Com o debate sobre novas regras no PAT, empresas de benefícios precisam inovar e expandir suas soluções para fortalecer a experiência do colaborador
Área do Cliente
Notícia
Mulheres que lideram homens: desafio é superar o preconceito
De modo geral, gerir uma equipe é sempre algo delicado
Apesar de todo o avanço da participação feminina no mercado de trabalho, segundo especialistas, algumas questões ainda precisam ser resolvidas. No que diz respeito à liderança, o desafio é superar o preconceito, especialmente quando a equipe liderada é formada exclusivamente por homens.
De modo geral, gerir uma equipe é sempre algo delicado. No caso de mulheres que lideram homens, os desafios podem ser ainda maiores, por conta da cultura social. Ainda assim, na opinião da consultora da Idort/SP, Elisabete Aparecida Alves, a questão não deve ser transformada em uma bandeira.
“A mulher não deve encarar a situação como uma bandeira, achando que tem de provar que sabe fazer, ou ainda, que sabe fazer melhor do que um homem. Agindo assim, ela corre o risco de não só não resolver o problema, se ela enfrenta resistência por parte de equipe, por exemplo, como ainda pode acirrar ainda mais o preconceito”, diz.
Questão é de postura
Independentemente se a equipe liderada é formada apenas por homens, é comum que a mulher tenha sua capacidade questionada, afirma a consultora de Recursos Humanos do Grupo Soma, Jane Souza.
Nestes casos, ela deve sempre se portar com profissionalismo, tendo uma postura mais firme - porém não autoritária - no início do contato com a equipe e nunca abrindo mão da autoconfiança.
A consultora diz ainda que homens e mulheres lidam de forma diferente com a pressão, sendo que ao trabalhar com homens é provável que a líder se depare com um comportamento mais agressivo ou debochado.
Se isso ocorrer, ela aconselha que a chefe mostre à equipe ou ao colaborador que tal comportamento não é adequado e aceitável. Entretanto, diz, ela não deve jamais revidar ou perder a razão.
Elisabete concorda e acrescenta: “independentemente de ser homem ou mulher, para ser líder é preciso ter equilíbrio emocional para trabalhar as questões e os desafios da liderança”.
Números
De acordo com estudo conduzido pelo Great Place to Work, empresa global especialista em ambiente de trabalho, no ano passado, 43% dos postos de trabalho das 100 melhores empresas para trabalhar, que juntas empregam 403.587 funcionários, eram ocupados por mulheres.
Dentre os postos de liderança, elas respondem por 36%, sendo que nas empresas presididas por mulheres, o índice de confiança dos funcionários nas organizações é de 83%, contra 81% das empresas lideradas por homens.
Mesmo assim, aponta o levantamento, de modo geral, a mulher ainda ganha menos, leva mais tempo para atingir cargos de liderança e dedica mais tempo ao estudo, formação e aprimoramento profissional.
Notícias Técnicas
Veja mudanças da Nota Técnica NFe 2025.002 e como preparar seu sistema
Plataforma criada para modernizar e facilitar o acesso aos serviços da Receita Federal está em constante evolução com a incorporação de novas funcionalidades
Descubra as mudanças no desenquadramento do MEI com a nova atualização do sistema Simei. Flexibilidade aumentada!
O Comitê Permanente para CP CASP do CFC se reuniu nos dias 23 e 24 de abril na sede do Conselho, e teve como principal pauta a revisão das IPSAS
Notícias Empresariais
Entenda as regras sobre o descanso no 1º de maio e saiba quando a compensação é necessária
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 28, que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) se tornou um problema orçamentário
O presidente do Banco Central considera que o peso do cenário em que as tarifas deslocariam a curva de oferta perdeu força
Bolsa sobe 0,2% e continua no maior nível desde setembro
A missão de encontrar os futuros líderes de uma organização nunca foi tão desafiadora para os departamentos de Recursos Humanos
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.