Contribuintes com débitos em contencioso administrativo têm até 31 de outubro de 2025 para aderir à transação com descontos e parcelamento especial
Área do Cliente
Notícia
Um lugar de gente competente
Da mesma forma, a inovação tem seu potencial alavancado quando há nas organizações um ambiente que permita a colaboração
O que faz um profissional ser competente? A capacidade de encontrar soluções! Ou seja, olhar além de sua aldeia, buscar novos conhecimentos e habilidades e conseguir torná-los produtivos, gerando resultados via processos, produtos, relacionamentos ou alianças que atendam as demandas do mercado, da organização e do trabalhador - que, em última instância, é o agente e sujeito deste processo.
Parece simples. Mas não é. Na prática, os desafios que se apresentam todos os dias às organizações por conta de um ambiente cada vez mais competitivo e dinâmico não proporcionam exatamente um meio em que se transite sem esforço. E a inovação – tão desejada - não tem condições de florescer em um ambiente e cultura que lhes sejam adversos.
Da mesma forma, a inovação tem seu potencial alavancado quando há nas organizações um ambiente que permita a colaboração. E quando dizemos colaboração em uma empresa, significa trabalho em equipe, compartilhamento, cooperação e auxílio.
Alguns fatores criam obstáculos a esta colaboração, e é preciso falar deles claramente. Um dos mais importantes é a desconfiança. Para colaborar, a confiança mútua torna-se essencial. E esta confiança está calcada em alguns pontos: o resultado de interações anteriores (valores compartilhados e relação ganha-ganha); uma linguagem comum, seja o idioma ou cultura compartilhada; a distância física pois há conhecimentos sutis e complexos que requerem diálogo e solução interativa de problemas; e finalmente o status dos interlocutores, pois algumas pessoas se sentem inibidas ao se relacionar com superiores hierárquicos.
Outro fator que constrói grandes barreiras à colaboração é a cultura organizacional. Estruturas com fortes relações de poder, cultura voltada ao individualismo, focada em maximizar as próprias realizações e recompensas, estímulo à concorrência interna e estruturas físicas com barreiras ao contato pessoal, desenvolvem uma cultura organizacional totalmente avessa ao compartilhamento e colaboração.
Finalmente, as formas de remuneração e recompensa, privilégios aos detentores do conhecimento, a crença de que o "conhecimento é poder", e a solicitação de ajuda sendo encarada como admissão de fraqueza e incompetência, são também barreiras organizacionais à colaboração e compartilhamento.
A construção de uma cultura de colaboração e compartilhamento passa claramente pela eliminação destas barreiras. Passa ainda por uma série de ações complementares em alguns processos organizacionais, iniciando pela avaliação de desempenho. Este processo deve conter elementos que avaliem comportamentos de colaboração e compartilhamento, prontidão para o trabalho em equipe e, além da avaliação dos resultados individuais, os resultados obtidos em times.
Deve também desenvolver mecanismos e ações que evidenciem o reconhecimento e visibilidade do profissional que colabora e compartilha. Estes mecanismos não necessariamente devem ser financeiros, pois a prática ensina que estes podem ter vida curta.
Muito importante é também o estímulo à construção de redes. Muito do conhecimento atualmente está sendo construído nelas, e as organizações não podem fechar os olhos para esta revolução. Neste tópico não se pode deixar de mencionar que as novas gerações – especialmente a X e Y – já tem como modus vivendi o relacionamento em redes.
Por último, mas fundamental: para a construção de uma cultura de colaboração e compartilhamento nas organizações é essencial o comprometimento da liderança. A colaboração e compartilhamento devem estar presentes na estratégia organizacional, se não na missão ou visão, com certeza nos valores. E a liderança deve dar o exemplo ao ser a primeira a colaborar e compartilhar no seu dia-a-dia.
Estrategicamente o processo de Gestão de Pessoas pode contribuir na construção desta cultura de colaboração e compartilhamento por meio de ações de qualificação das Pessoas envolvidas com a organização – direta ou indiretamente.
Fomentar ações de responsabilidade e integração, investir na formação de equipes maduras e sinérgicas, onde cada um coloque a serviço do todo, suas competências e veja o bem comum ou as metas organizacionais como fonte de atendimento de seus próprios interesses, certamente atenderá à Gestão da Inovação.
Notícias Técnicas
Contribuintes que nos últimos dias tiveram problemas de conexão com o Web Service da EFD-Reinf, por não estarem utilizando protocolo TLS 1.2 ou versões superiores, devem tentar novamente
Versão 11.3.0 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
A parada tem por objetivo manutenção programada do sistema e ocorrerá no dia 26/07/2025, das 21h às 06h do dia seguinte
Ferramenta reúne informações da PNAD Contínua, Rais e Caged em uma única plataforma e permite análises detalhadas por escolaridade, raça, gênero, idade e território
Notícias Empresariais
Desenvolver atitudes internas sólidas não só protege a saúde mental do empreendedor — como fortalece o próprio negócio
Negócios com propósito sobrevivem às crises, atraem talentos melhores, fidelizam clientes e constroem legados
Nova taxação de 50% imposta por Trump afeta setores como petróleo, aço, ferro e aeronaves e pode desacelerar economia brasileira
A retenção de talentos se tornou um dos principais desafios para as empresas brasileiras
Em um país onde a carga tributária é uma das mais altas do mundo e o sistema fiscal é reconhecido pela sua complexidade, buscar alternativas legais para reduzir impostos deixou de ser apenas uma vantagem competitiva
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional