Com o debate sobre novas regras no PAT, empresas de benefícios precisam inovar e expandir suas soluções para fortalecer a experiência do colaborador
Área do Cliente
Notícia
Entenda como PMEs podem gerenciar crises nas redes sociais e a importância disso
Empresas devem entender que monitoramento constante é uma forma de ficar antenado para responder prontamente.
Com o avanço da internet e das redes sociais, cria-se um terreno fértil entre pequenas e médias empresas (PMEs) e clientes, apesar disso, ao mesmo tempo que facilitam uma aproximação, trazem desafios.
Diante disso, saber como gerenciar momentos de crise é uma habilidade fundamental para preservar a imagem e a confiança da PME.
Diante desse cenário, veja algumas recomendações de especialistas sobre como fazer isso.
Monitoramento do público
O primeiro passo para lidar com uma crise é saber que ela está acontecendo.
De acordo com o professor de marketing, Benjamin Rosenthal, “caso uma determinada publicação em uma rede social tenha muitos comentários e a maior parte seja negativa, a empresa está vivendo uma crise".
“Essas ferramentas trabalham 24 horas por dia e a empresa pode saber que algo deu errado em poucas horas. Então, é possível criar um plano de ação”, acrescenta o especialista.
Além disso, o também professor de marketing, Diego Oliveira, “esse monitoramento deve ser feito frequentemente, já que o internauta pode se comunicar com a marca a qualquer momento do dia. A organização deve estar sempre preparada”.
Tempo ideal de resposta
Diante disso, não há um tempo certo para se posicionar nas redes sociais em um momento de crise, porém Oliveira explica que a internet é ágil e, por isso, espera respostas rápidas.
“Nem sempre a empresa tem um posicionamento imediato. Neste caso, ela deve avisar que está ciente da situação e discutir a questão internamente para levar um retorno ao público posteriormente”, afirma.
Além disso, as próprias interações dos internautas podem auxiliar a empresa a chegar a uma solução.
"É importante sempre deixar claro que a empresa entende que errou e tem uma solução para a questão. Pedir desculpas é a melhor maneira de continuar abrindo portas e manter uma boa relação com o consumidor."
Um ponto que ambos os especialistas citaram é que, mesmo em casos em que as empresas não concordem com o posicionamento do público, é importante reconhecer que a ação gerou um ruído de comunicação.
Respostas prontas
Segundo Oliveira, a tecnologia pode ser uma aliada no atendimento ao consumidor, por exemplo, com chatbots que acabam solucionando questões básicas de comunicação no dia a dia.
Apesar dessa facilidade, as marcas não devem se esquecer do relacionamento com os consumidores, entendendo como se relacionar com o indivíduo e criar com ele uma conexão."
“Quando é um comentário negativo, não basta apenas copiar e colar uma resposta. A empresa deve entender de onde está vindo cada reclamação, por que ela está sendo feita e, com base nisso, criar um plano de ação para respondê-lo adequadamente”, afirma Oliveira.
Conforme explica Oliveira, essa resposta mais humanizada auxilia a marca a se relacionar melhor com seus clientes e criar com eles uma conexão.
Com informações do Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Notícias Técnicas
Veja mudanças da Nota Técnica NFe 2025.002 e como preparar seu sistema
Plataforma criada para modernizar e facilitar o acesso aos serviços da Receita Federal está em constante evolução com a incorporação de novas funcionalidades
Descubra as mudanças no desenquadramento do MEI com a nova atualização do sistema Simei. Flexibilidade aumentada!
O Comitê Permanente para CP CASP do CFC se reuniu nos dias 23 e 24 de abril na sede do Conselho, e teve como principal pauta a revisão das IPSAS
Notícias Empresariais
Entenda as regras sobre o descanso no 1º de maio e saiba quando a compensação é necessária
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira, 28, que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) se tornou um problema orçamentário
O presidente do Banco Central considera que o peso do cenário em que as tarifas deslocariam a curva de oferta perdeu força
Bolsa sobe 0,2% e continua no maior nível desde setembro
A missão de encontrar os futuros líderes de uma organização nunca foi tão desafiadora para os departamentos de Recursos Humanos
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.