O Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), disponibilizou nesta semana um novo módulo de parcelamento de débitos no sistema FGTS Digital
Área do Cliente
Notícia
Pequena empresa mantém qualidade no crédito
O indicador apresentou-se estável em 98,4 na passagem do segundo trimestre para o terceiro de 2011.
A qualidade do crédito nas micro e pequenas empresas continua estável, apesar da desaceleração da economia neste terceiro trimestre, revela o Indicador Serasa Experian da Qualidade de Crédito das Empresas.
De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o direcionamento das atividades das micro e pequenas empresas para o mercado doméstico, em fase de expansão, sem depender do cenário internacional, marcado por crises sucessivas, são alguns dos fatores que justificam a qualidade de crédito das micro e pequenas empresas ao longo destes últimos três trimestres.
"Entretanto, quando comparamos a qualidade de crédito das empresas por porte, notamos que as micro e pequenas empresas, que por características próprias não conseguem financiamentos com taxas atrativas e têm dificuldade em oferecer garantias, exibem maior risco de inadimplência comparativamente às empresas de maior porte", explica Luiz Rabi.
O indicador das grandes empresas teve uma ligeira redução passando de 98,4 (2º trimestre 2011) para 98,3 (3º trimestre 2011). O indicador apresentou-se estável em 98,4 na passagem do segundo trimestre para o terceiro de 2011.
Esse comportamento se repetiu nas micro e pequenas empresas, nas quais o indicador se manteve em 95,6 - maior nível de toda a série histórica, iniciada em 2007.
O estudo avalia trimestralmente o risco de crédito das empresas. É desenvolvido a partir dos ratings atribuídos a cerca de 450 mil pessoas jurídicas, presentes na base de dados da Serasa Experian, embasadas nos modelos internos de avaliação de risco de crédito. O indicador varia numa escala de 0 a 100 e quanto maior, melhor é a qualidade do crédito e menor é a probabilidade de inadimplência.
Para Luiz Rabi, o processo de desaceleração da economia neste terceiro trimestre, o que diminuiu o ritmo de geração de caixa das empresas, acabou sendo compensando pela retomada da redução dos juros básicos (taxa Selic), atenuando o custo financeiro. Dessa forma, a qualidade de crédito das empresas de um modo geral ficou estável na comparação com o segundo trimestre de 2011.
Setores
A qualidade de crédito das empresas melhorou apenas no setor comercial durante o terceiro trimestre deste ano - o indicador deste setor cresceu 0,1%, atingindo o patamar de 95. Já nos setores da indústria e de serviços os indicadores de qualidade de crédito mantiveram-se estáveis em 94,6 e 96,3, respectivamente.
Notícias Técnicas
As inovações visam não apenas simplificar o ambiente de negócios, mas também garantir a efetividade e a integridade da nova legislação tributária
Foi publicada a versão 3.1.9 do Guia Prático com vigência a partir de janeiro/2026
Publicação contém todo o arcabouço normativo de previdência complementar publicados até abril de 2025
Podem aderir à transação pessoas físicas e jurídicas que possuam débitos de natureza tributária em discussão administrativa
Notícias Empresariais
Líderes que desenvolvem a gestão emocional não anulam sentimentos — eles transformam emoção em estratégia
Uma reflexão profunda sobre escolhas, prioridades e o verdadeiro sentido da felicidade e do propósito na vida pessoal e profissional
Investir em anúncios direcionados, branded content e presença nos canais certos pode ser o diferencial que faltava para alavancar resultados no segundo semestre do ano
Saiba otimizar a rotina contábil, reduzir retrabalho e aumentar a produtividade.
Conquistar uma promoção hoje exige mais do que agradar ao chefe – é preciso passar pelo crivo da IA
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional