O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta quarta-feira, 28, que a pasta está sensível a pleitos do setor financeiro e vai se “debruçar” sobre alternativas à medida que aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em diversas operações
Área do Cliente
Notícia
Prepare sucessores para garantir a sobrevivência dos seus negócios
Empresários devem definir e colocar em prática um plano de sucessão para os principais cargos das suas empresas
Além de lidar diariamente com a concorrência, clientes e fornecedores e eventuais problemas que podem interferir no crescimento dos negócios, todo empresário precisa encarar outro tema que mesmo sendo considerado tabu não pode ser colocado de lado: a sucessão. E não só a própria como também a de outras funções chave na empresa. “Há muitas empresas dependentes do dono e ele mesmo acaba gerando um risco operacional para o seu negócio”, diz Marcos Assi, professor do MBA de Gestão de Riscos da Trevisan Escola de Negócios. Não são poucas as empresas que são pegas de surpresa quando o fundador falece ou quando um diretor responsável por um projeto importante pede demissão. “Essas perdas devem ser uma preocupação geral e fazer parte do plano de continuidade de negócios de uma organização”, explica Assi. Uma das recomendações para esses casos é identificar quais são as pessoas e áreas chaves na empresa e estabelecer uma espécie de plano de “back up”, elegendo funcionários que possam assumir esses cargos caso o titular fique impossibilitado, independentemente da causa. É esse o projeto que a Swissport, da área de serviços para aviação, tem pela frente. O presidente da empresa, Francisco Gonçalves, afirmou que o objetivo é identificar, até o dia 31 de outubro, sucessores para todos os cargos de diretoria e gerência de unidades. Esses funcionários passarão por um mapeamento das competências e, a partir do ano que vem, começam a ser treinados para obter a qualificação necessária. Na próxima fase, a empresa irá identificar quais são os potenciais substitutos no segundo nível de sucessão, que engloba os supervisores e coordenadores. Gonçalves explica que essa prática será adotada em todas as unidades da Swissport pelo mundo, mas que a necessidade é maior no Brasil pela falta de mão de obra especializada. “Saímos na frente porque a nossa necessidade é maior. Não conseguimos crescer por falta de profissionais qualificados disponíveis na área de aviação”, conta.
Esse processo deve ser feito com antecedência porque nem sempre é fácil encontrar um substituto. O fundador da Lojas Colombo, Adelino Colombo, de 81 anos, já ensaiou sua aposentadoria, mas com os herdeiros desinteressados em assumir o negócio e com dificuldade em achar o profissional adequado para a função, o plano tem sido adiado. Em entrevista ao BRASIL ECONÔMICO no ano passado — logo após um dos executivos contratados para sucedê-lo deixar a empresa —, afirmou que a solução seria “dar um tempo no assunto e continuar tocando a empresa sozinho”. A reportagem falou com o fundador da varejista ontem, mas ele não estava disponível para dar entrevista até o fechamento da edição. O diretor da Mesa Corporate, Luiz Marcatti, lembra que um plano de sucessão deve fazer parte do mapeamento de riscos da empresa e cita o caso da Vilma Alimentos, em que o fundador e presidente da empresa, Domingos Costa, morreu em um acidente de avião no último final de semana, junto com um filho adolescente e outros três executivos da empresa. “Como uma empresa se prepara para essa situação?”, questiona o consultor em governança corporativa, lembrando que é pouco utilizada no Brasil, em especial entre as de menor porte, a prática preventiva de executivos ou sócios não viajarem juntos. Marcatti lembra que quando o plano de sucessão não está claro e documentado, pode haver conflitos societários e administrativos que irão influenciar no desempenho dos negócios da empresa. O mesmo vale para as demais funções chave. “Se isso não for preparado, corre o risco de a empresa recorrer a alternativas externas e além de ter que pagar um preço alto, pode não encontrar o profissional.”
A falta de planejamento pode inclusive mudar os planos de aposentadoria de um empresário, como foi o caso de Bruno Caltabiano, morto em 2009. Ele já estava afastado das concessionárias Caltabiano desde 2000 e o negócio era comandado pelos filhos João e Pedro. No entanto, ambos morreram no acidente do voo 3054 da TAM, em julho de 2007. Sem sucessor na empresa, o fundador teve que de reassumir os negócios. “Esse foi um caso emblemático de falta de gestão de riscos", diz o professor de gestão de riscos do Insper (antigo Ibmec-SP), Daniel Motta. Outras variáveis apontadas pelo professor como importantes na gestão de riscos de uma empresa são a disponibilidade de caixa e a garantia, por contrato, de fornecimento aos clientes pelo prazo o mais longo possível, evitando sustos na gestão de caixa da empresa. ¦
Notícias Técnicas
A Prova de Vida é um procedimento obrigatório para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que garante a continuidade do pagamento de aposentadorias, pensões e outros benefícios
Os golpistas geralmente obtêm o CPF das vítimas por meio de vazamentos de dados, sites enganosos ou até mesmo através de contatos telefônicos, fingindo ser representantes de empresas confiáveis
Criado pelo Governo Federal para facilitar o acesso ao crédito consignado com taxas mais acessíveis, o Programa Crédito do Trabalhador começou a valer oficialmente em março deste ano
Comissão Mista analisa MP 1.292/2025, que já recebeu 76 emendas; programa é elogiado por ampliar o acesso ao crédito consignado para milhões de trabalhadores e pode ser votado em junho
Notícias Empresariais
Evite multas e perda de benefícios! Aprenda como fazer a DASN-Simei e manter seu MEI regular em 2025. Leia agora!
A proposta é combinar diferentes competências de forma intencional para aumentar o valor profissional no mercado, sem a necessidade de dobrar o número de horas trabalhadas
Muitas famílias investem em imóveis para a locação no Brasil, visando garantir uma fonte de renda estável para a aposentadoria. Acontece que, com a Reforma Tributária, este cenário poderá trazer custos adicionais e rendimentos menores
O crescimento das exportações de aço da China em meio ao excesso de capacidade global de produção tem provocado uma onda de medidas protecionistas mundo afora, alertou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em relatório publicado nesta terça-feira, 27
Imposto pode ser parcelado em até 8 vezes, desde que o total devido seja superior a R$ 100 e cada quota não fique abaixo de R$ 50; pagamento pode ser por meio de DARF ou débito automático
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional