Contribuintes que ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda têm até esta sexta-feira, 9 de maio, para entregar o documento à Receita Federal com chance de serem incluídos no primeiro lote de restituição, previsto para o dia 30
Área do Cliente
Notícia
Dizendo NÃO ao cliente
Como você diz não? Pode acreditar, dependendo de como você diz não ao seu cliente, poderá ser a última vez que o verá
E por falar em clientes, como eles são importantes. Só relembrando, esta relação de clientes se configura como um círculo virtuoso, afinal, quanto melhor as relações maiores os benefícios.
Não é preciso muito esforço para se lembrar quando ganhou um belo de um não. Se atente para essa curiosidade: Durante um simples dia de trabalho nos relacionamos com diversas pessoas, dentre elas, nosso superior, colega de trabalho, diretor, presidente da empresa, esposa, filhos, pai, mãe, irmãos, parentes e amigos. Pensando nessa humilde lista, qual será a probabilidade em ganharmos um não?
Probabilidade não é minha especialidade nem o foco do meu trabalho, porém, não dá para negar que a probabilidade é muito grande.
Refletindo a respeito, o recado é para se atentar sobre as formas de dizer um não, para quem foi dito e como foi dito.
Eu classifico as formas de dizer uma não da seguinte maneira:
Não - seco ou duro: Quando você responde diretamente com um não sem margem para discussão;
Não - tímido: Quando você responde negativamente e faz cara de acanhado com sua negação;
Não - aberto: Neste caso você faz questão de dizer não para alguém em voz alta de modo que todos ao redor entendam o recado, não permitindo sequer algum comentário.
Não - inteligente: Você não diz não diretamente, mas encontra uma forma de dizer não de uma forma explicativa. Neste caso há uma explicação, uma justificativa convincente.
Não - com cara de sim: O não é dito sem firmeza, aquele não que deixa dúvidas e espaço para que o outro retruque.
Esses exemplos foram criados por mim simplesmente para ilustrar as nossas atitudes no dia-a-dia e mais, sem que percebamos.
A percepção deve estar aguçada ao recebermos um cliente, pois devemos imaginar que ele deseja sem bem tratado e espera por algo positivo. Imagine que está insatisfeito com sua agência bancária e falta muito pouco para encerrar sua conta. Você necessita e busca por uma explicação e ao chegar, nervoso, em sua agência para buscar informações recebe um não. Quais as chances de pedir o encerramento imediato de sua conta? Por outro lado, a mesma situação acima está ocorrendo, porém ao chegar a sua agência você é recebido pelo gerente que o leva para um cafezinho e ainda lhe oferece benefícios. Quais as chances de pedir o encerramento da conta?
Dentre as habilidades e características necessárias e exigidas pelas empresas está a habilidade em se relacionar bem, e dizer um simples não pode representar muito.
Dizer não pode implicar em duas importantes questões que se traduzem em ter de volta o cliente mesmo dizendo não, ou simplesmente perdê-lo de uma vez.
Talvez usando sempre um não inteligente você possa de fato dizer o não sem perder o cliente.
E para finalizar esse artigo, vou compartilhar com você uma frase muito usada pelo meu sócio Rodrigo Soares que diz o seguinte: Existem várias maneiras de dizer não, a pior delas e dizer não.
Sucesso a você e bom trabalho.
Notícias Técnicas
Governo divulga calendário do saque-aniversário de 2025; pagamentos são liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador
O órgão não envia SMS nem mensagens por WhatsApp. Fique atento, pois são tentativas de aplicar fraudes, roubar dados pessoais e gerar boletos falsos
A Lista de aprovados no Exame de Suficiência 1/2025 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi publicada nesta quinta-feira (08)
Entidades nacionais podem enviar sugestões visando à melhoria do novo modelo de tributação do consumo até o final deste mês, dia 30/5
Notícias Empresariais
A DeSTDA (Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação) é uma obrigação acessória que algumas empresas precisam preencher e enviar aos órgãos fiscais
Nova lei trabalhista garante redução na carga horária em 2025 para proteger trabalhadores. Veja quem está na lista e como a medida será aplicada
A política comercial alimenta incertezas sobre a economia global, notadamente acerca da magnitude da desaceleração econômica e sobre o efeito heterogêneo no cenário inflacionário entre os países, com repercussões relevantes sobre a condução da política monetária.
A transação firmada com o trabalhador não teve vício de consentimento, e a cláusula penal deve ser cumprida
Estimativa é que 42 mil microempreendedores individuais sejam beneficiados com o recurso. Em evento, instituição também fechou acordo de R$ 400 mi com o Sicoob.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional