O resultado dessa verdadeira ruptura em relação à sistemática processual e à própria estrutura do Poder Judiciário no Brasil é a suspensão de um número indeterminado de processos trabalhistas
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Juceal aposta na automação como futuro do registro empresarial
Os problemas no Junta Digital que apareciam eram resolvidos aos poucos com aberturas de casos com o suporte do sistema.
“A realidade é outra. Tivemos um início movimentado, mas estamos conseguindo seguir em frente e com melhorias”. Com quase quatro meses de mandato, o presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), Carlos Araújo, ressalta a adequação ao cargo e não esconde as dificuldades iniciais na posição. Consciente sobre o aumento de atendimentos diários no órgão e de processos protocolados nos últimos meses, o gestor confia na automação dos serviços para simplificar o registro empresarial e defende o diálogo aberto com os clientes e parceiros da Juceal.
Desde novembro de 2011 compondo a diretoria do órgão, na qual ocupou o cargo de secretário geral antes de assumir a presidência, o gestor exalta a nova experiência. “Estou totalmente adaptado. A estrutura interna já conhecia, como novidade houve o contato com a parte externa, como os órgãos parceiros. Mas quando você conhece o produto realmente, não fica difícil falar sobre ele”, afirma Araújo.
Ele evidencia a última pesquisa de satisfação realizada com os clientes em abril e enfatiza o contato com os usuários dos serviços do órgão, ressaltando que críticas, sugestões e elogios feitos no documento são ouvidos e servem para avaliar o trabalho realizado e as perspectivas futuras.
Pontos de maiores críticas dos clientes, o tempo de espera no atendimento presencial e cumprimento de prazos de entregas de documentos foram lembrados pelo presidente como fatores em constante observação pelo órgão e com melhorias já aparentes.
“Nos primeiros meses, o número de atendimentos na Junta triplicou em relação aos últimos meses do ano passado, chegando a 171 atendimentos diários. Isto aconteceu principalmente devido à adequação de empresas ao Supersimples e dúvidas relacionadas a parceiros da Redesim [Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios]. Com o fim do prazo e capacitação de novos atendentes, o tempo médio foi diminuindo e hoje está regular”, explica.
Quanto às críticas ao prazo para saída de documentos, o presidente reitera a estabilização do novo sistema Junta Digital, que permite o fluxo totalmente online de processos empresariais pelo órgão, e garante a diminuição do prazo de 48h para a retirada.
“Os problemas no Junta Digital que apareciam eram resolvidos aos poucos com aberturas de casos com o suporte do sistema. Hoje, o Junta Digital está praticamente consolidado. Outros problemas de sincronização com sistemas dos órgãos parceiros, como aconteceu com a nova versão do sistema da Receita Federal, também foram resolvidos e a troca de informações entre eles acontece sem erros. Mesmo com a reforma na sede da Junta, que ainda não foi finalizada, conseguimos manter o deferimento dos processos através do teletrabalho e todas essas melhorias, que foram acontecendo gradativamente, já dão sinais positivos. Hoje existe processo que sai antes das 48h estipuladas”, completa.
Com o objetivo de dar continuidade à modernização do órgão e estreitar a relação com o cliente, Araújo destaca que a chave para atingir os objetivos é continuar capacitando e investir na tecnologia digital.
“Em abril realizamos uma capacitação com os usuários do Junta Digital dos municípios alagoanos e pretendemos realizar também com os clientes a fim de diminuir dúvidas, como é feito periodicamente. Temos também que aprimorar e acreditar sempre na tecnologia para facilitar a vida dos clientes. A Juceal é referência por essas tecnologias implantadas, que é a chave também para facilitar o trabalho dos nossos servidores. É um trabalho que é feito para dar transparência e publicidade aos processos no menor tempo possível”, conclui.
A Juceal está na fase de manutenção e melhorias da Redesim, projeto que o estado foi pioneiro ao ser a primeira unidade federativa a implantar e habilitar em todos os seus municípios. A interface da rede é o Portal Facilita Alagoas, ferramenta responsável pelo início dos processos de abertura, alteração e baixa empresarial, e ponte inicial para o Junta Digital.
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