Contribuintes com débitos em contencioso administrativo têm até 31 de outubro de 2025 para aderir à transação com descontos e parcelamento especial
Área do Cliente
Notícia
Ameaça da poupança fará banco cortar taxas
"Haverá mais investimentos na poupança e as taxas de administração de fundos irão cair, não há como ser diferente"
Devido a uma possível migração para poupança e outros tipos de investimentos de renda variável, além de pressão por queda nas taxas de administração de fundos de investimento de renda fixa, as instituições financeiras podem ter seus resultados com receita de serviços afetados. Além disso, a queda nas taxas de administração do Banco do Brasil, aliada ao nível histórico mais baixo da Selic, pode aumentar pressão por cobranças menores nas instituições privadas.
Para o economista da Lopes Filho e Associados, João Augusto Frota Salles, a tendência é que haja uma migração forte para a poupança. "Haverá mais investimentos na poupança e as taxas de administração de fundos irão cair, não há como ser diferente". O rendimento da poupança, argumenta ele, de 6% anual, mais TR, e sem encargos, chama a atenção em um ambiente de Selic a 8,75%.
O professor de finanças da Brazilian Business School (BBS), Ricardo Torres, segue a mesma linha. "Na renda fixa, os bancos devem perder recursos e buscar alternativas para captar mais, e a taxa de administração é um forte concorrente da poupança". Nos fundos de renda variável, pondera, há outros tipos de risco envolvidos, por isso as perdas não devem ser tão grandes.
Para Salles, há dois movimentos do governo que poderiam frear essa migração. "A primeira, é uma alta na Selic, o que não deve ocorrer no curto prazo. A outra é passar a taxar a poupança, em que há alguma discussão, porém ainda nenhuma sinalização do governo", afirma. Além disso, completa, uma cobrança na poupança significaria uma perda de funding no Certificado de Depósito Bancário (CDB) para os bancos pequenos e médios.
Os analistas concordam que o recente anúncio do BB de que iria diminuir suas taxas de administração colocam mais pressão sobre os bancos. A instituição pública reduziu as taxas de administração de cinco fundos de investimento e o valor de aplicação mínima de outros 17.
Algumas instituições privadas, como o Itaú Unibanco, Bradesco e HSBC, também reduziram o mínimo de entrada, porém sem mexer nas taxas.
"O BB tem um peso muito grande no sistema financeiro, por isso, os pares tendem a segui-lo. A questão é qual será a magnitude desse acompanhamento", diz Frota Salles.
Para Torres, da BBS, as cobranças estavam em um patamar abusivo, porém escondidas pela taxa básica de juros. "Com a queda da Selic, ficaram expostas", afirma. Aliado à pressão da redução promovida pelo BB, diz, os outros bancos se verão forçados a também promover cortes.
Além disso, todos esses movimentos aliados, podem provocar uma queda na receita com serviços das instituições.
"Desde que o governo padronizou as cobranças com taxas de serviços, junto com um aumento da concorrência, as instituições tiveram um crescimento menor nessa linha. As taxas de administração representam cerca de 20% dos ganhos com serviços de um grande banco e, com uma queda, essas receitas ficarão mais pressionadas", diz Salles.
Para Torres, os resultados das instituições devem sofrer com uma baixa nas cobranças.
"Essa é uma indústria bastante grande, que corresponde a uma boa parte dessas receitas. Um corte irá afetar bastante aos bancos", diz. o acadêmico.
A queda nas taxas poderia diminuir o ritmo de saída de recursos dos fundos DI, que acumulam captação negativa de R$ 7,363 bilhões no acumulado deste ano, segundo dados da Anbid.
Notícias Técnicas
Contribuintes que nos últimos dias tiveram problemas de conexão com o Web Service da EFD-Reinf, por não estarem utilizando protocolo TLS 1.2 ou versões superiores, devem tentar novamente
Versão 11.3.0 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
A parada tem por objetivo manutenção programada do sistema e ocorrerá no dia 26/07/2025, das 21h às 06h do dia seguinte
Ferramenta reúne informações da PNAD Contínua, Rais e Caged em uma única plataforma e permite análises detalhadas por escolaridade, raça, gênero, idade e território
Notícias Empresariais
Desenvolver atitudes internas sólidas não só protege a saúde mental do empreendedor — como fortalece o próprio negócio
Negócios com propósito sobrevivem às crises, atraem talentos melhores, fidelizam clientes e constroem legados
Nova taxação de 50% imposta por Trump afeta setores como petróleo, aço, ferro e aeronaves e pode desacelerar economia brasileira
A retenção de talentos se tornou um dos principais desafios para as empresas brasileiras
Em um país onde a carga tributária é uma das mais altas do mundo e o sistema fiscal é reconhecido pela sua complexidade, buscar alternativas legais para reduzir impostos deixou de ser apenas uma vantagem competitiva
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional