A ausência de justificativa pode acarretar diversas sanções, incluindo a baixa do registro do profissional
Área do Cliente
Notícia
Consumerização de TI aumenta produtividade das empresas
No Brasil, dos 1.024 profissionais consultados pela pesquisa, 50% deles afirmaram que atualmente já escolhem os equipamentos tecnológicos que utilizam no trabalho.
A Dell acaba de divulgar as conclusões de um projeto batizado de The Evolving Workforce (Força de Trabalho em Evolução). A partir de uma pesquisa realizada pela consultoria TNS - a pedido da Dell e Intel - com 8.360 profissionais em 11 países e de entrevistas realizadas com 29 líderes de organizações de todo o mundo, a companhia mapeou as mudanças provocadas pelo uso da tecnologia nas organizações. Uma das principais conclusões do estudo é a de que existe um consenso em relação ao fato de que a consumerização de TI tende a aumentar a produtividade das empresas, mas ainda há um receio em relação aos riscos e aos desafios à segurança da informação que essa flexibilidade pode gerar.
No Brasil, dos 1.024 profissionais consultados pela pesquisa, 50% deles afirmaram que atualmente já escolhem os equipamentos tecnológicos que utilizam no trabalho. Esse número cresce nos setores de engenharia e de varejo, nos quais 64% e 59% dos trabalhadores, respectivamente, já desfrutam dessa opção. Para o futuro, 75% dos consultados afirmaram que esperam que essa escolha seja algo comum nas organizações.
Além disso, 74% dos brasileiros entrevistados informaram que suas empresas permitem utilizar equipamentos de trabalho para uso pessoal. A porcentagem é ainda mais alta entre profissionais de pequenas e médias empresas (79%).
Por outro lado, 43% dos profissionais brasileiros demonstraram preocupação sobre os riscos em relação à segurança dos dados e à propriedade intelectual que essa flexibilização no uso de dispositivos profissionais pode gerar. O índice sobe para 61% entre os entrevistados que atuam no setor financeiro.
"Esse estudo confirma a percepção de que a tecnologia tem impactado diretamente na forma como as pessoas trabalham e esse comportamento exige uma mudança de postura das empresas, tanto no sentido de criar políticas flexíveis para atender os profissionais, quanto em relação a garantir a segurança das informações", afirma Raymundo Peixoto, presidente da Dell Brasil.
Abaixo, seguem as principais conclusões do projeto The Evolving Workforce:
Autonomia na escolha da tecnologia aumenta produtividade: existe um pensamento crescente no mundo empresarial de que as organizações podem ganhar produtividade ao permitir que seus funcionários escolham a tecnologia que usarão e se existir um ambiente de trabalho flexível. Mas em algumas circunstâncias, as organizações precisam criar parâmetros objetivos para limitar esse poder de escolha dos funcionários, no sentido de garantir que essa liberdade gere ganhos efetivos e otimize os resultados.
Produtividade versus conservadorismo: as organizações estão divididas em relação aos riscos e benefícios gerados por essas opções de escolhas tecnológicas pelos funcionários. Existe um consenso entre líderes de negócios de que o uso de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho pode expor a empresa a riscos de segurança e a problemas gerados pela má gestão dos dados.
Mudança de comportamento em favor da mobilidade: gestores aceitam que a chegada dos tablets, smartphones e computação em nuvem criam a necessidade de um ambiente de trabalho que privilegie a mobilidade. Muitos especialistas acreditam que a convergência de aplicativos entre diversos dispositivos deve criar um ambiente de trabalho ainda mais móvel no futuro.
Transparência: A transparência nas decisões de TI que afetam os funcionários é um grande desafio para a gestão das organizações. Os líderes das empresas acreditam que se algum aspecto da consumerização de TI for escondido dos funcionários, os resultados podem não ser positivos para o negócio. Eles concordam que a transparência com os usuários ajuda a construir uma relação de confiança e também é importante para que se obtenha a produtividade prometida pelas possibilidades geradas por novas tecnologias e dispositivos.
Inovação estratégica: para se manter relevante em um mercado extremamente competitivo e garantir a rápida tomada de decisões estratégicas, a maioria dos consultados na pesquisa acredita que as empresas necessitam de uma abordagem de TI inteligente, integrada e móvel. Esse formato obriga as corporações a apostarem na consumerização de TI com mente aberta, trabalhando com seus fornecedores de tecnologia para o desenvolvimento de soluções customizadas, que atendam às necessidades das organizações e de seus funcionários.
Notícias Técnicas
Especialista destaca boas práticas e pontos críticos que os contadores devem revisar antes da entrega
Contadores precisam se preparar para a chegada dessa nova obrigação. Veja as dicas
Desafios e oportunidades de uma profissão em transformação
Novo Guia Prático orienta que documentos contendo apenas IBS, CBS e IS não devem ser incluídos na EFD, exceto quando houver fatos geradores de ICMS ou IPI no mesmo documento
Notícias Empresariais
Negócios que se constroem com inteligência emocional ganham resiliência, adaptabilidade e reputação três ativos cada vez mais valiosos no cenário atual
A inteligência emocional não é uma tendência — é uma exigência para quem quer liderar com impacto real
Como a falta de gestão financeira impacta a inadimplência e como um plano pode ajudar
Mais de 570 mil MEIs superaram o teto de R$ 81 mil e foram desenquadrados da categoria
A Receita Federal e o Serpro planejam liberar APIs gratuitas para integração com o sistema de IVA, mas com restrições. Funcionalidades extras serão cobradas, visando um equilíbrio entre simplificação e custos
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional