O prazo de adequações dos campos das notas fiscais relativos ao IBS, CBS e IS da Reforma Tributária está caminhando para a sua reta final
Área do Cliente
Notícia
Planejamento e gestão nas PMEs
O principal motivo que leva a esse quadro é a falta de planejamento financeiro por pequenos e médios empresários.
No Brasil existem mais de seis milhões de pequenas e médias empresas que são responsáveis por mais de 50% dos empregos formais no País. Também contribuem com 25% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. E sua participação na economia poderia ser maior não fosse o fato de que, a cada 100 novas empresas, 25 não conseguem completar dois anos de vida. O principal motivo que leva a esse quadro é a falta de planejamento financeiro por pequenos e médios empresários.
Ter um planejamento anual é essencial para o pequeno e médio empresário gerir a empresa com tranquilidade. E o ideal é, já no início do ano, ter uma visão detalhada dos desafios e oportunidades que a empresa terá pela frente.
Depois da movimentação típica das festas de final de ano, muitas empresas acabam se perdendo no planejamento financeiro, após registrarem um faturamento superior ao que normalmente têm ou, às vezes, após terem superestimado suas vendas, mesmo diante dos indícios de redução de consumo apontados pela economia.
Os primeiros meses representam momento oportuno para avaliar o ano que passou e gerenciar as últimas ações realizadas, como os investimentos em contratação de mão de obra temporária, aumento de estoque, compra de máquinas e equipamentos, ações de marketing para divulgação da empresa e atualização das vitrines. Isso sem se esquecer dos pagamentos tradicionais de início de ano, como IPTU, IPVA para as empresas que possuem frota e diversos tributos.
Não à toa, é no primeiro trimestre que se verifica maior crescimento na contratação de linhas de crédito imediato, como antecipação de vendas com cartões e cheque especial, para pequenos e médios empresários equilibrarem seu fluxo de caixa nesse período.
Planejamento financeiro antecipado possibilita que já se comece a pensar no fim de 2014. Uma visão a médio prazo permite ao empresário analisar as opções disponíveis e, se necessário, escolher a melhor oferta de crédito diante das suas necessidades e possibilidades de pagamento. Para o planejamento anual ser mais efetivo, é importante que as PMEs mantenham seu controle financeiro em dia, com entradas e saídas organizadas, previsão de recebimentos, controle de pagamentos, entre outros.
Como as empresas menores geralmente contam com uma equipe reduzida de colaboradores, o tempo passa a ser o seu ativo mais importante, pois muitas vezes é o próprio empresário quem realiza a maior parte das atividades. Assim, ter ferramentas de controle automatizadas é fundamental para dar agilidade às tomadas de decisão.
Felizmente, essa tarefa vem se tornando mais simples e acessível. Hoje é possível usar a internet como instrumento de gestão automatizada com custo baixo - ou zero. Exemplos são serviços que permitem gerenciar o fluxo de caixa, controlando os pagamentos e recebimentos (inclusive de vendas com cartões de crédito e débito). O empresário pode automatizar suas contas a pagar para reduzir tempo, custo e risco.
De toda forma, buscar ajuda de especialistas nunca é demais. E aqui a notícia é boa: nos últimos anos, os pequenos e médios empresários têm procurado mais orientação antes de tomar decisões. Pesquisas recentes indicam que as PMEs do setor de comércio são as que mais procuram consultoria financeira, embora o setor de serviços e indústria também busquem orientações desse tipo. As principais dúvidas são em relação aos mecanismos de cobrança, ferramentas de gestão do negócio via internet e informações sobre crédito.
Diante da demanda, vemos cada vez mais iniciativas de apoio ao empreendedorismo, capacitação de empresários e ações que visam despertar a gestão consciente e sustentável dos pequenos e médios negócios, normalmente promovidas por associações, entidades e até bancos. Trata-se de um movimento em consolidação que só tende a contribuir para a economia do País e o fortalecimento deste nicho que é um dos grandes propulsores do Brasil.
Notícias Técnicas
O DCP é uma obrigação acessória, que deve ser entregue à Receita Federal pelas empresas produtoras e exportadoras
Ela tem como objetivo central ser uma fonte de informações para a Receita Federal, indicando as movimentações financeiras das pessoas jurídicas e físicas
A medida fortalece gestão financeira de pequenos negócios, oferece previsibilidade no fluxo de caixa e facilidade no cumprimento das obrigações fiscais
Decisão da Justiça do Trabalho reforça que empresas devem enviar telegrama para configurar abandono de emprego e evitar condenações trabalhistas
Notícias Empresariais
Negócios não mudam por decretos. Mudam quando os líderes mudam e mostram, com ações, o que esperam dos outros
Ferramentas automatizadas e práticas modernas de gestão têm transformado a forma como as empresas lidam com os gastos do dia a dia
A incorporação de critérios ambientais, sociais e de governança nas negociações coletivas ganha força no Brasil, exigindo preparo jurídico e estratégico por parte das empresas
Empresas precisam se adaptar a regras paralelas e investir em tecnologia fiscal
Isenções reduzem impacto econômico imediato, mas negociações seguem; governo busca cortar alíquota para setores estratégicos
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional