Contribuintes com débitos em contencioso administrativo têm até 31 de outubro de 2025 para aderir à transação com descontos e parcelamento especial
Área do Cliente
Notícia
Maceió debate os rumos da profissão contábil com nomes internacionais
Líderes de entidades contábeis do Brasil, de Portugal, dos Estados Unidos, da Bolívia e da Argentina estarão reunidos em Maceió, Alagoas, nos dias 12 e 13 de março, para o Seminário Regional Interamericano de Contabilidade.
Líderes de entidades contábeis do Brasil, de Portugal, dos Estados Unidos, da Bolívia e da Argentina estarão reunidos em Maceió, Alagoas, nos dias 12 e 13 de março, para o Seminário Regional Interamericano de Contabilidade. O evento tem como objetivo estimular a discussão e a reflexão sobre temas atuais, além de apresentar novas perspectivas para a profissão contábil. A expectativa é que cerca de 500 pessoas, entre profissionais e estudantes, participem da programação.
Um dos temas a ser abordado será a importância das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS, na sigla em inglês), adotadas pelo Brasil em 2010. O assunto será discutido pelo doutor Fábio Moraes, representante do Brasil no International Accounting Education Standards Board (IAESB), órgão internacional dedicado à elaboração de normas de educação na área de contabilidade. O painel será coordenado pela controladora-geral do Estado de Alagoas, contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim.
Segundo Bugarim, que é contadora e também está à frente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e foi presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) nas gestões 2006 a 2009, o seminário é de grande importância para a cidade. “É importante que os debates não fiquem restritos apenas ao eixo Rio-São Paulo. Precisamos discuti-los também em outras regiões, com o objetivo de criar oportunidades de atualização profissional, a exemplo do que ocorreu ano passado em Campina Grande, na Paraíba, quando cerca de mil pessoas da cidade e região acompanharam a rica programação durante o Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade”, afirma.
A profissão contábil também será debatida sob a ótica do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA, na sigla em inglês). Jim Knafo, membro do instituto, falará ao público com a coordenação do presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Idésio da Silva Coelho Júnior. O AICPA trabalha para estabelecer padrões éticos da profissão nos Estados Unidos e representa os profissionais no Congresso. Em seguida, Joseph Bryson, da Federação Internacional de Contadores (IFAC, na sigla em inglês), palestra, em espanhol, sobre La Creación de Capacidad, La Promoción de la Calidad (Criação da Capacidade e Promoção da Qualidade), com a coordenação da técnica oficial de contas Lucia Maria Portela, de Portugal.
A programação ainda conta com o tema Ética, Mensuração e Certificação Profissional, que será debatido, também, em espanhol. Os presidentes Antonio Domingos de Azevedo, da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (Otoc), de Portugal; e Gustavo Gil Gil, da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), da Bolívia, debatem o tema, sob a coordenação de Jorge José Gil, da Federação Argentina de Conselhos Profissionais de Ciências Econômicas (FACPCE).
Para o presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, a contabilidade tem contribuído para importantes avanços no País e no mundo. “Na década passada, muitos não acreditavam, por exemplo, na convergência das normas internacionais. Isso hoje já é uma realidade. Temos um bom cenário quando olhos o futuro. Com a certeza do aprendizado contínuo, por meio da Educação Continuada, e da realização de exames de qualificação profissional, a exemplo do Exame de Suficiência, no Brasil, e do Exame CPA, nos Estados Unidos, acredito que alcançaremos colocações ainda mais importantes para a profissão”, destaca.
Martonio fará a abertura do seminário no dia 12, com a participação da controladora-geral do Estado de Alagoas Maria Clara Cavalcante Bugarim, além dos presidentes Juarez Domingues (Fundação Brasileira de Contabilidade), Idésio da Silva Coelho (Ibracon), Mário Emir Berti (Fenacon), entre outros.
O evento é realizado pelo CFC, pelo Conselho Regional de Contabilidade da Alagoas (CRCAL) e da AIC, com apoio da Abracicon, FBC, AICPA, IFAC e OTOC.
Serviço:
Seminário Regional Interamericano de Contabilidade
Data: 12/03, das 15h às 19h (credenciamento); 19h às 21h (abertura); 13 de março, das 9h às 17h (palestras);
Local: Hotel Jatiúca – Rua Dr. Mário Nunes Vieira, 220, Mangabeiras – Maceió.
Tema: Novas Perspectivas da Profissão Contábil.
Valores: R$ 200 (profissionais) e R$ 100 (estudantes).
Inscrições: http://aic.cfc.org.br/.
Notícias Técnicas
Contribuintes que nos últimos dias tiveram problemas de conexão com o Web Service da EFD-Reinf, por não estarem utilizando protocolo TLS 1.2 ou versões superiores, devem tentar novamente
Versão 11.3.0 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
A parada tem por objetivo manutenção programada do sistema e ocorrerá no dia 26/07/2025, das 21h às 06h do dia seguinte
Ferramenta reúne informações da PNAD Contínua, Rais e Caged em uma única plataforma e permite análises detalhadas por escolaridade, raça, gênero, idade e território
Notícias Empresariais
Desenvolver atitudes internas sólidas não só protege a saúde mental do empreendedor — como fortalece o próprio negócio
Negócios com propósito sobrevivem às crises, atraem talentos melhores, fidelizam clientes e constroem legados
Nova taxação de 50% imposta por Trump afeta setores como petróleo, aço, ferro e aeronaves e pode desacelerar economia brasileira
A retenção de talentos se tornou um dos principais desafios para as empresas brasileiras
Em um país onde a carga tributária é uma das mais altas do mundo e o sistema fiscal é reconhecido pela sua complexidade, buscar alternativas legais para reduzir impostos deixou de ser apenas uma vantagem competitiva
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional