Aplica-se o entendimento, quanto ao afastamento da responsabilidade tributária, fixado no Parecer Normativo Cosit nº 1, de 24/09/2002, considerando a ineficácia das normas no período
Área do Cliente
Notícia
Ambiente organizado e gera produtividade e incentiva a criatividade
Não é necessário ser um Monk, obsessivo e compulsivo. Uma rotina planejada pode reduzir o estresse e melhorar o desempenho profissional
Quantas vezes as pessoas anotam algo importante e esquecem o local onde deixaram? E a aquele contrato assinado pelo cliente, onde foi arquivado? Já parou para pensar quanto tempo se gasta por dia para procurar informações, objetos ou documentos no ambiente de trabalho e o quanto de estresse este comportamento recorrente tem gerado na vida de grande parte dos executivos?
As tarefas do dia-a-dia exigem dos profissionais um perfil cada vez mais eficiente e, consequentemente, organizado. Entretanto, manter o lugar em que trabalhamos em ordem e em perfeita harmonia pode parecer simples, mas, na prática, dificilmente é o que acontece.
Segundo o Diretor de Serviços da Mega Sistemas Corporativos, José Carlos Silva Junior, um executivo gasta, em média, entre 2 e 3 horas por semana apenas localizando informações. “Sem ao menos perceber, este tempo desperdiçado reflete no desempenho das atividades e nos resultados que se pretende obter. Procuramos orientar a nossa equipe a gerenciar o tempo com cautela e atenção, para que este período possa ser revertido em tarefas criativas e realmente relevantes”, acredita.
O executivo recomenda agora alguns métodos de gerenciamento capazes de contribuir com a produtividade das atividades realizadas no dia a dia do trabalho:
• Classifique os e-mails de forma adequada para maximizar a produtividade. Uma boa forma de administrá-los é guardando-os em pastas específicas, conforme a sua urgência, importância ou utilidade. Procure verificar aqueles que tratam de temas prioritários, respondendo-os na hora em que forem recebidos ou agendá-los para o retorno em um momento mais favorável. Lembre-se que as mensagens guardadas em lugares específicos facilitam uma busca rápida e um atendimento muito mais ágil às demandas propostas;
• Algumas pessoas adoram as mesas cheias de papéis, pois acreditam que assim terão tudo em mãos de bate pronto ou que este acúmulo evidencia um volume maior de trabalho junto aos colegas e à chefia. No entanto, quem “teoricamente” parece ter tudo em mãos, muitas vezes acaba demorando ainda mais tempo para encontrar as coisas. Para otimizar o tempo e o trabalho tenha apenas o essencial disposto em sua mesa: celular, agenda, computador, telefone, caneta e uma garrafa d’água;
• Tente manter tudo no computador e poupe trabalho. Ao invés de escrever ou anotar informações importantes no primeiro papel que encontrar, passe a redigir tudo em um arquivo ou agenda no seu computador;
• Caso deseje manter uma agenda convencional, prefira os modelos de mesa, que permitem visualizar todos os compromissos do dia de forma imediata. E procure usar canetas coloridas para grifar pendências. Para quem não está habituado, o início é sempre um pouco complicado, mas rapidamente você perceberá que isso aumentará sua eficiência e o atendimento mais eficaz de prazos;
• Hoje em dia, manter-se organizado é uma qualidade essencial aos olhos dos gestores modernos. Se você mexe com muitos papéis, procure ter prateleiras ou pastas para organizá-los. Este procedimento evita uma área desorganizada e demonstra maior zelo e responsabilidade com os documentos de trabalho;
• Reserve um dia da semana para organizar o seu ambiente de trabalho. Dê preferência para as primeiras horas do dia de uma sexta-feira, por exemplo. Você poderá ‘’perder’’ alguns minutos, mas, com certeza, irá recuperá-los em poucos dias;
• Faça tudo com paixão e otimismo e não se deixe contaminar pelo pessimismo de outras pessoas. Tenha segurança de que se fizer tudo com afinco e dedicação vencerá todos os obstáculos do dia-a-dia.
Notícias Técnicas
O ADI nº 1/2025 dispõe sobre a interpretação do Ex 01 do código 8706.00.10 da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados, aprovada pelo Decreto nº 11.158, de 29 de julho de 2022
Faltam poucos dias para o fim de julho e a agenda contábil não para! Conheça as 6 obrigações acessórias que vencem entre domingo (20) e o último dia útil do mês
Instrução Normativa traz as condições para fruição dos benefícios fiscais para empresas exportadoras que tenham projeto aprovado pelo Conselho Nacional das ZPEs
Oportunidade em alta: por que o mercado de condomínios cresce no Brasil
Notícias Empresariais
A inteligência emocional organizacional será, cada vez mais, o que separa empresas que apenas funcionam daquelas que realmente inspiram, transformam e prosperam
Descubra quais habilidades vão dominar o mercado de trabalho brasileiro nos próximos anos e como se preparar para garantir sua empregabilidade
A novidade tende a simplificar a gestão financeira dos empreendedores, mas é preciso analisar quando é vantajoso
Equívocos no recolhimento de tributos, falta de planejamento e desconhecimento da legislação podem resultar em autuações e multas de até 225%
Conheça os principais pontos para não cair em erros e desenquadrar do regime
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional