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Crescimento com qualidade
Após a consolidação no mercado, o próximo desafio da empresa é crescer sem perder a qualidade dos produtos e serviços ofertados.
O número de empreendedores no país cresce a cada ano. E em contra partida, o número de pequenas empresas que fecham as portas até o segundo ano de atividade, também aumenta. Dados do Sebrae, mostram que cerca de 30% das organizações não conseguem se manter no mercado após esse período.
Tagli Mallmann, MBA em gestão empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBS), explica que o principal fator que causa o fechamento de tantas empresas, é a falta de planejamento. "Ele é essencial para o desenvolvimento e a manutenção de qualquer instituição. É preciso fazer um projeto minucioso para que o empresário tenha sucesso", diz Mallmann.
Após a consolidação no mercado, o próximo desafio da empresa é crescer sem perder a qualidade dos produtos e serviços ofertados. Para isso, segundo Tagli Mallmann, é preciso que o empresário limite o crescimento, de acordo com as demandas que a empresa pode atender, e estar preparado para o gerenciamento de equipamentos e pessoas. "O mercado é acirrado, mas a empresa deve se preparar para crescer de acordo com as suas condições. E o empreendedor deve saber gerenciar pessoas e ter habilidades técnicas. Esses fatores estão diretamente relacionados com o crescimento com qualidade", ressalta o gestor empresarial.
Diogo Amaral, tem 24 anos, e é sócio da empresa de advocacia onde atua. Há um ano no mercado, a empresa já conta com 70 clientes. Ele diz que apesar do considerável número de clientes a empresa ainda está em fase de consolidação. "Para a estabilidade é necessário cerca de três a quatro anos. Durante esse período, os sócios devem fazer a identificação dos problemas e apresentar soluções viáveis para um desenvolvimento adequado" diz Amaral.
Para os próximos anos, ele quer ampliar a área de atuação do escritório de advocacia. "Queremos crescer aprimorando a parte técnica da empresa, otimizando a prática dos serviços, sem perder a qualidade, e fazendo um trabalho bem feito de modo que o cliente seja fidelizado a nossa empresa", destaca Amaral.
Para que Diogo Amaral e outros jovens empreendedores tenham êxito no empreendimento, Tagli Mallmann explica que um dos fatores que também determinam o crescimento com qualidade, são os funcionários da empresa. "A equipe é a peça chave para o sucesso de qualquer negócio. Ela é a essência do crescimento saudável, por isso é primordial ter uma boa equipe. Pessoas com capacitação técnica, comprometidas, motivadas, que acreditam e se dedicam a atividade da organização, devem formar o quadro de colaboradores", conclui Mallmann.
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