Aplica-se o entendimento, quanto ao afastamento da responsabilidade tributária, fixado no Parecer Normativo Cosit nº 1, de 24/09/2002, considerando a ineficácia das normas no período
Área do Cliente
Notícia
Dinâmica de amor e ódio afeta funcionários e empresas
Um número significativo de empresas criam programas – sob a responsabilidade da área de Recursos Humanos – de atração, integração e desenvolvimento de seus colaboradores, visando criar um vínculo de amor com a organização. Vem destas ações
Um número significativo de empresas criam programas – sob a responsabilidade da área de Recursos Humanos – de atração, integração e desenvolvimento de seus colaboradores, visando criar um vínculo de amor com a organização. Vem destas ações a conhecida expressão popular que qualifica esta lealdade de, “vestir a camisa”.
Ou, de forma até mais radical, são estimulados a adotar o “sobrenome” corporativo, utilizado em todos os seus contatos, como forma de conquistar reconhecimento social. De uma forma até mesmo pejorativa, diria que algumas destas pessoas terminam sendo tatuadas, cedendo seu corpo para ampliar essa identidade.
Todo este processo criou, ao longo do século XX, e que persiste no atual, XXI, o que tem sido chamado de “o ser organizacional”, que entrega sua vida ao universo corporativo. Descuidando até mesmo dos seus demais papéis, como indivíduo, família, relação conjugal, vida social, etc. Ou seja, boa parte dos indivíduos descuida de criar e manter uma “identidade pessoal”.
Mas o que temos observado, desde os anos 80, – quando criamos o programa Pós-carreira – preparo para a aposentadoria – no Brasil, é de que estas mesmas atenções e cuidados não são levados em consideração quando do desligamento do funcionário.
Orientar os indivíduos no processo do afastamento corporativo e prepara-lo para esta nova etapa da vida, ainda tem sido raro nas organizações.
O despreparo de muitas destas pessoas tem provocado depressão, separações conjugais e até suicídios.
O tema merece mais atenção ainda se considerarmos que vem aumentando os índices de Longevidade. Que exige de cada um a capacidade de se reinventar ao longo de toda a vida. E não apenas para o emprego ou trabalho.
Interessante registrar a forma como os europeus, do norte da região, dividem o que chamam de três etapas da vida: Preparação para o trabalho; Trabalho e Pós-Trabalho.
E tem constatado de que a última – Pós-trabalho – tem se estendido bem mais do que as etapas anteriores. O que significa o surgimento de novos desafios para toda a humanidade. Situação para a qual, boa parte do ser humano não está preparada.
O mais grave ainda é que toda esta relação de amor, construída ao longo da permanência na empresa, dependendo da forma como foi conduzido seu processo de desligamento, termina se tornando uma relação de ódio.
Ao longo do meu trabalho conheci vários casos de ex-funcionários, cujo afastamento não respeitou a individualidade, levando as pessoas a proibirem toda a família, e amigos, de consumirem produtos ou serviços da empresa.
Para ampliar toda essa dinâmica, é possível constatar que também as corporações desaparecem ou são incorporadas. Já não podem ser vistas como “entidades” imortais. E as próprias carreiras tem se tornado mais curtas além do desaparecimento de algumas atividades, substituídas por formas mais atuais de trabalho.
Portanto, além de captar, integrar, manter e desenvolver os colaboradores, é fundamental provocar o autodesenvolvimento, como uma forma de preparar o indivíduo para que ele assuma sua responsabilidade pela vida, com todos seus desafios para as diferentes etapas.
Este encaminhamento, da parte das corporações, deve instrumentalizar o próprio indivíduo para que assuma algo que é indelegável. Que seja o autor e personagem da sua história de vida.
A tônica deste artigo não é de autoajuda, e muito menos apresentar receitas mágicas. Apenas criar provocações para que tanto as corporações, como os indivíduos, se sintam sensibilizados, e assumam seu papel.
Notícias Técnicas
O ADI nº 1/2025 dispõe sobre a interpretação do Ex 01 do código 8706.00.10 da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados, aprovada pelo Decreto nº 11.158, de 29 de julho de 2022
Faltam poucos dias para o fim de julho e a agenda contábil não para! Conheça as 6 obrigações acessórias que vencem entre domingo (20) e o último dia útil do mês
Instrução Normativa traz as condições para fruição dos benefícios fiscais para empresas exportadoras que tenham projeto aprovado pelo Conselho Nacional das ZPEs
Oportunidade em alta: por que o mercado de condomínios cresce no Brasil
Notícias Empresariais
A inteligência emocional organizacional será, cada vez mais, o que separa empresas que apenas funcionam daquelas que realmente inspiram, transformam e prosperam
Descubra quais habilidades vão dominar o mercado de trabalho brasileiro nos próximos anos e como se preparar para garantir sua empregabilidade
A novidade tende a simplificar a gestão financeira dos empreendedores, mas é preciso analisar quando é vantajoso
Equívocos no recolhimento de tributos, falta de planejamento e desconhecimento da legislação podem resultar em autuações e multas de até 225%
Conheça os principais pontos para não cair em erros e desenquadrar do regime
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional