Especialistas apontam riscos à livre concorrência e à isonomia tributária com as regras do novo programa de mobilidade sustentável.
Área do Cliente
Notícia
Retenção de talentos
Difícil de compreender, o salário é bom, inúmeros benefícios, trabalho com horário determinado, equipe saudável e cooperativa... O que falta?
Uma das problemáticas comuns em departamentos jurídicos e escritórios é a chamada retenção de talentos.
Quanto mais auxilio clientes em entrevistas percebo que está sendo cada vez mais difícil reter os talentos, por alguns motivos bem diretos e divido apenas 5 (lista exemplificativa e não exaustiva sobre o tema):
1. Está difícil encontrar talentos, embora muitos se achem talentos
Currículo lindo, apresentação impecável, discurso maravilhoso. Parece perfeito para o cargo, até o primeiro mês. Depois, todo encanto se foi, motivação idem.
Difícil de compreender, o salário é bom, inúmeros benefícios, trabalho com horário determinado, equipe saudável e cooperativa... O que falta?
Para algumas pessoas, falta motivação, para outras falta visão.
Ser um talento é ter e criar diferenciais. É buscar caminhos não percorridos e assumir riscos. Ser um talento é uma constante (pode ter altos e baixos) de mudança e crescimento.
Só que infelizmente, muitos pensam que o talento está na formação (para mim formação é commodity), outros pensam que nas experiências anteriores (só valem se aplicadas na prática para evolução) e pensam que como já são talentos (esquecem que somos eternos aprendizes) querem ganhar como mestres do ofício que desenvolvem.
Ah! Quanta humildade e instruções a aprender antes da batida de meia noite de cada dia...
2. Muitos querem emprego e não um trabalho
Emprego fixo, bom salário, benefícios. Parece que isto é o sonho de muitos. E a contrapartida, ninguém pensa?
Ninguém pensa em ralar, criar, crescer, estudar, aprender, desenvolver a si e a equipe, enfim, estar em sintonia ao mercado para ganhar em contrapartida um bom salário?
Será que esta visão de coitadinho, trabalhou 10 anos na empresa e foi demitido ainda persiste por si só no coletivo social? Será que nestes 10 anos de empresa o coitadinho fez diferença? Trabalhou de maneira a ser alguém dentro da empresa ou as 18h em ponto estava saindo para curtir a cachaça no bar da esquina?
Existem demissões injustas, existem pessoas que realmente deram o melhor e não são reconhecidas, mas temos que lidar com isto como exceção. A regra vale tanto para o empregador como para o empregado: Está descontente: Pede pra sair!
Busque seus sonhos, vá atrás de uma empresa que valorize o seu potencial, mas por favor, deixe de ser coitadinho.
Coitadinho de mim que tenho que ouvir pessoas pedindo emprego, enquanto quero ofertar um trabalho sério para ser desenvolvido e remunerado.
3. Reter não significa prender ou escravizar como alguns pensam
Ninguém é obrigado a ficar onde não quer. Está na Constituição Federal inclusive. Não está satisfeito, mude de emprego. Não sabe fazer outra coisa, antes de mudar de emprego, estude, busque qualificação.
A empresa deve ofertar planos adequados e necessários ao desenvolvimento do funcionário. Ele, funcionário, deve estar alinhado a estes planos ou buscar outras oportunidades. É a lei natural de mercado e funciona muito bem.
Esqueça o famoso: Coitadinho dele, ficou na empresa e ninguém reconhece o seu valor. Se ele reconhece o valor que tem, encontrará noutro lugar o seu lugar. Se não reconhece o próprio valor, não e coitadinho dele. É falta de visão ou burrice dele.
4. A mudança é natural. Ficar imóvel não é opção
Quem nunca muda, será demitido.
Quem nunca cria, será demitido.
Quem nunca faz nada diferente, será demitido.
Gosta do que faz e acha que faz bem? Ótimo, mude constantemente e busque a evolução para se manter no mercado.
Acha que como está, está bom? Cuidado. Rotina é sinal de demissão.
O único lugar onde o como está fica é bom é na brincadeira de criança... Brincar de estátua no trabalho é brincar com o recursos humanos...
5. Cultura é necessário e essencial para manutenção da relação
Se a empresa que você trabalha tem regras que você não concorda, mude de empresa.
Toda mudança da empresa passa pela cultura da mesma e isso é essencial ao negócio em si.
Quer fazer parte da empresa? Seja ela no seu todo. Caso contrário, tem inúmeras outras empresas aguardando o seu talento.
Enfim,
Quer reter talentos?
Primeiro identifique se é uma máscara ou um talento real e depois dê condições ao talento de evoluir.
Você é um talento? Valorize-se e busque o seu espaço. Tenha humildade, óbvio, mas não deixe de pensar, mudar e ser criativo. O mercado sempre tem espaço para isto.
Notícias Técnicas
As alterações publicadas no Ajuste SINIEF nº 11/2025 removem a nomenclatura “CNPJ”
Proposta altera a CLT; projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados
Transformações, desafios e novas dinâmicas moldam o presente e o futuro das relações de trabalho no Brasil em meio a demissões voluntárias
Maio é último mês de declaração do imposto de renda, mas também temos outras obrigações à vista
Notícias Empresariais
Instituto diz que rendimento médio de pessoas ocupadas chegou a R$ 3.410, novo recorde; para especialista, estímulos do governo são pontuais e não resolvem a crise
Evento conjunto da SP Chamber e do CECIEx na ACSP vai abordar o panorama atual do comércio exterior e os caminhos para o Brasil se destacar em meio à guerra comercial global em curso entre Estados Unidos e China
Norma da Receita Federal permite exclusão de receitas transferidas entre escritórios parceiros da base de cálculo das contribuições
As bolsas europeias avançam na manhã desta sexta-feira, após a China sinalizar disposição de iniciar negociações tarifárias com os EUA
Para estrategista-chefe da Monte Bravo, tendência é de novo pico histórico do Ibovespa nos próximos dias, mas se trata de um 'copo meio cheio e meio vazio'
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.