Contagem regressiva para o IRPF 2025! Entenda a nova tributação de 15% sobre lucros de offshores, a exigência de balanço com CRC e os regimes transparente x opaco. Evite multas pesadas!
Área do Cliente
Notícia
Você tem gás para ser um franqueado?
Por mais que o franchising esteja crescendo, os novos empreendedores devem levar em consideração que há o risco de fracasso
O setor de franchising está a todo vapor e tem atraído cada vez mais jovens na faixa dos 30 anos que querem alçar novos voos com a abertura de um negócio próprio. Se você é um deles e tem passado noites em claro pensando em como empreender, recomendo toda a frieza e calma antes de tomar qualquer decisão.
Por mais que o franchising esteja crescendo, muito acima de outras atividades econômicas – 20,4% em 2010 em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) –, os novos empreendedores devem levar em consideração que, apesar das facilidades anunciadas pelas redes de franquias, há o risco de fracasso, fato mais comum do que se imagina. De acordo com a ABF, 1% das novas franquias fecha no primeiro ano de existência e 5%, nos cinco primeiros anos.
Os dados parecem animadores, porém escondem a realidade, uma vez que pensar em 1% pode parecer um percentual irrisório. No entanto, muitos empreendedores se encaixam nesse percentual e, se tivessem pensado nos pequenos detalhes antes da escolha, talvez não compusessem essa taxa. São detalhes que fazem toda a diferença. O empreendedor, por exemplo, deve se perguntar se tem afinidade com a área de atuação da franquia. É o caso de homens que optam por franquias de estética, mas que não entendem nada sobre o assunto e, pior, não gostam do serviço que prestarão ao público. Dificilmente terão sucesso nos seus negócios. Por isso, é fundamental pesquisar quais franquias existem no ramo de maior afinidade e verificar os produtos e serviços oferecidos. Fazer toda a análise do público-alvo do negócio e onde a rede pretende se expandir também são questões importantes. Para destacar os prós e contras, é fundamental visitar outros franqueados e perguntar como é o relacionamento entre franqueador e franqueado.
Esses são os pontos básicos e iniciais que o empreendedor precisa colocar no papel. A partir daí, definida a escolha da franquia, o passo seguinte é o montante a ser investido no negócio. Muitos jovens empreendedores ficam na dúvida sobre o que vale mais a pena: pedir um empréstimo ou aguardar e juntar o montante necessário. Com as altas taxas de juros atuais, o empréstimo não é uma boa alternativa. O melhor é adiar a abertura da franquia, poupar e conseguir capital a partir de um planejamento adequado.
Outro ponto importante: o investidor precisa estar “preparado” para abrir e tocar um negócio próprio, principalmente se a franquia for sua principal fonte de renda. O retorno costuma vir em dois anos e é necessário pensar em como sobreviver nesse período – ou há uma reserva de capital ou haverá grandes apertos. O “novo” empresário precisa definir desde o início se vai se satisfazer um uma unidade ou se pretende buscar uma expansão. Isso vai determinar, por exemplo, o regime de tributação a ser adotado. Todas as receitas e despesas devem ser colocadas em uma planilha, que ajudará na administração e controle e dará uma noção realista do negócio. O mercado já oferece softwares que fazem, além do controle de caixa, o acompanhamento de entradas e saídas de suprimentos e do estoque. Alguns até disparam automaticamente pedidos de reposição de mercadorias.
Há, por fim, quem pense que ser dono do próprio empreendimento significa trabalhar menos do que como funcionário em grandes empresas. A visão é totalmente equivocada. Ser dono do próprio empreendimento exige trabalho redobrado. Além de ser responsável pela gestão da franquia, o empresário passa a ser responsável também pela sua automotivação e também a da sua equipe. Será que você tem gás para tudo isso? Vale a reflexão antes de qualquer iniciativa.
Notícias Técnicas
Levantamento revela ceticismo entre parlamentares sobre equilíbrio fiscal e temor de bitributação com nova tributação sobre dividendos
Capacitação é destinada a servidores(as) e empregados(as) públicos(as) estaduais, distritais e municipais
No mercado local, os juros curtos ganham força com o dólar, mas taxas nos vértices médios e longos oscilam perto dos ajustes em meio à deflação do IGP-M e alta nos rendimentos mais longos dos Treasuries
Em entrevista à Bloomberg, Bostic destacou que os formuladores de política monetária dos EUA ainda precisam de "tempo para ter clareza sobre o impacto real das tarifas" na economia
Notícias Empresariais
Calculadora do g1 mostra que, em geral, a relação entre preços está melhor para quem opta por abastecer com gasolina; faça a simulação para os preços do seu posto.
Do total, 2 casos estão sendo investigados em granjas comerciais e outros dois em locais de criação de aves para subsistência
É tempo de ser criativo, de trazer o amor à tona, de ser brega (para quem ainda insiste que amar é brega), para encantar o coração dos clientes no dia 12 de junho
Estatal solicitou ao Ibama licença para perfuração de um poço exploratório no bloco FZA-M-59, localizado na costa do Oiapoque
Suspeita ocorre na criação comercial. Restrição dos produtos vindos do estado vizinho foi confirmada por uma nota técnica do governo estadual.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional