Atualização altera regras de escrituração, desativa validações, inclui novo campo e antecipa orientações sobre os tributos da Reforma do Consumo
Área do Cliente
Notícia
A importância da mobilidade nas empresas
Somos atualmente 6,8 bilhões de habitantes do planeta e temos cerca de 5,3 bilhões de usuários de celulares
Smartphones, tablets, netbooks e notebooks são aparelhos que já fazem parte do cotidiano das pessoas e permitem que elas acompanhem o que está acontecendo no mundo de onde quer que estejam. A cada dia novos dispositivos móveis surgem e aumenta também o número de pessoas que aderem as novas tecnologias. Tudo isso é o retrato do crescimento da mobilidade e quem não acompanhar ficará para trás, não importa se é um indivíduo ou uma empresa.
Segundo dados do Mobile World Congress 2011, que aconteceu em Barcelona no início deste ano, somos atualmente 6,8 bilhões de habitantes do planeta e temos cerca de 5,3 bilhões de usuários de celulares. Ou seja, uma teledensidade de 85 telefones móveis para cada 100 habitantes e estimasse que este ano encerrará com mais de 6 bilhões de celulares no mundo. Isso sem considerar tablets, computares portáteis e etc.
Apesar de serem poucas as pessoas que teimam em não ter celular, elas existem, mas será difícil que resistam por muito tempo. Os principais argumentos que ouço por aí para não aderir a novas tecnologias móveis é ficar "escravo" dos aparelhos, ter que aprender a usar e gastar. Acredito que nenhuma dessas razões se iguala aos benefícios que a tecnologia móvel traz, mas também acho que é importante ter bom senso e educação no uso dos novos aparelhos.
A grande maioria da população, brasileira e mundial, não abre mão de ter todas as novidades tecnológicas a sua disposição e esta é a tendência, cada vez mais aparelhos móveis e aplicativos que permitam acompanhar tudo o que acontece em tempo real.
Assim como grande parte da população, as empresas também já descobriram que a mobilidade pode trazer diversos benefícios, tanto na comunicação com clientes e colaboradores quanto na otimização de tarefas. Além disso, organizações que estão na vanguarda na adoção das novas tecnologias são bem vistas, pois ganham status de empresas inovadoras. Mas também há empresas que ainda resistem à mobilidade. Acredito que estas organizações não perceberam que, na verdade, estão ficando pra trás. Além do mais, as tecnologias são criadas com o intuito de melhorar e facilitar determinados processos.
Como nesse setor tudo é novidade percebo que o maior receio das empresas de investir em mobilidade, no cloud computing e aderir às redes sociais é a segurança da informação. As empresas se sentem despreparadas para lidar com esse novo cenário. Muitas organizações ainda cuidam apenas da proteção do ambiente local. Com a chegada dos dispositivos móveis e das redes sociais este modelo, muitas vezes, acaba não sendo o ideal.
Mas assim como estão surgindo sistemas móveis, também são criadas ferramentas de segurança. Acredito que aos poucos essas empresas vão perceber que é necessário aderir a mobilidade para serem mais bem sucedidas no relacionamento com seus diversos públicos. Adquirindo soluções móveis de fornecedoras confiáveis e adotando ferramentas de segurança não há porque temer a violação das informações, desde que politicas de segurança e alguns cuidados sejam tomados. Produtividade, agilidade e otimização das atividades são algumas das vantagens que a mobilidade oferece e que deixam de ser aproveitadas por quem insiste em resistir às novas tecnologias.
Novidades podem assustar algumas pessoas e empresas no início, entretanto, os novos aparelhos e tecnologias certamente vêm para melhorar o dia a dia das pessoas e otimizar as atividades das empresas e o relacionamento com clientes e parceiros. Adquirindo as soluções certas e utilizando com bom senso e cuidado, é só aproveitar os benefícios.
Notícias Técnicas
Em recurso na Corte, empresa argumentava que houve erro na decisão que validou a incidência do tributo
A nova lei sancionada pelo governo dispensa revisões médicas periódicas para os segurados do INSS com deficiências permanentes, irreversíveis ou irrecuperáveis
RFB lista com vantagens da escolha do regime tributário integrada ao CNPJ
Abono salarial PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro será liberado na próxima semana de julho
Notícias Empresariais
Negócios que escutam vencem não porque falam mais, mas porque entendem melhor o que realmente importa
A inteligência emocional pode não aparecer no currículo, mas é ela quem sustenta todas as conquistas que vêm depois
A ascensão das apostas esportivas no Brasil trouxe um desafio silencioso, mas crescente, para os departamentos de Recursos Humanos: a ludopatia
Empresas e órgãos públicos buscam soluções que gerem valor real e sustentável
Nova iniciativa quer tirar a burocracia do caminho e criar uma rede de apoio confiável para quem empreende no Brasil
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional