A Secretaria da Fazenda publicou a versão 1.52 da Nota Técnica 2018.005, que trata das alterações no leiaute da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)
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Como manter a longevidade da pequena e média empresa?
As razões para a dificuldade dessas companhias são diversas
As pequenas e médias empresas (PMEs) são parte importante da economia brasileira que, junto às micro, representam 98% do conjunto. Segundo estudos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o crescimento das PMEs é bem superior às de grande porte. Entretanto, muitas delas sofrem para se manter no mercado. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 39% dessas organizações fecham no primeiro ano de existência.
As razões para a dificuldade dessas companhias são diversas. Os problemas podem surgir da necessidade de ampliação dos negócios, especialmente dentro das empresas familiares. Os maiores desafios são atrair competência suficiente para apoiar este crescimento e a qualificação dos colaboradores. Mas, como fazer isso?
Um "equívoco" que as PMEs costumam cometer é acreditar que a receita e lucro gerados devem ser investidos apenas em compra de equipamentos, novas áreas de trabalho ou instalações. Injetar verba em projetos de melhoria contínua é quase tão importante quanto o desenvolvimento de um novo produto ou serviço. "Neste momento, o olhar de fora de uma consultoria de processos pode trazer soluções como eliminação de desperdícios, redução de custos e aumento de produtividade, sem que a empresa gaste muito obrigatoriamente", afirma Jurgen Lochner, diretor geral da Porsche Consulting Brasil.
Se surgem sinais de oportunidade para internacionalização, as PMEs devem aproveitar. Dados do Sebrae apontam que existem atualmente mais de 5 milhões de micro e pequenas empresas no País, mas representam apenas 2% das exportações brasileiras. A experiência de uma consultoria pode agregar conhecimentos aos empresários sobre o mercado internacional e desenvolver estratégias e ações que contribuam para a sua participação continuada de maneira globalizada.
O ponto de partida da Völker AG, fabricante alemã de modernas camas hospitalares com mais de 200 funcionários, surgiu de uma experiência nada confortável de Heinrich Völker, proprietário da empresa. Enquanto enfrentava um grave problema de saúde, o empresário ficou internado em um hospital e percebeu que os cuidados com uma pessoa enferma estavam limitados.
Por conta desta visão, o que antes era um local com rebarbas e serragem voando pelo ar, além de materiais empilhados até o teto, com os processos de produção totalmente independentes, se tornou uma planta de produção ultramoderna. Com espaços otimizados, uma nova cama hospitalar sai da linha de montagem a cada quatro minutos, levando a Völker a deixar de ser uma pequena marcenaria para se tornar uma fábrica próspera.
Aliada a uma boa ideia, a consultoria da Porsche Consulting permitiu à Völker inovar constantemente e buscar tecnologia à empresa, que está sob o comando da terceira geração da família. Há 42 anos no mercado, a Völker criou uma cama que, segundo suas estimativas, é capaz de reduzir o tempo dos cuidados com o paciente em ao menos 10 minutos diários que, traduzido em custos, baratearia o processo em US$ 0,70/dia.
"Passo a passo, a empresa conseguiu as condições necessárias para alcançar o mercado internacional", orgulha-se Lochner. Em apenas um ano de projeto, a fabricante passou a produzir três vezes mais camas do que antes, com o mesmo número de funcionários. Conforme os resultados, a Völker e a Porsche Consulting trabalharam juntas em novos projetos para outras áreas. A busca incessante pela inovação e organização durou dez anos e trouxe retornos bastante positivos em toda a empresa, incluindo a mudança da mentalidade dos colaboradores.
Segundo estimativa do Sebrae, as pequenas e médias empresas brasileiras devem movimentar em torno de R$ 30 bilhões em negócios durante a Copa de 2014. "Para que elas sejam competitivas para atender a esta demanda, as empresas precisam lançar um olhar "de dentro para fora" e encontrar onde estão os pontos de melhoria", afirma o diretor geral da Porsche Consulting Brasil, com mais de 15 anos de experiência em projetos por todo o mundo.
Não existe receita de bolo para o sucesso. "Toda empresa deve refletir sobre seus processos e sua organização, e focar esforços exatamente onde os principais potenciais se concentram. O trabalho da consultoria é detectar e analisá-los, visando a melhoria contínua", finaliza Lochner.
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