Confira as alterações da CT-e Nota Técnica 2025/001, que atualiza leiautes e validações para IBS, CBS e IS, alinhando o CT-e à Reforma Tributária do Consumo
Área do Cliente
Notícia
Como funciona uma estratégia cooperativa?
A estratégia cooperativa acontece quando as empresas trabalham juntas para cumprir um objetivo comum
No livro Estratégia Competitiva (2009) Hoskisson et al, coloca que estratégia cooperativa acontece quando as empresas trabalham juntas para cumprir um objetivo comum. As empresas que usam essa estratégia unem seus recursos e capacidades a fim de criar uma vantagem competitiva.
Hoskisson defende ainda que a maioria das empresas não tem recursos e capacidades suficientes para atingir seus objetivos de forma individual e quando se cria parcerias com outras empresas, a probabilidade de atingir seus objetivos aumenta. Esse ponto é importante ser enfatizado, pois em um mercado globalizado como o atual, as empresas realmente estão cada vez mais dependentes de parcerias, as empresas que tentam atingir sozinhas, seus objetivos, sem dúvidas, demoram muito mais para alcança-los.
Mais a frente o livro traz um assunto bem interessante a ser discutido e ao mesmo tempo bem intrigante, é a questão da cooperação com competição ou “coopetição”, esse termo sugere que ao mesmo tempo em que as empresas utilizam uma estratégia cooperativa, elas também competem entre si. É o caso da Kodak com as concorrentes HP e Xerox, ao mesmo tempo em que elas brigam pelo mesmo mercado, a Kodak fornece produtos as suas concorrentes. Outro exemplo são as alianças das companhias aéreas, como a Star Alliance a qual a Tam, empresa brasileira, faz parte.
O autor divide as razões para alianças estratégicas em três tipos de mercado, a saber: ciclo lento, ciclo rápido e ciclo padrão. No ciclo lento temos as empresas que estão protegidas das imitações por um período mais longo e que a imitação é onerosa. No ciclo rápido estão as empresas que não estão com suas vantagens competitivas protegidas contra imitação. E no ciclo padrão as empresas têm suas vantagens competitivas moderadamente protegidas, permitindo que sejam mantidas por um período mais longo que o ciclo rápido, mas menor que o ciclo lento. Essa classificação é de grande ajuda para que possamos entender cada tipo de mercado e ainda a razão de cada ciclo.
Um modelo de estratégia cooperativa bastante utilizada atualmente no mundo dos negócios é o joint ventureou empreendimento conjunto. Esse modelo é, basicamente, uma associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinados negócios, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica, ou seja, são empresas que criam um novo empreendimento, tendo cada uma delas participação acionária igualitária, para criar vantagens competitivas.
Outra estratégia cooperativa bastante utilizada no mercado atual são as franquias. A franquia é um acordo entre duas partes o fraqueado e o franqueador, nesse acordo o fraqueado passa a ter direito de utilização e venda dos produtos, marcas, e o próprio nome do franqueador por um tempo determinado no contrato. O McDonald’s, por exemplo, é uma das franquias mais conhecidas no mundo, estando presente em quase todo o mundo.
Apesar de ser uma estratégia bem aceita pelo mercado, a empresa franqueadora pode correr alguns riscos e deve tomar cuidado com eles. Hoskisson et al, não expõe de maneira ampla os riscos dessa estratégia no texto. Os problemas que a empresa dona da franquia pode correr são muitos e pode custar caro para imagem da organização. Por exemplo, a empresa fraqueada pode não manter a qualidade dos produtos e serviços da empresa franqueadora, e isso pode acarretar na insatisfação do cliente, gerando uma imagem negativa da empresa dona da franquia. Por isso, a utilização dessa estratégia deve ser bem planejada antes de ser implementada, e para que problemas como esse não aconteçam às empresas franqueadoras montam um rígido sistema de controle de qualidade dos serviços de suas franquias.
Um ponto que merece ser destacado no texto é quando autor descreve alguns riscos competitivos das estratégias cooperativas, esse ponto é importante para que o leitor conheça as dificuldades que essas estratégias podem trazer, para que não se pense que são perfeitas e que irão transformar a empresa em um mar de rosas ao serem colocadas em prática.
Os primeiros dados que autor apresenta são bem chamativos, ele aponta que dois terços desse tipo de estratégia apresentam sérios riscos nos dois primeiros anos de utilização e que o fracasso pode atingir 70% delas, isso denota que as empresas que querem montar estratégias cooperativas devem tomar cuidados no desenvolvimento delas. Um dos riscos trazidos no texto é o do oportunismo que a empresa pode sofrer de um parceiro. Nesse caso, o parceiro pode agir de má fé e tentar passar a empresa parceira para traz.
Outro risco a ser observado é o de que uma empresa não disponibilize para seus parceiros os recursos e capacidades complementares que se comprometeu a disponibilizar no acordo da estratégia cooperativa. Segundo o autor, esse risco ocorre comumente com empresas que estabelecem estratégias cooperativas a nível internacional.
Para concluir, Hoskisson et al, ressalta um aspecto bastante relevante da estratégia cooperativa que é a confiança. Não há como discordar dele nessa afirmação, a confiança deve está presente não apenas em estratégias de empresas, mas em todos os aspectos da vida que se estabelecem relações com outras pessoas, confiança é, simplesmente, um preceito básico.
Referências
HOSKISSON, R. E.; HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HARRISON, J. S. Estratégia competitiva. 2. ed. São Paulo: Cengage, 2009. Cap. VII – Estratégia cooperativa (217-243).
Notícias Técnicas
DITR 2025 poderá ser preenchida por meio do serviço digital "Minhas Declarações do ITR" no Portal de Serviços da Receita Federal ou pelo Programa ITR 2025
Novas normas do INSS reconhecem tempo de serviço na infância, ampliam segurados especiais e isentam carência do salário-maternidade
Escolher o regime tributário adequado exige uma análise técnica que só um contador ou escritório especializado pode oferecer, alerta especialista
Baixa adesão ao padrão nacional da NFS-e impõe desafios técnicos e operacionais, encarecendo a automação fiscal e travando a digitalização dos serviços
Notícias Empresariais
Empresas que investem em cultura emocionalmente inteligente percebem melhorias no clima organizacional, no engajamento e nos índices de inovação
Levantamento da FIA revela que 31% das empresas ainda não têm políticas de apoio à vida familiar de seus colaboradores — e perdem em engajamento, produtividade e marca empregadora
Inovação com propósito: como a tecnologia digital impacta os resultados das empresas
Se você pensava que ações de marketing eram só para grandes empresas, não perca este conteúdo que fará você pensar grande
Este artigo discute os desafios e as melhores práticas para garantir uma transição de liderança tranquila e eficaz
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional