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Notícia
Inadimplência do consumidor registra terceira queda consecutiva em agosto
Dívidas com os bancos e cheques sem fundos foram responsáveis pelo recuo do índice no mês
A inadimplência dos consumidores recuou 0,2% em agosto deste ano, na comparação com o mês anterior.
De acordo com o Indicador Serasa Experian da Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta quarta-feira (12), este resultado revela a terceira queda mensal consecutiva do indicador.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a terceira queda mensal consecutiva verificada em agosto/12 e o menor ritmo de expansão anual observado desde agosto de 2010 confirmam que a inadimplência do consumidor está perdendo fôlego. Isto se deve à redução das taxas de juros no crédito, à procura pela renegociação de dívidas, aos lotes recordes de restituição do Imposto de Renda e à antecipação da primeira parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas, efetuada na última semana de agosto/12.
Comparações
No acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2011, a inadimplência cresceu 16,2%, ritmo inferior ao verificado no ano passado na comparação entre os oito primeiros meses de 2011 com 2010, que acumulara alta de 23,4%.
Na relação anual, a inadimplência do consumidor cresceu 7,0%. Foi o menor ritmo de expansão anual, isto é, comparativamente ao mesmo mês do ano anterior, desde agosto de 2010.
Decomposição
As dívidas com os bancos e os cheques sem fundos puxaram a queda do indicador em agosto de 2012, com variações negativas de 1,3% e 2,9% e contribuições negativas de 0,6 p.p e 0,3 p.p., respectivamente.
De acordo com a Serasa, a queda do indicador só não foi maior porque as dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) apresentaram alta de 1,5% e contribuíram no indicador com 0,7 p.p.. Apesar de os títulos protestados terem apresentado variação negativa de 0,8%, a contribuição foi praticamente nula no índice de inadimplência do consumidor em agosto.
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