Contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda têm até esta sexta-feira, 9 de maio, para entregar o documento à Receita Federal com chance de serem incluídos no primeiro lote de restituição, previsto para o dia 30
Área do Cliente
Notícia
65% querem trocar de operadora
Valores de tarifas, qualidade de serviço e vantagens recebidas, como a aquisição de novos aparelhos, podem influenciar a decisão
O ditado popular que diz que a grama do vizinho é sempre mais verde parece valer também no mercado de telefonia móvel. Um estudo que analisou como anda a satisfação dos clientes com suas operadoras apontou que 65% dos usuários de celular gostariam de mudar de empresa por considerarem que as concorrentes oferecem melhor custo-benefício. Quesitos como valores de tarifas, qualidade de serviço e vantagens recebidas como a aquisição de novos aparelhos foram apontados como os principais fatores que influenciariam na mudança.
Paula Paiva procura as promoções que permitem falar com custos reduzidos
A pesquisa, realizada pela consultoria CVA Solutions com 7,2 mil pessoas, comparou a impressão que os consumidores têm das principais marcas em atuação no mercado nacional como Vivo, Tim, Claro e Oi. De acordo com o estudo, as empresas Vivo e Tim apresentaram a maior capacidade de retenção de clientes, tanto nos planos pós, quanto pré-pagos.
Segundo o diretor da consultoria, Sandro Cimatti, apesar de muitas pessoas afirmarem que correriam para a empresa concorrente, poucas realmente o fazem. “Fatores como tempo de fidelização a ser cumprido ou mesmo a acomodação do cliente, que acha que mudar pode dar muito trabalho, fazem com que ele acabe permanecendo numa determinada empresa”, aponta.
Ele explica que a percepção dos consumidores em relação a uma marca acaba sendo fundamental no processo de migração no mercado de telefonia móvel. “Um conjunto de quesitos como o preço cobrado por aparelhos e tarifas, a experiência de uso e o atendimento prestado são levados em consideração no momento em que os clientes trocam de operadora”, diz. “Nesse aspecto, a reputação da marca é algo levado em consideração, já que nenhuma empresa quer ter problemas que gerem um boca a boca negativo entre os consumidores”, lembra Cimatti.
Queixas
No entanto, essa escolha nem sempre é fácil, uma vez que as reclamações envolvendo os serviços prestados pelas empresas que atuam no setor sempre lideram as listas de queixas registradas pelos órgãos de defesa do consumidor. Num ranking de percepção do cliente sobre a qualidade de serviços e produtos, elaborado pela CVA Solutions envolvendo 21 diferentes segmentos da economia, a telefonia móvel aparece somente na 19ª posição, ficando na frente apenas dos planos de saúde e dos bancos.
De olho em tarifas mais atraentes, o casal de namorados Yuri Bayma, 32 anos, e Ana Paula Elias, 24 anos, saíram às ruas em busca de operadoras que oferecessem mais vantagens. “Como somos clientes de empresas diferentes, queremos ver qual oferece mais benefícios para mudarmos”, conta Bayma, lembrando que, além do preço, outros fatores são levados em conta no momento da migração. “A questão da cobertura de sinal é importante, já que viajo bastante”, acrescenta.
A bancária Paula Paiva, de 26 anos, conta que o que mais a atrai no momento de trocar de companhia são as promoções relacionadas às tarifas, que permitem falar entre usuários da mesma empresa com custos reduzidos. “As pessoas com que falo com mais frequência, como namorado e parentes, são da mesma operadora. Isso ajuda a reduzir a conta no fim do mês”, conta Paula, dona de um telefone pré-pago.
O valor das tarifas também é visto pela estudante Andreylla Brito Antunes, 15, e sua tia, a administradora de arquivos Andreia Brito Ferreira, 35, como fundamental para a permanência numa empresa. “A gente muda de operadora de acordo com a promoção”, assume Andreylla. “Minha mãe, por exemplo, tem chip das quatro operadoras para aproveitar aquelas que têm o menor preço”, afirma a estudante. Já Andreia, que é deficiente auditiva, conta que os principais gastos são referentes ao envio de mensagens de texto, por isso prefere os planos que ofereçam mais vantagens nesse serviço. “Como eu não escuto, os planos de voz não importam para mim. O que vale mesmo é se o pacote de SMS é barato, já que chego a gastar até R$ 50 só com mensagens”, calcula.
5,7 milhões já migraram
De acordo com a ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), responsável por registrar os pedidos de migração, aproximadamente 5,7 milhões de brasileiros fizeram a mudança de empresa mantendo o mesmo número do telefone desde que a portabilidade entrou em vigência, em setembro de 2008. Os usuários de telefonia móvel são os que lideram as solicitações de troca, respondendo por quase 70% dos pedidos de migração. Para efetuar a portabilidade numérica, o usuário deve procurar a operadora para onde deseja migrar e informar alguns dados, como nome completo, identidade, número de telefone, além de comprovar a titularidade da linha. A operadora para a qual o usuário deseja migrar deve fornecer no ato do registro da solicitação de portabilidade um número de protocolo. A partir dele, a pessoa pode acompanhar o processo de transferência. A mudança deve ser efetivada num prazo máximo de três dias úteis.
Notícias Técnicas
Governo divulga calendário do saque-aniversário de 2025; pagamentos são liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador
O órgão não envia SMS nem mensagens por WhatsApp. Fique atento, pois são tentativas de aplicar fraudes, roubar dados pessoais e gerar boletos falsos
A Lista de aprovados no Exame de Suficiência 1/2025 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi publicada nesta quinta-feira (08)
Entidades nacionais podem enviar sugestões visando à melhoria do novo modelo de tributação do consumo até o final deste mês, dia 30/5
Notícias Empresariais
A DeSTDA (Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação) é uma obrigação acessória que algumas empresas precisam preencher e enviar aos órgãos fiscais
Nova lei trabalhista garante redução na carga horária em 2025 para proteger trabalhadores. Veja quem está na lista e como a medida será aplicada
A política comercial alimenta incertezas sobre a economia global, notadamente acerca da magnitude da desaceleração econômica e sobre o efeito heterogêneo no cenário inflacionário entre os países, com repercussões relevantes sobre a condução da política monetária.
A transação firmada com o trabalhador não teve vício de consentimento, e a cláusula penal deve ser cumprida
Estimativa é que 42 mil microempreendedores individuais sejam beneficiados com o recurso. Em evento, instituição também fechou acordo de R$ 400 mi com o Sicoob.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional