Entenda por que o Burnout atinge tantos profissionais desta carreira
Área do Cliente
Notícia
O risco da concentração da carteira de clientes
E o que fazer num caso desses?
Imaginemos a seguinte situação: um empreendedor resolve abrir uma empresa em determinada localidade visando o atendimento das necessidades de uma única empresa ou ainda, de algumas poucas empresas de um mesmo ramo nesta mesma localidade. Isto é o que consideramos como concentração da carteira de clientes.
Qual o risco neste tipo de concentração?
Num período de crescimento econômico tal estratégia poderá ser acertada, mas o que acontecerá se houver uma crise que afete diretamente os clientes dessa empresa? Com certeza, pela concentração de sua carteira de clientes em poucas ou numa única empresa, ela também será atingida fortemente por tal crise.
E o que fazer num caso desses? Mudar o ramo de atividades, abrindo o foco de negócios da empresa?
Primeiro, devemos lembrar que ter foco é essencial para o sucesso de qualquer tipo de empresa. Ter foco significa saber qual ou quais as atividades principais da empresa e se concentrar nestas atividades, reduzindo-se despesas com atividades desnecessárias, aumentando assim a sua produtividade.
Por isso, não podemos confundir concentração da carteira de clientes com foco da empresa, ou seja, perder o foco num momento de crise não seria solução e, sim, iria apenas piorar as coisas.
Então se devo manter o foco, a solução para o problema estaria no fim da especialização de minha empresa?
Também não devemos confundir especialização com concentração da carteira de clientes.
A especialização de uma empresa num determinado segmento traz consigo um aumento do conhecimento e da qualidade dos produtos e serviços de tal empresa, sendo um diferencial num mercado cada vez mais competitivo.
Portanto, jogar fora anos de conhecimento e de reconhecida qualidade para atuar em segmentos que não se domina também não é uma solução.
Então o que fazer?
Uma ideia inicial para lidar-se com os problemas envolvidos na concentração da carteira de clientes é simplesmente aumentar o leque de clientes, ou seja, procurar no mercado potenciais novos clientes, sem abrir mão do foco e da especialização de sua empresa.
O processo de captação de novos clientes envolverá um trabalho de pesquisa do mercado e também da possibilidade de agregar e/ou adaptar os produtos e serviços de sua empresa para atendimento desses potenciais clientes, sem abrir mão da tecnologia e da qualidade já existentes.
Para ajudar nesse processo consulte a unidade do Sebrae-SP mais próxima e verifique as orientações, em especial na área de marketing, elaborando uma estratégia bem elaborada.
Desta forma, a ampliação da carteira de clientes ajudará em períodos de crises atravessados pelos clientes tradicionais de sua empresa.
Notícias Técnicas
Saber quais os tipos de contrato de trabalho e entendê-los é extremamente relevante para o bom relacionamento laboral
Boletim apresenta 18 cláusulas pactuadas em 2023 que asseguram direitos como estabilidade, licença-maternidade, abono para consultas, remanejamento de função e apoio ao aleitamento materno
Nova interpretação da AGU garante que afastamento comece somente após a alta da mãe ou do recém-nascido, o que ocorrer por último
Lei nº 15.122/2025: Entenda as situações que justificam a retaliação e as medidas possíveis
Notícias Empresariais
Quanto mais o empreendedor cresce por dentro, mais saudável tende a ser o crescimento por fora
A prática do micro-alegria pode transformar uma semana de sobrevivência em momentos de presença e prazer mesmo em meio ao caos
Descubra por que empresas de alta performance estão investindo em mentoria estratégica externa para formar líderes preparados, humanos e com resultados reais
Instituto Feliciência abre nova turma da certificação internacional CHO, que forma líderes capazes de transformar ambientes tóxicos em culturas organizacionais saudáveis e sustentáveis
Benefício oferecido por empresas alivia despesas mensais e reforça a importância do apoio ao trabalhador no cenário econômico atual
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional