Novo cronograma de implantação garante mais tempo para adequações no CNPJ
Área do Cliente
Notícia
Por que ter vendedores agressivos é coisa do passado
Venda: a “agressividade” do vendedor não vai trazer os resultados esperados
Dúvida do internauta: Tenho vendedores qualificados na minha empresa, mas sinto necessidade de uma postura mais agressiva para captação de clientes e estratégias de vendas. Que caminhos seguir?
Resposta escrita por Enio Klein, especialista em vendas
É frequente, em épocas difíceis como a que estamos atravessando, empresários e gestores procurarem alternativas para melhorarem o desempenho de vendas. Junto com esta busca, vem também a impressão de que a força de vendas não é “agressiva” o suficiente.
O comportamento de compra do cliente mudou e, em boa parte dos casos, as estratégias para captação de clientes e de vendas continuam as mesmas. A “agressividade”, neste caso, não vai trazer os resultados esperados. Em especial, quanto mais consultivo e complexo for o seu processo de vendas, menos chance você terá de sucesso. Estamos, neste caso, falando de vendas empresa a empresa (B2B).
A mudança comportamental começa no fato de que clientes estão muito mais relutantes e cautelosos ao comprarem, mais do que jamais estiveram. É um comportamento que começa em períodos de maior dificuldade, mas se torna cada vez mais uma mudança de cultura. O chamado consumo consciente para os consumidores em geral migrou também para as organizações. A “cartilha” de compras mudou definitivamente.
O que você chama de “agressividade” deve ser substituído pelo comportamento “desafiador”. Clientes esperam que vendedores os seduzam não com um produto maravilhoso, mas com soluções nas quais não haviam pensado.
Assim, uma primeira dica é: conheça seu cliente e tenha no bolso recursos para ensiná-lo coisas que ele não poderia obter de outra forma. Depois, sim, permita-o associar este aprendizado ou a solução ao seu produto ou serviço.
Clientes não querem mais ouvir vendedores que discorrem sobre as vantagens e benefícios de seus produtos. Isso eles avaliam pela internet. Eles querem saber como podem evoluir; eles querem ser desafiados. Por isto, quanto mais desafiador o profissional de vendas for, mais chances ele terá de ter sucesso. Seja na captação do interesse do cliente, seja em sua estratégia de vendas.
A mudança comportamental não para aí. Os profissionais de vendas aprenderam que em um processo de vendas deveriam conhecer os envolvidos, seus papéis e, para cada um deles, mostrar que seus produtos ou serviços atendem aos requerimentos individuais. Mais ainda, tinham que identificar o tomador de decisão e trabalhar para que decidisse a seu favor, influenciando os demais. Não é mais assim.
A palavra agora é consenso. Empresas e, dependendo do tipo de produto ou serviço, grupos de pessoas e famílias, decidem por consenso. E aqui vai a segunda dica: seus vendedores precisam não mais buscar os decisores, mas aqueles que mobilizam, aqueles que são capazes de promover o consenso. Estes indivíduos são capazes de propagar sua mensagem e os desafios que você plantou e prover seus pares de razões para que se tomem ações.
Em outras palavras, o perfil “desafiador” e não o “agressivo” faz o cliente pensar ou mesmo redefinir critérios de compra pré-estabelecidos quando confrontados com informações novas e surpreendentes trazidas pelo seu vendedor. Não sobre o seu produto, não sobre o mundo em geral, mas sobre o seu negócio. Pense nisso e boas vendas!
Enio Klein é gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor de vendas e marketing da BSP - Business School São Paulo.
Notícias Técnicas
Lei foi sancionada pelo Presidente da República e passa a valer a partir de 2026
Com o avanço da fiscalização da Receita Federal, escritórios contábeis reforçam auditorias internas e rotinas preventivas para evitar autuações e proteger seus clientes
Alteração do CNAE preponderante pode reduzir a alíquota do RAT, mas exige embasamento técnico e atualização cadastral para evitar autuações fiscais
Nova regra inclui Bolsa Família, INSS e outros programas sociais; medida busca coibir fraudes, reduzir deslocamentos e facilitar o acesso digital
Notícias Empresariais
Empresas que priorizam saúde emocional, escuta ativa e liderança empática constroem uma base sólida para crescer de forma sustentável
Tecnologia e governança digital se tornam aliadas estratégicas para o RH no engajamento, na colaboração e na gestão de equipes distribuídas
Estudo aponta traços de personalidade que aumentam a vulnerabilidade ao burnout e reforça o papel estratégico do RH na prevenção. Saiba como agir
No Dia do Autocuidado, Serasa Experian destaca programas de bem-estar físico e emocional que reforçam o papel estratégico do RH em saúde corporativa. Confira as iniciativas que estão gerando valor real
Especialista defende que RH precisa abandonar o papel operacional e assumir o protagonismo nas decisões de negócio
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional