Aplica-se o entendimento, quanto ao afastamento da responsabilidade tributária, fixado no Parecer Normativo Cosit nº 1, de 24/09/2002, considerando a ineficácia das normas no período
Área do Cliente
Notícia
O poder do cliente
Nessa era a clientela tem o poder nas mãos e determina o que, onde e como comprar, com foco, sobretudo, na qualidade do produto, custo-benefício, facilidade de compra e realização dos desejos e/ou necessidades.
Durante uma grande primavera as empresas vivenciaram a era do produto (mercadorias eram empurradas e o mercado apenas aceitava), mas após a globalização ocorreu o avanço de players no mercado, a facilidade de acesso a informações e novas demandas, assim, iniciou a era do cliente.
Nessa era a clientela tem o poder nas mãos e determina o que, onde e como comprar, com foco, sobretudo, na qualidade do produto, custo-benefício, facilidade de compra e realização dos desejos e/ou necessidades. Caso não encontre esses fatores em uma empresa, haverá concorrentes que ofertam.
Há um discurso de Sam Walton, fundador do WALMART, que representa o poder dos clientes:
QUEM SOU EU? Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido. Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares. Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal. Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama quando a recebe após três semanas somente. Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado. Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que os atendentes e os caixas terminem de trocar ideias entre si ou simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se. Sabe quem eu sou? Eu sou o CLIENTE que nunca mais volta! Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua empresa. Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas: um pouco mais de CORTESIA.
Não há mais espaço para amadorismo e incompetência, o mercado é altamente competitivo e apenas tem espaço para crescer e se manter forte as empresas que atuam com responsabilidade e méritos.
Um excelente atendimento ao cliente é uma forma de diferenciar-se. Abaixo há algumas atitudes que fazem a diferença para as empresas:
- É necessário treinamento/evolução contínua dos colaboradores, para que os mesmos realizem bons atendimentos, tenham postura, sejam gentis, tenham disposição, comunicação correta, compromisso com o cliente, saibam compreender as necessidades do consumidor e saibam vender (vender o que irá satisfazer o comprador e não qualquer venda apenas para bater meta, pois a compra desnecessária para o cliente gera posterior insatisfação);
- O colaborador deve atender o cliente como gostaria de ser atendido, deve-se colocar-se do outro lado (empatia) e assim a negociação será melhor;
- Nunca engane o cliente e nunca permita que ele te abandone frustrado com a sua empresa. É sabido que o cliente satisfeito recomenda para alguns amigos, mas o insatisfeito espalha a insatisfação para dezenas de pessoas;
- Cumpra os acordos feitos, dentro dos prazos;
- Cliente gosta de conforto. Faça com que a experiência seja confortável a partir do momento em que ele entra em contato até o fim da negociação;
- Ouça com atenção as reclamações, elas são grandes oportunidades de melhorias;
- E como última dica e resumo: realize uma boa venda, um ótimo pós-venda e sempre busque superar a expectativa do seu cliente.
Em suma, é necessário sempre lembrar que o cliente pode demitir todos os funcionários de uma empresa, com a simples atitude de comprar do concorrente.
Dificilmente será possível agradar 100% todos os clientes, mas o maior mérito está no esforço e não necessariamente na realização final. Cada empresa (micro, médio ou grande porte) deve identificar constantemente as necessidades de cada cliente e gerar o relacionamento eficaz com o mesmo, tornando a marca da empresa sempre lembrada no topo da análise do consumidor.
Notícias Técnicas
O ADI nº 1/2025 dispõe sobre a interpretação do Ex 01 do código 8706.00.10 da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados, aprovada pelo Decreto nº 11.158, de 29 de julho de 2022
Faltam poucos dias para o fim de julho e a agenda contábil não para! Conheça as 6 obrigações acessórias que vencem entre domingo (20) e o último dia útil do mês
Instrução Normativa traz as condições para fruição dos benefícios fiscais para empresas exportadoras que tenham projeto aprovado pelo Conselho Nacional das ZPEs
Oportunidade em alta: por que o mercado de condomínios cresce no Brasil
Notícias Empresariais
A inteligência emocional organizacional será, cada vez mais, o que separa empresas que apenas funcionam daquelas que realmente inspiram, transformam e prosperam
Descubra quais habilidades vão dominar o mercado de trabalho brasileiro nos próximos anos e como se preparar para garantir sua empregabilidade
A novidade tende a simplificar a gestão financeira dos empreendedores, mas é preciso analisar quando é vantajoso
Equívocos no recolhimento de tributos, falta de planejamento e desconhecimento da legislação podem resultar em autuações e multas de até 225%
Conheça os principais pontos para não cair em erros e desenquadrar do regime
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional