Evoluções do aplicativo oferecem mais segurança e facilidade ao microempreendedor
Área do Cliente
Notícia
Desafios e oportunidades para o comex brasileiro em tempos de 'trumpismo'
Evento conjunto da SP Chamber e do CECIEx na ACSP vai abordar o panorama atual do comércio exterior e os caminhos para o Brasil se destacar em meio à guerra comercial global em curso entre Estados Unidos e China
De um lado, os Estados Unidos acabam de registrar sua primeira contração econômica desde 2022 por conta de suas medidas tarifárias. De outro, a atividade industrial da China também contraiu em abril com as tarifas impostas pelo presidente norte-americano Donald Trump para proteger a indústria americana, elevando em bilhões de dólares os produtos estrangeiros.
Nesse contexto, em que o país asiático acaba de receber diversos navios de soja do Brasil e declarar que "não precisa da produção agrícola dos EUA", como o comércio exterior brasileiro pode vencer os desafios - e aproveitar as oportunidades que podem surgir desse duelo comercial de gigantes?
Essa e outras temáticas que afetam o comex nacional serão abordadas no seminário "Panorama do Comércio Exterior Brasileiro - 'Tarifaço' de Trump: As Oportunidades e os Efeitos Colaterais para o Brasil", que será realizado na próxima terça-feira, 6/5, às 10h, pela SP Chamber of Commerce, braço de comércio exterior da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em conjunto com o Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (CECIEx).
Nele, os especialistas Lucas Ferraz, ex-secretário de Comércio Exterior do MDIC e atual Diretor do Centro de Estudos de Negócios Globais da FGV, e Luiz Carlos Szymonovicz, superintendente de Compliance e Governança da FUNCEX, e presidente da Comissão de Comércio Exterior da OAB-SP, vão abordar como o Brasil pode se encaixar no atual cenário global, e como a guerra comercial iminente pode afetar o país de forma negativa ou positiva em diversas áreas.
Também serão abordados redirecionamento dos fluxos comerciais, mudanças nas políticas comerciais globais e como conflitos internacionais afetam as cadeias de valor. "O aumento da complexidade do cenário global atual, em que pesem os riscos, pode significar novas oportunidades para o Brasil", sinaliza Ferraz.
"Estamos em guerra comercial? A reforma tributária afetará seus negócios? É indispensável uma revisão geral de todos os contratos e relações comerciais da empresa como forma de projeção de números, efeitos e de planejamento - uma importante medida de geração de mais-valia e ampliação de oportunidades nesse contexto", destaca Szymonovicz.
Coordenadora de Comércio Exterior da ACSP, Rita Campagnoli reforça a importância do evento para a compreensão do atual cenário internacional que, de alguma forma afetará o comercio exterior brasileiro.
"É de fundamental importância estar preparado para enfrentar os desafios, mas também aproveitar as oportunidades que surgirão."
Para participar e entender melhor os desdobramentos do 'tarifaço', e também saber adaptar os negócios em um novo contexto geopolítico global, inscreva-se aqui.
Notícias Técnicas
Ferramenta facilita a vida de empresas e cidadãos, reduzindo custos e burocracia, permitindo o acompanhamento e a compreensão do processo regulatório no Brasil
Com a reforma, o CNPJ passa a ser reconhecido como o identificador único das empresas perante União, Estados e Municípios
Reforma Tributária extingue impostos estaduais e municipais e adota modelo de IVA com CBS e IBS entre 2026 e 2033
Unificação de tributos, novas exigências operacionais e mudanças no fluxo de caixa exigem revisão criteriosa dos honorários para garantir sustentabilidade
Notícias Empresariais
O Curiosity Curve ensina líderes a sair da certeza absoluta para decisões mais empáticas e inovadoras
A inflação de cargos é a tendência que muitas empresas seguem, oferecendo aos seus colaboradores altos cargos e impondo-os sem qualquer impacto real no desenvolvimento profissional ou mesmo na remuneração
CHRO da Redarbor Brasil explica como transformar choque de mentalidades em vantagem competitiva com ações práticas de RH
Profissionais relatam insegurança, cansaço e perdas familiares com retorno ao presencial e preferem deixar o emprego a perder o home office
Prazo vai até 30 de setembro e renegociação pode evitar maiores dores de cabeça
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional