Novo cronograma de implantação garante mais tempo para adequações no CNPJ
Área do Cliente
Notícia
O papel estratégico dos CEOs na construção das marcas
Ainda é comum encontramos dúvidas sobre o benefício de ter uma gestão de marca estruturada e o valor real desse tipo de projeto
Você sabe qual é o papel de uma marca? E por que é importante trabalhar a marca na gestão do negócio? Apesar do tema já estar presente no dia a dia de várias empresas, ainda é comum encontramos dúvidas sobre o benefício de ter uma gestão de marca estruturada e o valor real desse tipo de projeto.
É fundamental para os CEOs estarem atentos ao processo de construção da marca – por meio da análise da visão interna de cada um dos executivos – e obterem dados sobre a percepção dos públicos de interesse da empresa, como investidores, clientes, consumidores, comunidades e formadores de opinião. É interessante, também, avaliarem a forma como os concorrentes se posicionam. Dessa forma, é possível obter uma visão completa da imagem que a marca possui. Afinal, existe sempre uma distância entre o que a marca representa e o que de fato o público percebe. Esse diagnóstico é a matéria-prima para a construção de todas as diretrizes de imagem.
O segundo desafio é a cultura corporativa dentro das premissas únicas da essência: a definição de visão, missão, valores e atitudes. É comum encontrar visões e missões construídas a partir do planejamento estratégico. Assim, elas correm o grande risco de terem seu conteúdo igual ao de seus concorrentes.
Neste contexto, o papel do CEO é desenvolver um olhar estratégico para as tendências e lançamentos do mercado, realizando uma reciclagem da marca sempre que achar necessário. Isso se torna indispensável devido à nova posição de um consumidor cada vez mais exigente e atento às formas como as marcas se posicionam.
Criar a marca exige uma preparação especial por parte do CEO e sua equipe. É fundamental definir um plano estratégico de trabalho, que reúna o time de executivos da empresa, em vários encontros, em um tempo médio de seis meses. Essa duração é necessária para manter a equipe e a marca sempre atualizadas. Por meio de encontros periódicos, surgem metodologias e dinâmicas criativas, que podem construir uma nova plataforma para a marca.
É importante lembrar que o Branding tem o papel de definir o posicionamento. Quem é o cliente da marca, ou melhor, quem paga a conta? E qual é o diferencial da empresa – aquilo que faz com que o cliente a escolha no momento de decidir pela compra? Isso parece uma questão básica para a empresa, mas muitas não conseguem definir seu discurso de venda.
Após construir um arsenal estratégico de forma integrada e engajada com o time de executivos, entra em jogo o papel do design da marca, responsável por criar o seu vocabulário. Dessa forma, garantimos que todo o investimento na marca se concretize em cores, formas, sons e palavras, para serem propriedades visuais e verbais. Quando pensamos em uma marca que consegue ter todas essas expressões na mente de seus públicos, podemos dizer que é uma “marca de personalidade forte”.
Um Branding de personalidade constrói um ciclo virtuoso entre negócio, marca e comunicação, com um impacto direto em todas as frentes da empresa. Disseminar a proposta da marca para todos os funcionários que compartilham a responsabilidade dessa construção resulta em um grande salto para a cultura corporativa. Empresas com 100 mil funcionários voltados a essa missão com certeza terão uma marca forte.
Notícias Técnicas
Lei foi sancionada pelo Presidente da República e passa a valer a partir de 2026
Com o avanço da fiscalização da Receita Federal, escritórios contábeis reforçam auditorias internas e rotinas preventivas para evitar autuações e proteger seus clientes
Alteração do CNAE preponderante pode reduzir a alíquota do RAT, mas exige embasamento técnico e atualização cadastral para evitar autuações fiscais
Nova regra inclui Bolsa Família, INSS e outros programas sociais; medida busca coibir fraudes, reduzir deslocamentos e facilitar o acesso digital
Notícias Empresariais
Empresas que priorizam saúde emocional, escuta ativa e liderança empática constroem uma base sólida para crescer de forma sustentável
Tecnologia e governança digital se tornam aliadas estratégicas para o RH no engajamento, na colaboração e na gestão de equipes distribuídas
Estudo aponta traços de personalidade que aumentam a vulnerabilidade ao burnout e reforça o papel estratégico do RH na prevenção. Saiba como agir
No Dia do Autocuidado, Serasa Experian destaca programas de bem-estar físico e emocional que reforçam o papel estratégico do RH em saúde corporativa. Confira as iniciativas que estão gerando valor real
Especialista defende que RH precisa abandonar o papel operacional e assumir o protagonismo nas decisões de negócio
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional