A Nota Técnica 2025.001 do Projeto Conhecimento de Transporte Eletrônico detalha as mudanças nos leiautes do CT-e, CT-eOS e GTV-e para a Reforma Tributária do Consumo
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Confiança do consumidor cai 2,2% em outubro, indica pesquisa da FGV
Com o resultado, indicador está abaixo da média histórica há 8 meses.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 2,2% em outubro na comparação com setembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta quarta-feira (23). O indicador recuou para 111,7 pontos, ante 114,2 pontos em setembro, quando havia subido 1% em relação ao mês anterior.
Com o resultado, o ICC manteve-se abaixo da média histórica de 114,9 pontos pelo oitavo mês consecutivo, destaca a FGV.
Na comparação com igual mês do ano anterior – quando o ICC atingiu 121,7 pontos –, a queda foi ainda maior, de 8,1%.
Em outubro houve acomodação dos indicadores que medem a percepção sobre a situação atual e diminuição do otimismo em relação aos meses seguintes. O Índice da Situação Atual (ISA) variou -0,6%, ao atingir 120,6 pontos, patamar inferior à média dos últimos cinco anos (127,7).
Já o Índice de Expectativas (IE) recuou 3%, ao passar de 110,8 pontos para 107,5 pontos, nível inferior à média de 108,1 pontos.
A pesquisa da FGV aponta que, após dois meses sustentando altas do ICC, as avaliações dos consumidores em relação à economia no momento atual foram menos favoráveis em outubro. O indicador que mede a satisfação com a economia local caiu 2,6%, para 81 pontos. Entre setembro e outubro, a proporção de consumidores que avaliam a situação atual da economia como boa diminuiu de 17,3% para 16,2%, enquanto a dos que a julgam ruim subiu de 34,1% para 35,2%.
Com relação aos seis meses seguintes, houve piora no quesito que mede o otimismo em relação às finanças pessoais. O indicador cedeu 2,3%, ao passar de 136,0 pontos para 132,9 pontos, o menor desde janeiro de 2012 (129,7). A parcela de consumidores que projetam melhora da situação financeira famíliar diminuiu de 39,8% para 37,2%; a dos que preveem piora aumentou de 3,8% para 4,3%.
A Sondagem de Expectativas do Consumidor é feita com base numa amostra com cerca de 2.000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de outubro de 2013 foi realizada entre os dias 30 de setembro a 19 de outubro.
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