Atualização altera regras de escrituração, desativa validações, inclui novo campo e antecipa orientações sobre os tributos da Reforma do Consumo
Área do Cliente
Notícia
Débitos não autorizados lideram queixas bancárias em fevereiro deste ano
Ainda em fevereiro deste ano, a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere às tarifas de cobranças irregulares de serviços não contratados, com 131 ocorrências, ou 13,34% do total.
Débitos não autorizados lideraram o ranking de reclamações contra os bancos, divulgado pelo Banco Central. Em fevereiro deste ano, de 982 reclamações procedentes contra todos os bancos do País, 183 eram sobre essa operação, que representou 18,64% do total.
Do total referente a esse tipo de reclamação, 60 foram contra o Itaú, 40 contra o Santander, 33 contra o Banco do Brasil, 26 contra o Bradesco, 23 contra a Caixa Econômica Federal e 1 contra o Banrisul.
Em janeiro deste ano, os débitos não autorizados também lideraram o ranking, com 271 queixas, o que correspondeu a 20,40% do total de 1.309 reclamações procedentes contra todos os bancos daquele mês.
Outras reclamações
Ainda em fevereiro deste ano, a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere às tarifas de cobranças irregulares de serviços não contratados, com 131 ocorrências, ou 13,34% do total.
Neste caso, as instituições que mais tiveram reclamações desse tipo foram o Banco do Brasil, com 82, Caixa Econômica Federal, com 19, Bradesco, com 12, Santander, com 7, HSBC com 5 reclamações, Itaú, com 4, e Citibank, com uma.
Em terceiro, com 75 reclamações, ficaram as queixas sobre contas-salários, serviços prestados de forma irregular. Elas representaram 7,64% do total. Na tabela abaixo, é possível verificar as dez principais reclamações de fevereiro:
Reclamação | Número | Representação |
Conta - débitos não autorizados | 183 | 18,64% |
Tarifas - Cobrança irregular - Serviços não contratados | 131 | 13,34% |
Conta-Salário - Prestação do serviço de forma irregular | 75 | 7,64% |
Circular 3289 - Esclarecimentos incompletos / incorretos | 74 | 7,54% |
Tarifas - Cobrança irregular - Serviços diferenciados - Cartão de crédito diferenciado | 72 | 7,33% |
Circular 3289 - Descumprimento de Prazo | 64 | 6,52% |
Concessão de crédito sem título adequado - Ausência de documentos - Demais operações | 49 | 4,99% |
Segurança dos meios alternativos - Operações não reconhecidas | 40 | 4,07% |
Concessão de crédito sem título adequado - Ausência de documento - Crédito consignado | 36 | 3,67% |
Segurança dos meios alternativos - Saques e depósitos divergentes | 23 | 2,34% |
Bancos com mais de um milhão de clientes
De acordo com o levantamento, somente o número de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes alcançou 767 casos no mês passado. O número, frente a janeiro deste ano, é 24,94% menor, uma vez que naquele mês foram 1.022 queixas procedentes contra estas instituições. Na comparação com fevereiro de 2011, houve alta de 23,51%.
Usando as queixas
Apesar das reclamações feitas ao Banco Central, os bancos explicaram que usam as queixas dos clientes para melhorar seus processos e sua forma de atendimento. Os cinco primeiros colocados na lista do BC - Itaú-Unibanco, Banco do Brasil, Santander, HSBC e Banrisul - enviaram nota justificando suas posições.
Os bancos reconhecem as demandas e informam que as utilizam como aprendizado. O Itaú-Unibanco, por exemplo, primeiro colocado no ranking, afirmou que “as demandas são objeto de análise para aprendizado e melhoria de nossos produtos, procedimentos e comunicação”.
Segundo a assessoria do BB, apesar de ainda constar no ranking do BC, os dados de fevereiro mostram uma redução se comparado aos meses anteriores. “A meta do BB para junho de 2012 é não constar do ranking”, informou a assessoria de imprensa.
Da mesma forma, o Santander, o HSBC e o Banrisul se mostram interessados nas reclamações, no sentido de usá-las para melhorar sua forma de atuação.
Notícias Técnicas
Em recurso na Corte, empresa argumentava que houve erro na decisão que validou a incidência do tributo
A nova lei sancionada pelo governo dispensa revisões médicas periódicas para os segurados do INSS com deficiências permanentes, irreversíveis ou irrecuperáveis
RFB lista com vantagens da escolha do regime tributário integrada ao CNPJ
Abono salarial PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro será liberado na próxima semana de julho
Notícias Empresariais
Negócios que escutam vencem não porque falam mais, mas porque entendem melhor o que realmente importa
A inteligência emocional pode não aparecer no currículo, mas é ela quem sustenta todas as conquistas que vêm depois
A ascensão das apostas esportivas no Brasil trouxe um desafio silencioso, mas crescente, para os departamentos de Recursos Humanos: a ludopatia
Empresas e órgãos públicos buscam soluções que gerem valor real e sustentável
Nova iniciativa quer tirar a burocracia do caminho e criar uma rede de apoio confiável para quem empreende no Brasil
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional