A partir de 30 de maio, 4.730 agências dos Correios em todo o país estarão habilitadas para receber os segurados
Área do Cliente
Notícia
Como escolher a marca da sua empresa
Para quem vai abrir uma empresa, segue aqui dicas de como escolher um bom nome para sua marca
Para quem vai começar o próprio negócio e sonha com o sucesso do empreendimento, muitos são os pontos que necessitam de atenção. Foco no mercado correto e bom planejamento financeiro são elementos essenciais nessa empreitada. Porém, poucos se preocupam com a gestão das marcas que construirão. Ter um negócio é construir um nome. É construir uma marca, e ter uma marca é ter um patrimônio assim como qualquer aquisição feita para a realização do trabalho.
Uma marca é um bem e, se bem trabalhada, poderá até ser vendida no futuro. No futuro! Hoje, vamos conversar sobre alguns pontos a respeito de como se construir bem uma marca.
A escolha do nome é o primeiro passo. E afirmo que não se trata de uma tarefa fácil. É como se batizar um filho. Afinal de contas, você irá falar o nome dela todos os dias. Alguns pontos são importantes para a escolha feliz do nome do seu empreendimento. Veja:
Ponto 1:
Que produto você vai vender? Lembre-se de que todo produto tem o universo onde habita. A primeira definição é contemplar o produto ou o universo. Explicando: Se você desejar batizar seu negócio privilegiando o produto, você corre o risco de criar ruídos no futuro quando desejar diversificar os produtos vendidos.
Exemplo: uma empresa de Aço batiza sua marca como "Aço Z". No dia em que a "Aço Z" desejar vender madeira, a "Aço Z" terá de fazer uma outra marca ou se rebolar para o mercado entender seu novo momento. Afinal, imagine a propaganda: Agora na Aço Z, você encontra madeira para a reforma da sua casa! Ou seja, temos um ruído com relação marca e negócio da empresa. O interessante é você respeitar a marca, porque quando uma marca é bem trabalhada você poderá inovar com a diversidade de produtos e agregar valores a ela.
Lembre-se de que não é só um negócio que você terá, é também uma marca que construirá. Um nome no mercado. Um universo de soluções para as pessoas. Um mundo de possibilidades para o mercado e para o empreendedor.
Marca é relacionamento; produto é solução, é satisfação. As pessoas não se relacionam com os produtos. Produto se usa. As pessoas se relacionam com as marcas.
Um bom exemplo de marca e universo de marca é a evolução da "Telemar" para "Oi". Telemar é uma referência direta com um universo coorporativo, por se tratar de uma sigla. "Oi" é uma referência direta com o universo dos produtos que a empresa oferece, sem deixar de lado a simplicidade, a sonoridade, a coerência, a relevância e a simpatia.
Esses são pontos interessantes que você pode adotar na hora de escolher a marca da sua empresa:
01 – Simplicidade;
02 – Sonoridade;
03 – Coerência;
04 – Relevância;
05 – Simpatia.
Uma boa dica é fazer uma lista com no mínimo 50 palavras pertinentes com a ideia da empresa. Assim, fica mais fácil você fazer a análise desses 5 pontos.
Ponto 2:
A escolha da tipia. A fonte que você irá escrever o nome da marca é de suma importância. Através da fonte, podemos definir se o universo que você irá trabalhar é romântico, moderno, retrô, dinâmico, comportado, sensual, administrativo, futurista, contemporâneo, enfim. Está na fonte a responsabilidade de transmitir o sentimento da logo e o comportamento que a marca assumirá para se relacionar com o público alvo.
Ponto 3:
A definição do logo. O desenho que irá contextualizar o universo da marca. A definição da representação da empresa. O elemento que irá somar à identidade da marca. Pode ser necessário ou não. Porém, uma logo bem definida é o primeiro passo para o encantamento.
Após esses 3 passos, você precisará definir o contexto de marca. O universo onde sua marca irá habitar. Para essa ideia, eu gosto muito de citar como referência a Natura. Uma coisa é o que a Natura fabrica, outra coisa é o que a Natura vende. E é para essa "diferença" entre o que se "vende" e o que se "fabrica" que eu chamo de universo da marca.
Contemplando bem esse universo, sua marca terá facilidade para cumprir a sua função. A função de "conhecer e se dar ao conhecimento", a função de "convencimento", a função do "valor" e a função de "satisfação e solução".
Não deixe qualquer pessoa desenhar a sua logo. Procure um profissional. Se você não tem uma verba definida para isso, olhe para sua concorrência. Compare o comportamento de cada um. Observe as logos de seus concorrentes e selecione quais você gostaria de ter. Isso será um bom exercício de ideias e ,claro, uma excelente oportunidade para você criar um grande diferencial.
Escolher a marca não é brincadeira. Escolher a marca é definir um negócio.
Notícias Técnicas
O INSS divulgou o cronograma de pagamentos para o ano de 2025, com destaque para as datas de maio. Este planejamento é essencial para garantir que os beneficiários recebam seus valores de forma organizada e dentro do prazo esperado
Medidas incluem investimento em comunicação, capacitação de auditores-fiscais e modernização da gestão orçamentária do Fundo
Em quatro anos postos de trabalho aumentaram no setor
Desde 2022, após decisão do STF a pensão alimentícia deixou de ser tributada pelo governo para se tornar isenta e contribuintes podem solicitar a restituição do IR pago nos últimos cinco anos
Notícias Empresariais
Com vídeos interativos e lives, plataforma ajuda marcas como a Parafinesse, de velas artesanais, a faturar em horas o que antes levava um mês
Trabalhar de casa se tornou uma realidade para muitas pessoas, e com essa mudança veio também a necessidade de garantir que as informações profissionais fiquem protegidas, mesmo fora do ambiente tradicional do escritório
Proposta apresentada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) em 1º de Maio, semelhante à PEC que tramita na Câmara, pode 'aumentar a informalidade e a desigualdade entre grandes redes e pequenos lojistas', afirma a Ablos
Quem já está no mercado de e-commerce há algum tempo provavelmente já está familiarizado com o conceito de marketplace. Lidar com conexões de sellers, matches, buyboxes e comissões é uma ideia que atrai e espanta muitos gestores de e-commerce
Para saber de forma segura se houve desconto de mensalidade associativa no seu contracheque, verifique diretamente pelo Meu INSS
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional