Atualização altera regras de escrituração, desativa validações, inclui novo campo e antecipa orientações sobre os tributos da Reforma do Consumo
Área do Cliente
Notícia
2,29 bilhões de registros foram expostos em 2022 e Brasil lidera ranking de vazamentos
De acordo com levantamento global, o Brasil é o país com maior volume de dados expostos. Em relação à vulnerabilidade do ambiente VMware ESXi, 34% das organizações haviam aplicado as correções necessárias nos patches. Após a descoberta, esse total subiu para 87%, entretanto, 13% das organizações ainda permanecem expostas
De acordo com levantamento da Tenable 2,29 bilhões de registros foram expostos em 2022, enquanto mais de 800 milhões foram vazados devido à negligência na proteção dos bancos de dados. O relatório anual da companhia sobre o cenário de ameaças no ano passado também destacou que foram expostos 257 terabytes de dados ao redor do planeta, desse número, 112 terabytes apenas no Brasil.
Em relação à vulnerabilidade do ambiente VMware ESXi, que atingiu empresas globais no início de fevereiro, apenas 34% das organizações haviam aplicado as correções necessárias nos patches. Após a descoberta, esse total subiu para 87%, entretanto, 13% das organizações ainda permanecem expostas.
Se comparada a outra vulnerabilidade que também impactou empresas em todo planeta, o Log4j, os níveis de correção apresentam números semelhantes. Segundo dados de telemetria da Tenable, somente 21% das organizações na América Latina remediaram totalmente o Log4J após 1 ano de sua descoberta, ou seja, em dezembro de 2021.
Alexandre Sousa, Diretor de engenharia e arquitetura de Cibersegurança na Tenable para América Latina, avalia que os ataques explorando essas vulnerabilidades continuarão acontecendo e tendem a impactar especialmente as organizações que não têm uma visão de gestão dos riscos. “Eu vejo que teremos um novo Wannacry, porque cada vez mais o criminoso se especializa, contrata pessoas e explora brechas, enquanto as empresas têm pouco investimento para especialização de proteção Cyber”, pontua o executivo durante encontro com a imprensa, que aconteceu hoje (16) em São Paulo.
Para Arthur Capella, diretor-geral da Tenable no Brasil, o principal desafio no gerenciamento de riscos cibernéticos é a dificuldade em priorizar as vulnerabilidades de maior risco, o que resulta em falhas na gestão de patches, mesmo com as correções já publicadas pelas empresas de tecnologia. “Vulnerabilidades não corrigidas representam uma porta aberta para invasores terem acesso dentro de organizações e essa situação é ainda mais grave na América Latina”, comenta.
Principal ameaça
O levantamento da Tenable também apontou que o ransomware seguirá como a principal ameaça das empresas ao longo deste ano. O relatório examinou grupos de ataque prolíficos e suas táticas, que seguem como método mais comum usado em violações bem-sucedidas.
No Brasil, por exemplo, o ransomware foi a causa de mais 52% dos ciberataques, contra 35,4% da média global. O governo foi o segmento mais afetado registrando 42%, seguido pelo varejo (19%) e pelo setor de financeiro e de seguros (9%). Em um cenário global, os segmentos de saúde e assistência social continuam sendo os setores com maior número de casos de violação, com 35,4% de todos os casos analisados.
Na avaliação de Alexandre Sousa, um grupo cibercriminoso sempre vai mirar onde existe alguma vulnerabilidade, ou seja, uma brecha que será a porta de entrada. “Por outro lado, as empresas não podem alimentar o cibercrime pegando, por exemplo, o resgate das informações que foram roubadas na ação. Até porque, a empresa não terá nenhuma garantia de devolução, é um cenário complexo, mas percebemos que as empresas estão buscando meios para evoluir e amadurecer as defesas cibernéticas”, destaca.
Segundo a Tenable Research, foi descoberta uma rede multimilionária impulsionada por dupla extorsão e modelos de ransomware como serviço, o que simplifica o trabalho de criminosos que não têm habilidades técnicas para usar esse tipo de ameaça.
No panorama global, o grupo de ransomware LockBit, um conhecido usuário de táticas de extorsão dupla e tripla, dominou a esfera do ransomware, respondendo por 10% dos incidentes analisados, seguindo pelo grupo Hive (7,5%), Vice Society (6,3%) e BlackCat/ALPHV (5,1%). Já 36% dos incidentes foram de grupos desconhecidos.
Notícias Técnicas
Em recurso na Corte, empresa argumentava que houve erro na decisão que validou a incidência do tributo
A nova lei sancionada pelo governo dispensa revisões médicas periódicas para os segurados do INSS com deficiências permanentes, irreversíveis ou irrecuperáveis
RFB lista com vantagens da escolha do regime tributário integrada ao CNPJ
Abono salarial PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro será liberado na próxima semana de julho
Notícias Empresariais
Negócios que escutam vencem não porque falam mais, mas porque entendem melhor o que realmente importa
A inteligência emocional pode não aparecer no currículo, mas é ela quem sustenta todas as conquistas que vêm depois
A ascensão das apostas esportivas no Brasil trouxe um desafio silencioso, mas crescente, para os departamentos de Recursos Humanos: a ludopatia
Empresas e órgãos públicos buscam soluções que gerem valor real e sustentável
Nova iniciativa quer tirar a burocracia do caminho e criar uma rede de apoio confiável para quem empreende no Brasil
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional