Contribuintes com débitos em contencioso administrativo têm até 31 de outubro de 2025 para aderir à transação com descontos e parcelamento especial
Área do Cliente
Notícia
Mais de 31 mil empresas entraram com pedidos de recuperação judicial na última década, aponta estudo
Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar no ranking dos estados com maior número de empresas em RJ
Um levantamento inédito realizado pela Predictus mostra que 31.773 empresas recorreram à recuperação judicial no Brasil entre 2015 e o início de 2025. O dado revela a dimensão da crise de solvência enfrentada pelo setor empresarial no país, agravada por choques econômicos, mudanças de mercado e, especialmente, pelos efeitos da pandemia de Covid-19.
No período analisado, foram registrados 48.205 processos de recuperação judicial, atingindo diretamente mais de 33 mil empresas credoras, o que eleva para quase 66 mil o número total de companhias envolvidas nesses processos. O ano de 2017 foi o pico histórico em pedidos, seguido de um novo salto em 2020, no início da pandemia, com níveis persistentemente elevados até 2024.
“Os números refletem não só a instabilidade macroeconômica, mas também desafios estruturais de gestão e adaptação enfrentados por empresas de todos os portes”, afirma o fundador da Predictus, Hendrik Eichler.
A pesquisa revela que o problema não está restrito às micro e pequenas empresas. A maioria dos pedidos partiu de companhias classificadas como “Demais” – ou seja, médias e grandes –, com idade média de 34,6 anos, muitas com faturamento superior a R$ 100 milhões e quadro funcional de centenas a milhares de empregados.
“A predominância do porte 'demais', a idade média elevada e os números expressivos de receita e funcionários para muitas dessas empresas desafiam a percepção comum de que a recuperação judicial é primariamente para pequenos negócios em dificuldades. A presença substancial de Sociedades Anônimas (abertas e fechadas) indica dificuldades mesmo em formas corporativas mais estruturadas. Isso sugere que problemas sistêmicos, rupturas de mercado ou má gestão de longo prazo são causas prováveis, em vez de apenas desafios de negócios em estágio inicial. A falha de tais empresas pode ter efeitos em cascata maiores nas cadeias de suprimentos e no emprego”, aponta Eichler.
O estudo ainda aponta que 3.900 empresas recorreram a mais de um processo de RJ, sugerindo dificuldades crônicas ou reestruturações mal-sucedidas. Outro dado do estudo indica um avanço na modernização do sistema judicial, já que 91% dos processos são digitais.
Recuperação judicial pelo Brasil
A Região Sudeste concentra 71% dos casos de recuperação judicial, com destaque para São Paulo (12.747) e Rio de Janeiro (6.208), seguidos por Rio Grande do Sul (3.597), Minas Gerais (2.726) e Paraná (1.339). Somados, os quatro principais estados respondem por aproximadamente 77% de todas as empresas em RJ, evidenciando uma extrema concentração. Esta distribuição espelha de perto a concentração econômica do Brasil, particularmente no Sudeste.
No panorama das cidades, São Paulo lidera com 6.412 casos, seguida por Rio de Janeiro (4.823), Porto Alegre (1.081), Belo Horizonte (768) e Brasília (600). Apenas estas cinco cidades respondem por 43,07% de todos os casos de RJ. Capitais e grandes áreas metropolitanas são os epicentros dos pedidos de recuperação judicial.
Setores mais afetados
Entre os setores mais afetados estão a Indústria (7.564 empresas), o Varejo (6.923) e a Comunicação (3.441), com destaque para os impactos do caso da Oi S.A., que sozinho responde por milhares de processos.
Setores como o de supermercados viram um aumento nos pedidos de RJ durante e após a pandemia, potencialmente devido a interrupções na cadeia de suprimentos, inflação e mudança nos hábitos de consumo. Em contraste, a construção civil experimentou uma queda inicial. Isso evidencia que a pandemia não foi um choque monolítico; criou distintos vencedores e perdedores, ou pelo menos, diferentes cronogramas de dificuldades financeiras.
Notícias Técnicas
Contribuintes que nos últimos dias tiveram problemas de conexão com o Web Service da EFD-Reinf, por não estarem utilizando protocolo TLS 1.2 ou versões superiores, devem tentar novamente
Versão 11.3.0 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
A parada tem por objetivo manutenção programada do sistema e ocorrerá no dia 26/07/2025, das 21h às 06h do dia seguinte
Ferramenta reúne informações da PNAD Contínua, Rais e Caged em uma única plataforma e permite análises detalhadas por escolaridade, raça, gênero, idade e território
Notícias Empresariais
Desenvolver atitudes internas sólidas não só protege a saúde mental do empreendedor — como fortalece o próprio negócio
Negócios com propósito sobrevivem às crises, atraem talentos melhores, fidelizam clientes e constroem legados
Nova taxação de 50% imposta por Trump afeta setores como petróleo, aço, ferro e aeronaves e pode desacelerar economia brasileira
A retenção de talentos se tornou um dos principais desafios para as empresas brasileiras
Em um país onde a carga tributária é uma das mais altas do mundo e o sistema fiscal é reconhecido pela sua complexidade, buscar alternativas legais para reduzir impostos deixou de ser apenas uma vantagem competitiva
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional