uma empresa, assim mantendo o controle de todos os seus recursos.
Isso requer planejamento, estruturação, execução e ajustes de atividades já estabelecidas. O objetivo é otimizar ao máximo os processos para que seja possível manter o negócio de pé e, acima de tudo, gerando lucros satisfatórios.
Para atingir esta meta, há quem acredite que basta manter uma planilha de custos e pagar a contas em dia para ter um plano de administração financeira. Ter suporte de profissionais experientes e qualificados é fundamental para atingir resultados, além das ferramentas adequadas para uma gestão eficiente.
Também é importante lembrar que, embora existam diretrizes básicas que todo empresário deve seguir, cada tipo de empreendimento tem suas particularidades que devem ser levadas em consideração 一 o que funciona para um pode não dar certo com outro.
Neste sentido, é preciso adotar uma visão analítica e ponderar todos os cenários de ação, considerando possíveis fatores internos como orçamento mensal e fluxo de caixa, além dos externos como fatores econômicos.
Desta forma, é possível se organizar com eficácia para assegurar os lucros e também se preparar para eventuais momentos de dificuldade.
Quais as vantagens de investir em franquias?
As pessoas são mais atraídas pelas franquias do que pela abertura de novos negócios porque os fatores de risco diminuem de maneira considerável.
Quem busca por mais segurança e quer entrar no mercado de alimentos, por exemplo, vai preferir se filiar a uma franquia consolidada e conhecida pelo público, visto que a marca já tem uma base de clientes sólida.
Além disso, o franchising também conta com um modelo de negócios estruturado, com processos já prontos para a operação. Isso certamente é um trabalho a menos na abertura de um novo negócio.
Estas facilidades fazem com que o franchising tenha bom desempenho. Não à toa, o ano de 2021 foi de recuperação, mesmo com o mercado ainda abalado pela pandemia de Covid-19. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor teve crescimento de 10,7% no faturamento durante o período.
Estes números continuaram em alta no primeiro trimestre de 2022, com um aumento de 8,8% em comparação a 2021. Entre os destaques, vale ressaltar os setores de Moda (13,5%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (13,4%), Casa e Construção (9,3%), Foodservice (9,1%) e Alimentação – Comércio e Distribuição (7%).
Com isso, a Pesquisa de Desempenho do Setor de Franchising 2022, realizada pela ABF, indica que a receita do setor é superior a R$ 43 bilhões.
Apesar das vantagens das franquias e do crescimento constante, o franqueado ainda precisa prestar atenção em estratégias de gestão financeira. Franchising ou não, trata-se de um negócio como qualquer outro.
Principais desafios financeiros das franquias
Como dito anteriormente, os aspectos da gestão financeira não são exatos e podem variar de acordo com diferentes organizações. Mesmo assim, alguns desafios são bastante comuns e acometem uma grande parcela de franqueados de diversos setores.
Controle do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é o elemento-chave de qualquer plano financeiro. Não manter um controle eficiente no acompanhamento das movimentações monetárias é uma receita para o desastre.
Desta forma, o dinheiro que entra e sai deve ser fiscalizado de perto e com muita atenção, com o apontamento do máximo de detalhes possíveis para que todas as informações fiquem devidamente registradas.
Antigamente, as pessoas faziam esse monitoramento em livros caixa, anotando tudo manualmente. Há quem realize este processo em planilhas, o que não é tão prático quanto parece.
Hoje em dia, porém, existem programas de gestão financeira que funcionam de maneira automatizada, compilando todos os dados e executando os procedimentos necessários para a administração de um negócio.
Suporte da franqueadora para questões financeiras
Um dos pontos positivos do franchising é que os franqueados podem buscar apoio da franqueadora para encarar os desafios do cotidiano empresarial. Cada franquia tem funcionamento próprio e é comum que elas ofereçam treinamentos, sistema de gestão financeira e canal exclusivo de contato para franqueados.
No entanto, existem franqueadoras que possuem centenas de lojas espalhadas pelo país e este suporte pode não ser satisfatório — tanto na questão de qualidade quanto na de tempo para atender as solicitações. Por isso, muitos franqueados optam por contratar serviços financeiros à parte.
Acompanhamento de métricas
As tarefas do dia a dia podem fazer com que as partes mais técnicas do trabalho sejam esquecidas. Isso gera transtornos ao negócio, pois o acompanhamento das métricas e indicadores da franquia são cruciais para a boa saúde financeira do negócio.
Ao saber como está o andamento de lucros e despesas, é possível ter um panorama de como anda a saúde da empresa e o que pode ser feito para reverter cenários negativos e aperfeiçoar resultados positivos. Mais uma vez, ferramentas de gestão financeira com funções automatizadas são ótimas soluções.
Preços muito baixos
É fato que promoções e preços baixos atraem mais clientes, mas é preciso ter em mente que os lucros também servem para manter o negócio funcionando. Afinal, não cobrar valores suficientes para cobrir as despesas básicas do negócio é um grande problema.
Na hora de criar condições especiais e baixar a tabela de preços para chamar um público maior ou bater a concorrência, é essencial que tudo seja colocado na ponta do lápis e que apenas ações que estão dentro da realidade da franquia sejam executadas.
Notícias Técnicas
O ADI nº 1/2025 dispõe sobre a interpretação do Ex 01 do código 8706.00.10 da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados, aprovada pelo Decreto nº 11.158, de 29 de julho de 2022
Faltam poucos dias para o fim de julho e a agenda contábil não para! Conheça as 6 obrigações acessórias que vencem entre domingo (20) e o último dia útil do mês
Instrução Normativa traz as condições para fruição dos benefícios fiscais para empresas exportadoras que tenham projeto aprovado pelo Conselho Nacional das ZPEs
Oportunidade em alta: por que o mercado de condomínios cresce no Brasil
Notícias Empresariais
A inteligência emocional organizacional será, cada vez mais, o que separa empresas que apenas funcionam daquelas que realmente inspiram, transformam e prosperam
Descubra quais habilidades vão dominar o mercado de trabalho brasileiro nos próximos anos e como se preparar para garantir sua empregabilidade
A novidade tende a simplificar a gestão financeira dos empreendedores, mas é preciso analisar quando é vantajoso
Equívocos no recolhimento de tributos, falta de planejamento e desconhecimento da legislação podem resultar em autuações e multas de até 225%
Conheça os principais pontos para não cair em erros e desenquadrar do regime
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional