Com o debate sobre novas regras no PAT, empresas de benefícios precisam inovar e expandir suas soluções para fortalecer a experiência do colaborador
Área do Cliente
Notícia
Vendas do comércio e de carros recuam
As vendas de autos e comerciais leves também caíram.
As vendas do comércio na cidade de São Paulo e de veículos no País estão caindo neste mês. Isso reforça a hipótese levantada por economistas de que o desempenho surpreendente do varejo em julho, apurado pelo instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não deve ser mantido nos meses seguintes.
Entre os dias 1° e 15 de setembro, as consultas para vendas à vista e a prazo caíram, em média, 4,1% na comparação com igual período de 2012, segundo levantamento feito pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base numa amostra de dados de clientes da Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito. Em relação àprimeira quinzena de agosto, as vendas recuaram cerca de 15%.
As vendas de autos e comerciais leves também caíram. Na primeira quinzena de setembro, foram comercializados 136,1 mil unidades, segundo dados da Carcon Automotive, com base em levantamento no Registro Nacional de Veículos Automotores. Esse resultado representa um recuo de 3,27% em relação a igual período agosto, quando foram vendidos 140,7 mil veículos.
Julian Semple, diretor da Carcon, calcula que setembro termine com cerca de 300 mil carros e comerciais leves emplacados. Se a estimativa se concretizar, setembro terá uma queda de 4% nos emplacamentos sobre agosto. Já em relação a setembro de 2012, a perspectiva é de alta de 8%.
"Em junho, julho e agosto de 2012 houve forte antecipação de compras por parte dos clientes, diante do possível término da redução do IPI", diz Semple. Na sua avaliação, 2,6,44 milhões de veículos leves foram emplacados entre janeiro e setembro, o que representa queda de 0,8% sobre igual período de 2012.
"O consumidor está com um pé atrás em relação às novas compras de itens de maior valor", afirma o economista da Associação Comercial, Emílio Alfieri, lembrando que a confian-i ça do brasileiro se estabilizou, porém o nível ainda é baixo.
Dívidas» O economista observa que a prioridade do consumidor neste momento é quitar dívidas em atraso em detrimento de ir às compras. Um dado da pesquisa da associação comer: ciai que aponta para essa direção é que o volume de dívidas em atraso renegociadas cresceu 8% na primeira quinzena deste mês na comparação anual Também o registro de novos inadimplentes caiu 4,4% em igual período.
Rogério Amato, presidente da associação, diz que o aumento das renegociações tem relação com as campanhas antecipadas e com o recebimento da 1ª parcela do 13.0 salário dos aposentados, além de dissídios de importantes categorias.
De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) com cerca de 60 empreendimentos, o faturamento do setor cresceu 10,35% em julho em relação a igual período de 2012 e foi o melhor mês deste ano para os shoppings. "Não acredito que esse desempenho tenha se repetido em agosto e neste mês", afirma o presidente da entidade, Luiz Fernando Veiga.
Ele lembra que o consumidor está desconfiado em relação à manutenção da renda e do emprego e isso já afeta a intenção de compras. "O ambiente está esquisito", diz o executivo.
No começo do ano, a Abrasce proj etava que o faturamento do setor cresceria neste ano 12% em relação a 2012. Agora, Veiga diz que ficará satisfeito se ampliar em 10% as vendas neste ano. De janeiro ajulho, o acréscimo foi de 8,6% na receita.
Notícias Técnicas
Veja mudanças da Nota Técnica NFe 2025.002 e como preparar seu sistema
Plataforma criada para modernizar e facilitar o acesso aos serviços da Receita Federal está em constante evolução com a incorporação de novas funcionalidades
Descubra as mudanças no desenquadramento do MEI com a nova atualização do sistema Simei. Flexibilidade aumentada!
O Comitê Permanente para CP CASP do CFC se reuniu nos dias 23 e 24 de abril na sede do Conselho, e teve como principal pauta a revisão das IPSAS
Notícias Empresariais
Entenda as regras sobre o descanso no 1º de maio e saiba quando a compensação é necessária
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 28, que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) se tornou um problema orçamentário
O presidente do Banco Central considera que o peso do cenário em que as tarifas deslocariam a curva de oferta perdeu força
Bolsa sobe 0,2% e continua no maior nível desde setembro
A missão de encontrar os futuros líderes de uma organização nunca foi tão desafiadora para os departamentos de Recursos Humanos
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.