Atualização altera regras de escrituração, desativa validações, inclui novo campo e antecipa orientações sobre os tributos da Reforma do Consumo
Área do Cliente
Notícia
Mercado projeta juro mais alto no longo prazo
Enquanto as taxas estimadas pelo mercado para o curto prazo cederam, aquelas de mais longo prazo subiram.
A apresentação feita pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, ontem na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, provocou movimentos opostos para as projeções de juros nos contratos negociados na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). Enquanto as taxas estimadas pelo mercado para o curto prazo cederam, aquelas de mais longo prazo subiram.
As taxas projetadas nos contratos com vencimento em janeiro de 2013 (o DI janeiro/2013) cederam de 7,31% para 7,30%; as taxas do DI janeiro/2014 passaram de 7,79% para 7,77% ontem. Mas as taxas do DI de janeiro de 2017 foram no sentido oposto, subindo de 9,11% para 9,16%.
O mercado deu destaque aos trechos em que o presidente do BC considerou o atual choque de oferta das commodities de curto prazo, e à avaliação de que os cortes de preços no setor elétrico terão impacto "significativo, expressivo".
"Medidas como desonerações ajudam a inflação no curto prazo, mas o mercado se pergunta se isso vai continuar funcionando no longo prazo quando as pressões inflacionárias voltarem com força e a economia recuperar o fôlego de crescer 4% ao ano", disse o gerente de gestão de investimento da Lecca, Georges Catalão.
O economista da LCA, Fabio Romão, vai na mesma linha e pondera que as medidas de desoneração tomadas pelo governo federal tornam o horizonte de previsibilidade para a inflação mais complexo. "Se o risco associado ao cenário da inflação aumenta, o risco associado a operações prefixadas aumenta também. Os prêmios de alongamento tendem a subir daqui em diante em consequência desta combinação singular de efeitos sobre a inflação que desconhece paralelo no nosso regime de metas".
Essa maior incerteza ganhou corpo na BM&F por meio de uma maior diferença entre os juros projetados para o curto prazo e as taxas esperadas para o longo prazo. A diferença entre a taxa para janeiro de 2017 e a de janeiro de 2014 subiu de 1,32 para 1,39 ponto percentual entre terça-feira e ontem - o maior degrau desde 29 de agosto.
Notícias Técnicas
Em recurso na Corte, empresa argumentava que houve erro na decisão que validou a incidência do tributo
A nova lei sancionada pelo governo dispensa revisões médicas periódicas para os segurados do INSS com deficiências permanentes, irreversíveis ou irrecuperáveis
RFB lista com vantagens da escolha do regime tributário integrada ao CNPJ
Abono salarial PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro será liberado na próxima semana de julho
Notícias Empresariais
Negócios que escutam vencem não porque falam mais, mas porque entendem melhor o que realmente importa
A inteligência emocional pode não aparecer no currículo, mas é ela quem sustenta todas as conquistas que vêm depois
A ascensão das apostas esportivas no Brasil trouxe um desafio silencioso, mas crescente, para os departamentos de Recursos Humanos: a ludopatia
Empresas e órgãos públicos buscam soluções que gerem valor real e sustentável
Nova iniciativa quer tirar a burocracia do caminho e criar uma rede de apoio confiável para quem empreende no Brasil
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional