Evoluções do aplicativo oferecem mais segurança e facilidade ao microempreendedor
Área do Cliente
Notícia
Desemprego é o menor para os meses de março
Taxa é recorde no mês apesar de subir para 7,6%; indicador do primeiro trimestre, que ficou em 7,4%, é recorde de baixa para o período desde 2003
O aumento da procura por uma vaga elevou a taxa de desemprego medida pelo IBGE nas seis principais regiões metropolitanas do País para 7,6% em março, ante 7,4% em fevereiro. Apesar da ligeira alta, a taxa é a menor para meses de março da série histórica iniciada em 2002. Os demais dados do mercado de trabalho no mês são positivos, com aumento no número de ocupados, do rendimento e da formalidade.
O gerente da pesquisa mensal de emprego do instituto, Cimar Azeredo, disse que considera como estabilidade a leve variação na taxa de desemprego apurada entre fevereiro e março. Ele argumenta que não houve variação estatisticamente significativa no período. Azeredo destacou também que, para um primeiro trimestre, a taxa média apurada em 2010, de 7,4%, é a menor desde o início da série (em 2003) para primeiros trimestres. No primeiro trimestre do ano passado, a taxa média de desemprego havia ficado em 8,6%.
Para o gerente, "o cenário que se mostra hoje para o mercado de trabalho é satisfatório". Segundo ele, a taxa de desemprego não caiu de um mês para o outro por causa de um tradicional efeito calendário dessa época do ano, quando ainda há dispensa de temporários contratados no final do ano anterior e aumento da procura por emprego, com a finalização do período de férias e festividades.
Temporários. Como exemplo, Azeredo citou a elevação na taxa de desemprego do Rio de Janeiro, que passou de 5,6% em fevereiro para 6,4% em março, por causa da dispensa dos temporários contratados até o carnaval. "Quando o mercado de trabalho começar a gerar postos de trabalho a ponto de dar conta do aumento da procura por emprego, haverá queda na taxa", disse.
Na média das seis regiões, o número de desocupados (sem trabalho e em busca de emprego) somou 1,78 milhão em março, com aumento de 3,9% ante o mês anterior, com mais 67 mil pessoas de um mês para o outro. Na comparação com igual mês do ano passado, porém, houve queda de 14%.
A elevação da taxa não surpreendeu analistas econômicos que, segundo levantamento feito pela Agência Estado, esperavam, em média, exatamente a taxa apurada pelo IBGE no mês. Para Bernardo Wjuniski, da Tendências Consultoria, os dados "ainda evidencia um mercado de trabalho aquecido, mas em um ritmo mais brando do que o observado nos últimos meses".
Os analistas da LCA Consultores, por sua vez, destacam em relatório sobre a pesquisa o que avaliam como "elevação robusta" no número de ocupados no mês.
Segundo o IBGE, o número de ocupados somou 21,748 milhões em março, com aumento de 0,4% ante fevereiro e alta de 3,8% ante março de 2009, no maior aumento ante igual mês de ano anterior apurado desde junho de 2008. Foram geradas 796 mil vagas em março deste ano comparativamente a igual mês do ano passado.
Notícias Técnicas
Ferramenta facilita a vida de empresas e cidadãos, reduzindo custos e burocracia, permitindo o acompanhamento e a compreensão do processo regulatório no Brasil
Com a reforma, o CNPJ passa a ser reconhecido como o identificador único das empresas perante União, Estados e Municípios
Reforma Tributária extingue impostos estaduais e municipais e adota modelo de IVA com CBS e IBS entre 2026 e 2033
Unificação de tributos, novas exigências operacionais e mudanças no fluxo de caixa exigem revisão criteriosa dos honorários para garantir sustentabilidade
Notícias Empresariais
O Curiosity Curve ensina líderes a sair da certeza absoluta para decisões mais empáticas e inovadoras
A inflação de cargos é a tendência que muitas empresas seguem, oferecendo aos seus colaboradores altos cargos e impondo-os sem qualquer impacto real no desenvolvimento profissional ou mesmo na remuneração
CHRO da Redarbor Brasil explica como transformar choque de mentalidades em vantagem competitiva com ações práticas de RH
Profissionais relatam insegurança, cansaço e perdas familiares com retorno ao presencial e preferem deixar o emprego a perder o home office
Prazo vai até 30 de setembro e renegociação pode evitar maiores dores de cabeça
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional