Atualização altera regras de escrituração, desativa validações, inclui novo campo e antecipa orientações sobre os tributos da Reforma do Consumo
Área do Cliente
Notícia
Empreendedor herói
Vejamos o caso da substituição tributária.
Ao longo dos últimos 30 anos, temos assistido a crescente interferência do poder público na livre iniciativa, ou no setor produtivo privado. Certas situações colocadas como obrigação chegam ao raio de conduzir, por assim dizer, os negócios. Vejamos o caso da substituição tributária. O poder público determina qual a margem de valor a ser agregado ao preço de custo, para o cálculo da sua parcela de tributo a ser cobrada antes do fato gerador. Então o empresário passa a ter um“ estoque” de imposto, sobre um valor que poderá ser inferior ao que irá praticar. Outra situação esdrúxula em termos de valores é que está sendo imposto pela Receita Federal, para a apuração das contribuições do PIS e da Cofins não cumulativo. A apuração eletrônica que entrará em vigor é de tal complexidade que o ônus para a empresa será superior à apuração de sua escrita patrimonial e de resultados, com toda a implicação que desta deriva na esfera jurídica, tributária e societária. Não paramos aí. A multa por atraso na entrega da Dimob é de R$ 5.000,00 por mês-calendário e, ainda, 5% sobre o valor da omissão ou de informação inexata ou incorreta.
Continuando, a Caixa Econômica Federal, para não ter maiores custos com funcionário, passará a só fornecer alguns elementos do FGTS necessários à movimentação de funcionários, através do ICB, cartão de identificação digital. Este cartão tem validade por três anos, o máximo, a um custo que pode chegar a R$ 300,00. Ora, não bastaria transferir esta necessidade para o empregado, que já possui o cartão do trabalhador? Não poderia ele retirar seu extrato, fazer alteração de endereço ao invés de obrigar o empregador a mais um ônus? Temos ainda a obrigação do pagamento da diferença de alíquota do ICMS, nas operações interestaduais, que, dependendo do Estado, é de 5%, obrigação esta inclusive para EPP e ME.
Um reflexo de tudo isto está no cadastro dos inadimplentes da Receita Federal, que obriga o governo, de tempos em tempos, a abrir programas de diversas nomenclaturas, como Refis, resultando em cerca de uma dezena nos últimos anos, sem resultado expressivo, opção esta para não fechar milhares de estabelecimentos. Fato concreto é o que resultou da reforma do sistema financeiro. Das instituições estrangeiras do ramo que se instalaram no Brasil, passados em torno de 15 anos só restaram duas: o HSBC, que está em vias de vender a parte do varejo, e o Santander. A crise mundial não tardará a bater na porta, obrigando, quem sabe, o governo a reduzir suas instituições criadoras de obrigações, sob pena de ver o barco fazer água oxigenada pelo custo Brasil público.
Notícias Técnicas
Em recurso na Corte, empresa argumentava que houve erro na decisão que validou a incidência do tributo
A nova lei sancionada pelo governo dispensa revisões médicas periódicas para os segurados do INSS com deficiências permanentes, irreversíveis ou irrecuperáveis
RFB lista com vantagens da escolha do regime tributário integrada ao CNPJ
Abono salarial PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro será liberado na próxima semana de julho
Notícias Empresariais
Negócios que escutam vencem não porque falam mais, mas porque entendem melhor o que realmente importa
A inteligência emocional pode não aparecer no currículo, mas é ela quem sustenta todas as conquistas que vêm depois
A ascensão das apostas esportivas no Brasil trouxe um desafio silencioso, mas crescente, para os departamentos de Recursos Humanos: a ludopatia
Empresas e órgãos públicos buscam soluções que gerem valor real e sustentável
Nova iniciativa quer tirar a burocracia do caminho e criar uma rede de apoio confiável para quem empreende no Brasil
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional