Evoluções do aplicativo oferecem mais segurança e facilidade ao microempreendedor
Área do Cliente
Notícia
Avaliação da equipe como ferramenta de desenvolvimento
A avaliação deve ser quantitativa e qualitativa.
Quando avaliamos alguma situação, estamos comparando aquilo que se apresenta, com o que foi planejado. Por exemplo, quando avalio gastos, contraponho-os com o que foi planejado e verifico se estou gastando mais ou menos do que o esperado.
Todo profissional, ao desempenhar uma função, demonstra quais competências está disponibilizando para a empresa e cabe ao líder avaliar se o desempenho e as competências apresentadas são as que foram contratadas.
Por mais simples que esse processo pareça, não é necessariamente assim que é visto por alguns líderes. Existem os que se incomodam com o processo de avaliação porque sabem que estão julgando seus colaboradores e isso os deixa inconfortáveis, uma vez que não se sentem capazes de fazer tal ação, capaz de impactar enormemente na vida de outras pessoas.
No entanto, exatamente para que o processo não fique subjetivo, apenas em função de opiniões individualizadas, é que existem vários instrumentos. Responsáveis por garantir o máximo possível de objetividade, contam mais com fatos do que opiniões.
De uma forma geral, compõem-se de 2 grandes campos: um deles trata dos aspectos quantitativos, ou seja, o que o profissional se predispôs a alcançar versus o que ele alcançou e uma outra parte, mais qualitativa, que trata dos valores e das competências utilizados para chegar ao resultado, ou seja a maneira como foram alcançados.
Assim, a avaliação deve ser quantitativa e qualitativa. E, ainda, toda avaliação deve pressupor vários olhares para a mesma cena. Quero dizer com isso, que, quanto mais forem as pessoas a avaliarem um determinado profissional mais equilibrada a avaliação será. Por isso é que se faz o que chamamos de avaliação 360 graus. Normalmente o profissional é avaliado por um comitê e, depois, o resultado desta avaliação lhe é informado pelo próprio líder.
Avaliação é sofrimento ou prazer?
Deveria ser puro prazer, mas não é assim que acontece. Todos temos modelos mentais em relação à avaliação. Associamos memórias vindas da exigência estabelecida pelos pais em relação a notas altas, da rigidez de professores, do terror de ser avaliado por um boletim.
Por outro lado, avaliar e dar nota a alguém, também não é nada fácil.
Sendo assim, essa situação gera um pouco de tensão para o avaliado e para o avaliador, quando deveria ser encarada como um presente, pois é um momento de crescimento e desenvolvimento.
A avaliação, enquanto nota ou conceito é muito menos importante do que a conversa que deve acontecer sobre cada item avaliado.
Claro é, que só se avalia o que foi combinado e acordado. A partir daí, o balanço do que foi conseguido e como será possível melhorar é a parte principal da avaliação.
O que fazer após a avaliação?
É dever do líder oferecer ao colaborador feedback estruturado, enfatizando seus pontos positivos, as oportunidades a desenvolver e possíveis sugestões.
Infelizmente, o que acontece na maior parte das empresas é que esse feedback é postergado ao máximo e a avaliação acaba sendo inútil, sendo rebaixada a algo que RH quer que seja feito, ou ainda, para procurar culpados e responsabilizar pessoas pelos possíveis insucessos.
Quando essa distorção acontece, perde-se o real objetivo do processo de avaliação, que é porta para o desenvolvimento e o feedback é uma ferramenta para essa construção. Sem avaliação, falhas no desempenho podem se perpetuar, gerando problemas cada vez mais sérios, até insolúveis. Por outro lado, também pode-se perder a chance de tornar-se um colaborador ainda melhor, ao se destacar seus pontos positivos.
É através de boas avaliações que se identificam os potenciais a serem trabalhados, promoções, transferências e, também possíveis demissões. Sem a avaliação criteriosa, o que prevalece é a vontade de quem tem o poder e é óbvio que não é mais possível que se aceite este tipo de gestão.
Dicas para o processo de avaliação
- Avalie sempre o período completo de tempo e não a última semana
- Seja imparcial, utilizando sempre dados, fatos e indicadores de desempenho claros e contratados anteriormente com o colaborador
- Na devolutiva, só o faça se estiver bem emocionalmente
- Marque um horário específico que não haja interrupções para dar o retorno da avaliação e o feedback para o colaborador
- Desenvolva um plano de ação para cada item considerado menos do que esperava
- Certifique-se que o processo esteja sendo prazeroso tanto para você quanto para o colaborador
- Aproveite o momento da avaliação e peça feedback ao seu colaborador, de tal forma que esse momento fique enriquecido pela contribuição mútua.
A avaliação complementa o ciclo da gestão de pessoas e garante ao líder seu posicionamento justo, ético e sustentável.
Notícias Técnicas
Ferramenta facilita a vida de empresas e cidadãos, reduzindo custos e burocracia, permitindo o acompanhamento e a compreensão do processo regulatório no Brasil
Com a reforma, o CNPJ passa a ser reconhecido como o identificador único das empresas perante União, Estados e Municípios
Reforma Tributária extingue impostos estaduais e municipais e adota modelo de IVA com CBS e IBS entre 2026 e 2033
Unificação de tributos, novas exigências operacionais e mudanças no fluxo de caixa exigem revisão criteriosa dos honorários para garantir sustentabilidade
Notícias Empresariais
O Curiosity Curve ensina líderes a sair da certeza absoluta para decisões mais empáticas e inovadoras
A inflação de cargos é a tendência que muitas empresas seguem, oferecendo aos seus colaboradores altos cargos e impondo-os sem qualquer impacto real no desenvolvimento profissional ou mesmo na remuneração
CHRO da Redarbor Brasil explica como transformar choque de mentalidades em vantagem competitiva com ações práticas de RH
Profissionais relatam insegurança, cansaço e perdas familiares com retorno ao presencial e preferem deixar o emprego a perder o home office
Prazo vai até 30 de setembro e renegociação pode evitar maiores dores de cabeça
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional