O prazo de adequações dos campos das notas fiscais relativos ao IBS, CBS e IS da Reforma Tributária está caminhando para a sua reta final
Área do Cliente
Notícia
Minha empresa está falindo, e agora? Vou contratar um consultor de empresas
Qual o momento certo de pedir ajuda a um profissional consultor de empresas?
As estatísticas de falência de Micro e Pequenas Empresas são mesmo avassaladoras no Brasil e botam medo em todos os empresários que se encontram em dificuldades de gerir o seu negócio e se está dificuldade empresarial se der no segundo ano de vida da empresa então, o pânico é bem maior, mas calma, não criemos pânico, contrate um consultor de empresas e vai ficar tudo bem. Certo?
Errado. É comum em momentos de crise, após meses de negação de que o negócio não vai bem, ouvirmos: é hora de contratar um consultor. Aquele super profissional capaz de resolver todos os seus problemas empresariais. Mas pode ter passado da hora.
Os meses acumulados de prejuízo ou baixa no faturamento, são cruciais para a subexistência da empresa. Sem a inserção de capital é difícil levantar um negócio que está a meses seguidos de prejuízo financeiro e acúmulos de dívidas.
Gerenciar a crise é mesmo um trabalho para um super profissional, contudo é importante saber que quanto antes a empresa começar o planejamento e a reestruturação dos seus processos, mas chance o trabalho do consultor terá de obter êxito.
Os proprietários de empresas sabem disso, o que eles não sabem é o tamanho do problema, o tamanho do "rombo", na maior parte dos casos por desconhecer total ou parcialmente os números, os resultados de sua própria empresa. Porém percebem que já não podem fazer retiradas de dinheiro ou que as obrigações estão vencendo e que a "pessoa" do financeiro não está pagando as contas.
A partir desta constatação tomam algumas medidas desesperadas como aumentar o preço dos produtos ou serviço para faturar mais alto, então perdem clientes. Vendem bens ou equipamentos da empresa pra saldar dívidas, então perdem capacidade produtiva. Pedem empréstimo ao banco e sem planejamento, nem tampouco plano de utilização de Capital de Giro, o dinheiro acaba e deixa um passivo maior ainda.
Sem mais opção, contratam um consultor, que nas primeiras semanas terá que montar o diagnóstico empresarial e mensurar o tamanho do problema, apontar as causas que culminaram no prejuízo e propor soluções. Que poderiam ter mais assertividade se trabalhadas nos primeiros meses de dificuldade.
O melhor momento de se contratar esse profissional é quando as coisas ainda vão bem, mas precisa melhorar. Precisa aumentar o faturamento, precisa aumentar a capacidade produtiva, aumentar a lucratividade e produtividade de pessoas e máquinas, melhorar e desenvolve processos, ampliar negócios.
A atividade desse profissional também consiste em orientar boas práticas de gestão e implementação de controles, indicadores e relatórios que possibilitem ao proprietário conhecer o seu negócio e ter mais poder de decisão, e por vezes, mudar também a cultura organizacional para abrir as portas da mudança e do crescimento.
Notícias Técnicas
O DCP é uma obrigação acessória, que deve ser entregue à Receita Federal pelas empresas produtoras e exportadoras
Ela tem como objetivo central ser uma fonte de informações para a Receita Federal, indicando as movimentações financeiras das pessoas jurídicas e físicas
A medida fortalece gestão financeira de pequenos negócios, oferece previsibilidade no fluxo de caixa e facilidade no cumprimento das obrigações fiscais
Decisão da Justiça do Trabalho reforça que empresas devem enviar telegrama para configurar abandono de emprego e evitar condenações trabalhistas
Notícias Empresariais
Negócios não mudam por decretos. Mudam quando os líderes mudam e mostram, com ações, o que esperam dos outros
Ferramentas automatizadas e práticas modernas de gestão têm transformado a forma como as empresas lidam com os gastos do dia a dia
A incorporação de critérios ambientais, sociais e de governança nas negociações coletivas ganha força no Brasil, exigindo preparo jurídico e estratégico por parte das empresas
Empresas precisam se adaptar a regras paralelas e investir em tecnologia fiscal
Isenções reduzem impacto econômico imediato, mas negociações seguem; governo busca cortar alíquota para setores estratégicos
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional