Versão 11.3.3 do Programa da ECF é válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Área do Cliente
Notícia
Quando o atendimento acaba com a promoção
Época em que as empresas investem mais recursos financeiros em promoções para atrair clientes para as lojas.
O script estava correto: ação de promoção delineada, flyer vendedor, equipe de promoção treinada para estimular o cliente a comparecer na loja para trocar o vale por um brinde. Objetivo básico de uma promoção nesse formato? Levar o cliente para dentro da loja e uma vez no “terreno inimigo”, motivá-lo a conhecer mais produtos e comprar. Principalmente em épocas de festas, em que o consumidor tem listas de presentes e dinheiro a mais na carteira.
Mas, promoção bem desenhada não quer dizer mais vendas. Por quê? Por que o elemento principal, o vendedor, que realiza o atendimento, não está alinhado, não foi treinado para o objetivo principal da promoção, que é atender o cliente, fazendo-o mais feliz por ganhar o brinde e comprar mais produtos da linha. Ou seja, atendimento. Não há promoção que se sustente se a equipe de vendas não estiver alinhada. Muito pelo contrário, a promoção não dá resultados se essa equipe de vendas acreditar que a promoção só traz movimento para a loja de pessoas interessadas em ganhar o brinde.
Esse foi o resultado de uma bela promoção que a Nativa Spa, do Grupo Boticário, fez num shopping de Curitiba, nesse primeiro final de semana de dezembro. Uma época de muito movimento, pessoas alegres querendo gastar. O shopping em questão estava realmente movimentado. A promoção, que começava nas cancelas com promotores bem treinados a realmente estimular o cliente a ir até a loja trocar o cupom pelo brinde, esbarrou na ineficiência de uma equipe de vendas desmotivada, cansada, sem treinamento, que olhava aquele cliente como “mais um chato que veio ganhar o brinde...”. E só!
A experiência foi pessoal. Virou um laboratório. Nem estimulando a vendedora, com propostas do tipo: “adoro a marca. Que bacana essa promoção!” ou “puxa, você tem lançamentos para esse natal?” ou “Hum, que delícia esse lançamento!”, o máximo de atenção que recebi foi “temos esses dois kits para o Natal e esse é o lançamento para o Natal.” E lá se vai uma vendedora preocupada com o próximo cliente que vai entrar na loja e fazer aquela compra. E eu? E eu ali, esperando pelo atendimento. A vendedora nem me viu sair da loja, nem mesmo experimentar a novidade antes de sair e gostar muito do que fizeram com a fruta exótica Pitaya. Ela estava apenas entregando brindes.
Vi muitos clientes entrarem e saírem da loja apresentando seus cupons, recebendo seu brinde – que não era um brinde qualquer, mas um trio de sabonetes da marca – e saindo sem nenhuma sacola a mais. Nenhum presente para a amiga secreta, nenhuma novidade para presentear a mãe no Natal, nada. Nem mesmo atenção e um sorriso, que é o mínimo do começo de um bom tratamento. Muitos deles, inclusive, desconfiados: será mesmo que vale um brinde? E nem mesmo quando recebiam o brinde e ficavam surpresos e felizes, eram fisgados para conhecer e experimentar outros produtos. Fico pensando como essas vendedoras esperam fazer uma boa retirada a partir das comissões.
Boas lições para aprender com a promoção:
. Uma promoção não é feita apenas de ideias, é feita principalmente das pessoas que irão realizá-la;
. As pessoas, sejam vendedores ou clientes, devem perceber o valor da promoção;
. Além de desenhar e realizar a promoção, é fundamental treinar a equipe para a promoção;
. Treinar a equipe sempre, para que ela esteja alinhada aos objetivos que aquela marca quer passar ao mercado e aos clientes.
http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/quando-o-atendimento-acaba-com-a-promocao/74444/
Notícias Técnicas
Novos CSTs, registros EFD e exemplos práticos para operações com GLP/GLGN
Receita Federal detalha eventos e obrigações acessórias para o IBS e CBS
Nova regra da reforma tributária obriga emissão de NF com finalidade 6 em faturamento antecipado, com recolhimento imediato de IBS e CBS
A Receita Federal disponibilizou, neste mês, a Calculadora de Tributos, uma ferramenta digital que permite simular os impactos da Reforma Tributária sobre o consumo
Notícias Empresariais
A verdadeira produtividade vem de equipes que se sentem seguras para pensar, experimentar, falhar e tentar de novo
Mais do que um ambiente descontraído, a felicidade corporativa se consolida como um pilar estratégico para engajamento, produtividade e retenção de talentos
RHs devem se preparar para novo ciclo de contratações e valorização do capital humano, com foco em inclusão, formalização e desenvolvimento de talentos
Empresas que querem se manter relevantes, precisam ter visão de futuro a longo prazo e estarem abertas à inovação. Nesse contexto, receber bem a Geração Z no mercado de trabalho é mais que preencher uma vaga
Prazo final se aproxima e especialista alerta: entregar a RAIS corretamente é essencial para evitar multas, garantir benefícios trabalhistas e manter a conformidade com o eSocial
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional