Aplica-se o entendimento, quanto ao afastamento da responsabilidade tributária, fixado no Parecer Normativo Cosit nº 1, de 24/09/2002, considerando a ineficácia das normas no período
Área do Cliente
Notícia
Cenário para crédito corporativo é favorável
É preciso haver participação do setor privado
Os bancos privados brasileiros têm perdido a chance de crescer no crédito para empresas no mercado doméstico, em um momento que combina taxa básica de juros em mínimas históricas com o recuo de instituições estrangeiras, segundo Yves Zlotowski, economista-chefe global da Coface, empresa francesa de seguro de crédito. Paralelamente, representante do HSBC diz que o contexto brasileiro é ideal para que os estrangeiros retomem estratégias para expandir suas operações em economias emergentes.
Para Zlotowski, os bancos privados brasileiros possuem balanços fortes e consolidados, mas parecem estar reticentes na oferta. "O governo abaixou as taxas e usou os bancos públicos para aumentar concessões. É uma ideia original, mas não a vejo como sustentável, especialmente diante do desaquecimento econômico", disse durante conferência anual da Coface realizada em La Defènse, coração financeiro de Paris. "É preciso haver participação do setor privado."
O economista defendeu que economias emergentes como Brasil, Índia e Turquia estão em uma posição interessante de evolução de seu mercado de crédito, com volumes respectivos de 58%, 51% e 50% do Produto Interno Bruto (PIB).
A relação é considerada intermediária em comparação com outras economias emergentes, pois está consideravelmente abaixo do nível observado na China (129%) e no Vietnã (125%), onde a avaliação é que o elevado percentual pode criar riscos de bolhas financeiras; ao mesmo tempo em que é muito melhor que na Argentina (16%) e na Argélia (15%), "onde existe uma clara necessidade de desenvolvimento do mercado de capitais e praticamente uma ausência de participação dos bancos".
Segundo Zlotowski, o forte avanço dos bancos públicos no Brasil foi importante para impulsionar o crédito, mas pode colocar o governo em uma situação delicada no futuro, sob a hipótese de um cenário de desaceleração.
Para Peter Luketa, chefe global de crédito para exportação e finanças especializadas globais do HSBC, que também participou do evento, o momento é propício para que bancos europeus coloquem em prática planos de recuperação e expansão de negócios que têm para diferentes partes do mundo, especialmente para países emergentes.
"Estive no Brasil na semana passada, e vimos o quanto há de demanda para projetos da área de petróleo, por exemplo. Em parte, isso pode ser suprido por bancos locais, mas, ao mesmo tempo, os investimentos precisam ser feitos com a rapidez que o mercado financeiro local não consegue suprir", disse. "Os bancos europeus já conhecem essa estrutura, estão prontos para emprestar." Luketa acrescentou que é um cenário parecido com o visto na Índia.
Para o executivo do HSBC, os bancos europeus com presença forte em nações emergentes devem focar em parcerias com entidades de fomento como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na hora de conceder empréstimos sindicalizados, por exemplo. "Dessa forma, é possível beneficiar indiretamente o crescimento das exportações de países europeus, que venderão para esses mercados", afirmou.
Ele usou o exemplo da relação que o banco britânico tem com clientes como a Scania e a Volvo, ambas do ramo automotivo, e que produzem hoje no Brasil. O HSBC realizou uma série de empréstimos para as empresas no Brasil para a produção de novas linhas, disse. "É uma relação que começa no norte da Europa mas que dá frutos, hoje em dia, em nações emergentes como o Brasil."
O repórter viajou a convite da Coface
Notícias Técnicas
O ADI nº 1/2025 dispõe sobre a interpretação do Ex 01 do código 8706.00.10 da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados, aprovada pelo Decreto nº 11.158, de 29 de julho de 2022
Faltam poucos dias para o fim de julho e a agenda contábil não para! Conheça as 6 obrigações acessórias que vencem entre domingo (20) e o último dia útil do mês
Instrução Normativa traz as condições para fruição dos benefícios fiscais para empresas exportadoras que tenham projeto aprovado pelo Conselho Nacional das ZPEs
Oportunidade em alta: por que o mercado de condomínios cresce no Brasil
Notícias Empresariais
A inteligência emocional organizacional será, cada vez mais, o que separa empresas que apenas funcionam daquelas que realmente inspiram, transformam e prosperam
Descubra quais habilidades vão dominar o mercado de trabalho brasileiro nos próximos anos e como se preparar para garantir sua empregabilidade
A novidade tende a simplificar a gestão financeira dos empreendedores, mas é preciso analisar quando é vantajoso
Equívocos no recolhimento de tributos, falta de planejamento e desconhecimento da legislação podem resultar em autuações e multas de até 225%
Conheça os principais pontos para não cair em erros e desenquadrar do regime
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional