A Secretaria da Fazenda publicou a versão 1.52 da Nota Técnica 2018.005, que trata das alterações no leiaute da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)
Área do Cliente
Notícia
Bloquinho dos impostos: os 5 itens mais tributados do Carnaval
Levantamento da ACSP aponta que os itens de carnaval podem ter até 57% de impostos
Os foliões que vão às compras para o Carnaval podem pagar quase 57% de impostos sobre alguns produtos típicos da festa. Um levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base na tabela do Impostômetro, aponta que itens como whisky, chope e fantasias estão entre os mais tributados no estado de São Paulo.
O whisky lidera a lista, com 56,40% de impostos . Na sequência, aparecem o chope (44,39%), a máscara de lantejoulas (46,38%) e a fantasia de Carnaval (45,66%). Outros itens populares na festa também têm tributações elevadas, como bijuterias (42,43%) e colares havaianos (38,97%).
Para Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, o impacto desses tributos pode ser reduzido com alternativas criativas.
"Para quem não deseja desembolsar 45,66% em impostos nas fantasias, reutilizá-las ou improvisar pode ser uma boa opção", afirma. Este é um trecho original publicado em Exame.com. Leia a matéria completa em https://exame.com/invest/minhas-financas/bloquinho-dos-impostos-os-5-itens-mais-tributados-do-carnaval/?utm_source=copiaecola&utm_medium=compartilhamento
Impostos altos e sem justificativa clara
Segundo o economista, a alta carga tributária no Brasil incide sobre o consumo em geral, mas, no caso de bebidas alcoólicas, há o argumento de desestimular o consumo excessivo. No entanto, produtos como máscaras e fantasias também possuem tributações elevadas sem uma justificativa aparente.
“A carga tributária brasileira é equivalente à da Grã-Bretanha, mas nossa renda por habitante é bastante inferior à dos países desenvolvidos”, explica Gamboa.
Notícias Técnicas
Ajuste SINIEF 15/2025 estabelece novas regras para correção de erros em notas fiscais eletrônicas a partir de setembro, com prazo de até 168 horas após a entrega
Novo serviço da Receita Federal permite parcelamento em até 60 vezes, via internet, para GFIP
Contadores precisam atualizar seus sistemas para evitar interrupções no envio de dados
Entenda como o novo sistema tributário afeta os custos, margens e o valor de mercado das companhias
Notícias Empresariais
Abordagem emocional mostra como líderes e empreendedores podem usar o arrependimento para crescer, aprender e se conectar com mais empatia
Hackers desviam R$ 1 bilhão do sistema financeiro e tentam converter valores em criptoativos
Cenário de instabilidade faz companhias buscarem executivos com nível de qualificação altamente elevado, tornando os processos seletivos mais complexos, com mais etapas, maior número de candidatos e de entrevistas
Saiba 5 dicas para uma gestão contábil eficiente para esses negócios
Software de RH com IA melhora resultados de seleção e experiência do candidato
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional