Contribuintes com débitos em contencioso administrativo têm até 31 de outubro de 2025 para aderir à transação com descontos e parcelamento especial
Área do Cliente
Notícia
Casais que trabalham juntos são mais produtivos
Conseguem lidar melhor com as angústias e a carga horária do companheiro, são mais compreensivos e têm menos desgaste emocional
Para quem acredita que trabalhar com o companheiro pode provocar um desgaste na relação, uma pesquisa divulgada pela International Stress Manegement do Brasil (Isma–BR) comprova exatamente o contrário. Os dados indicam que 80% dos casais entrevistados que trabalham juntos conseguem lidar melhor com as angústias e a carga horária do companheiro, são mais compreensivos e têm menos desgaste emocional. Em relação aos casais que atuam em empresas distintas, o percentual foi de apenas 37%. O mesmo estudo destaca ainda que a produtividade também tende a ser superior quando os parceiros trabalham juntos, já que esses ficam em torno de 12 horas no emprego, três a mais do que a média nacional.
A empresária Mirian Dayrell e o advogado Adriano Sampaio se conheceram há 17 anos, casaram e decidiram começar o próprio negócio: a Mirian Dayrell Imóveis. “Brincamos que nosso casamento é dobrado. Ficamos juntos a maior parte do dia, tanto no trabalho quanto em casa, e temos todas as vantagens e desafios que esse tipo de relação acarreta”, conta Mirian. Para ela, compartilhar a profissão com o marido é um benefício, já que ambos compreendem bem as demandas e problemas da profissão. “O Adriano e eu nos completamos profissionalmente. Um sempre acaba suprindo as dificuldades do outro e o resultado é o sucesso da nossa empresa”, diz.
Mirian afirma que não consegue separar a vivência dentro de casa com o trabalho e que sempre as dificuldades e conquistas acabam incidindo sobre os dois ambientes. “Não é possível simplesmente deixar os problemas de lado. É normal que os acontecimentos nos afetem por inteiros. Mas, numa situação de desentendimento, seja em casa ou no trabalho, nós temos a maturidade de sentar e discutir uma solução, sem nunca perder o mais básico de todo relacionamento: o respeito”, explica.
Essa é a base do relacionamento de Marcelo Carrusca e Lívia Gaudêncio, também casados. Os dois dividem a direção da Lima Produções, empresa especializada em produções culturais. Segundo Marcelo, o ambiente de trabalho é muito agradável e flexível, não havendo uma separação definida entre vida pessoal e profissional. “Eu cuido dos projetos e a relação com os parceiros, enquanto a Lívia da parte artística e de criação. Por termos liberdade em nossos horários, podemos, por exemplo, ir ao cinema em horário comercial ou discutir trabalho em um jantar”, confessa.
Entretanto, Marcelo admite que é necessário ter disciplina para não deixar o trabalho se sobrepor à vida de casal e nem vice e versa. Para ele, também é preciso sempre lembrar que está trabalhando com sua esposa, de modo que jamais poderá tratá-la como um funcionário qualquer. “Temos que aprender a ouvir e ser ouvidos, além de ser mais cortês. Uma dose de romantismo durante o trabalho sempre cai bem para manter a qualidade do relacionamento”, destaca.
De acordo com a psicóloga Maria Clara Jost não é possível definir uma regra para se é ou não recomendável para um casal trabalhar junto. Cada relacionamento possui características próprias de funcionamento, que podem contar pontos positivos ou negativos se for expandido para o ambiente de trabalho. “Existem os conflitos naturais de todo relacionamento e as dificuldades naturais do meio profissional. Cabe ao casal que trabalha junto saber lidar com eles e não deixar que um mundo se sobreponha ao outro e os problemas sejam simplesmente somados”, explica.
Para o casal Danicolly Damasceno e Carlos Augusto Damasceno, gerente financeira e diretor comercial da Green Gold Engenharia, o diálogo é fundamental para o relacionamento. Carlos conta que os dois têm uma relação de grande confiança e uma intimidade que permite falar abertamente o que quiserem, com liberdade para avaliar e discutir desempenhos profissionais.
“Eu e Julio Fonseca, também diretor da Green Gold, sabíamos da grande profissional que estávamos colocando na empresa, já que esse cargo não pode ficar sob a responsabilidade de qualquer funcionário. Nós fizemos uma proposta salarial melhor e conseguimos trazê-la para trabalhar conosco”, relata. Ele conta que os principais motivos para querer a esposa em sua empresa foram a confiança que deposita nela e sua competência.
Segundo Carlos, não existem pontos negativos por trabalhar com a parceira, já que eles conseguem separar muito bem o que é profissional e o que é da vida pessoal. “Quando estamos em casa, nós só conversamos sobre trabalho quando ambos querem. Procuramos evitar ao máximo trazer problemas profissionais para a nossa vida pessoal, onde deve predominar o lazer”, afirma.
Notícias Técnicas
Contribuintes que nos últimos dias tiveram problemas de conexão com o Web Service da EFD-Reinf, por não estarem utilizando protocolo TLS 1.2 ou versões superiores, devem tentar novamente
Versão 11.3.0 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
A parada tem por objetivo manutenção programada do sistema e ocorrerá no dia 26/07/2025, das 21h às 06h do dia seguinte
Ferramenta reúne informações da PNAD Contínua, Rais e Caged em uma única plataforma e permite análises detalhadas por escolaridade, raça, gênero, idade e território
Notícias Empresariais
Desenvolver atitudes internas sólidas não só protege a saúde mental do empreendedor — como fortalece o próprio negócio
Negócios com propósito sobrevivem às crises, atraem talentos melhores, fidelizam clientes e constroem legados
Nova taxação de 50% imposta por Trump afeta setores como petróleo, aço, ferro e aeronaves e pode desacelerar economia brasileira
A retenção de talentos se tornou um dos principais desafios para as empresas brasileiras
Em um país onde a carga tributária é uma das mais altas do mundo e o sistema fiscal é reconhecido pela sua complexidade, buscar alternativas legais para reduzir impostos deixou de ser apenas uma vantagem competitiva
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional