Atualização altera regras de escrituração, desativa validações, inclui novo campo e antecipa orientações sobre os tributos da Reforma do Consumo
Área do Cliente
Notícia
AM - Erros na documentação atrasam abertura de empresas
Tempo médio para abertura de uma empresa na Jucea é de um a três dias, se a documentação estiver correta.
Pelo menos 12% das pessoas que procuram a Junta Comercial do Amazonas (Jucea-AM), diariamente, para abrir uma empresa são obrigadas a voltar para casa sem conseguir dar entrada no processo, por causa de erros na documentação, segundo estimativas do órgão, que atende cerca de 200 pessoas, por dia.
Os erros vão desde a falta de documentos até o preenchimento incorreto de dados pessoais. De acordo com o secretário-geral da Jucea, Edmilson da Silva Barbosa, os erros mais comuns dizem respeito ao preenchimento das guias de cadastro.
“As pessoas erram no básico, como no preenchimento do campo de objetivos, por exemplo. Um erro bastante comum acontece na hora de selecionar o setor no preenchimento no Cnae (Classificação Nacional de Atividade Econômica). A pessoa acha que está dentro de uma determinada categoria e a coloca no cadastro. Mas não se dá conta de que a atividade que ela pretende exercer corresponde a outra categoria”, conta.
Para agilizar o processo, a Junta Comercial começou a testar, no último dia 18, um sistema de notificação por e-mail. “Quando o empresário vem se cadastrar, nós passamos a registrar o e-mail dele. Assim, quando pegamos a documentação e verificamos que falta alguma coisa, é enviada uma notificação para o cliente e, na mesma tarde, ele já sabe que tem alguma coisa errada. Do dia 18 de janeiro até o dia 24 já registramos erros em 67 ”, explica Edmilson Barbosa.
O tempo médio para abertura de uma empresa na Jucea é de um a três dias, se todas as documentações estiverem corretas e dependendo do tipo de empresa a ser constituída, segundo informou o secretário. No ano passado, a Jucea registrou a abertura de 6.178 empresas e o fechamento de 1.203 pontos comerciais.
O processo da Jucea leva em média três dias para ser finalizado, mas o tempo necessário para reunir todos os documentos necessários para se abrir uma empresa no Amazonas pode levar até 120 dias.
“O que mais tem demorado para sair é a certidão do Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), você fica amarrado por uns 40 ou 60 dias. Já tive caso de cliente que desistiu de abrir a empresa por causa da demora neste processo”, queixou-se o contador José Maria da Silva.
A reclamação era a mesma da contadora Luzicléia Menezes, “no Jucea até que é rápido, se estiver com todas as documentações certinhas. No Implurb é que é demorado”, disse.
Tempo
A assessoria de comunicação do instituto informou que o processo de emissão do Habite-se, documento exigido pela Secretaria Municipal de Finanças e Controle Interno (Semef) para a emissão do alvará de funcionamento, leva em média 40 dias. Segundo a assessoria, o processo é demorado pois exige a análise e aprovação de outras instâncias, como do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).
O Implurb informou ainda que o instituto iniciou uma uma campanha, que irá durar 180 dias, para facilitar a emissão do Habite-se tanto para pessoas físicas como jurídicas, com descontos que podem chegar a 60%. O documento pode ser solicitado no regime especial da campanha na sede do Implurb, que fica na Av. Brasil, n° 2971, no bairro Compensa, zona oeste.
Notícias Técnicas
Em recurso na Corte, empresa argumentava que houve erro na decisão que validou a incidência do tributo
A nova lei sancionada pelo governo dispensa revisões médicas periódicas para os segurados do INSS com deficiências permanentes, irreversíveis ou irrecuperáveis
RFB lista com vantagens da escolha do regime tributário integrada ao CNPJ
Abono salarial PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro será liberado na próxima semana de julho
Notícias Empresariais
Negócios que escutam vencem não porque falam mais, mas porque entendem melhor o que realmente importa
A inteligência emocional pode não aparecer no currículo, mas é ela quem sustenta todas as conquistas que vêm depois
A ascensão das apostas esportivas no Brasil trouxe um desafio silencioso, mas crescente, para os departamentos de Recursos Humanos: a ludopatia
Empresas e órgãos públicos buscam soluções que gerem valor real e sustentável
Nova iniciativa quer tirar a burocracia do caminho e criar uma rede de apoio confiável para quem empreende no Brasil
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional