Restituições no Simples agora exigem Pix; regra vale desde 9 de junho e não permite pedidos referentes a tributos pagos há mais de 5 anos.
Área do Cliente
Notícia
Aberta a temporada dos parcelamentos de débitos tributários em SP
Contribuintes paulistas poderão parcelas dívidas com ISS, IPTU, IPVA. IPTU e taxas, como a de Fiscalização de Estabelecimentos, com redução de multas e juros no pagamento em parcela única
A Assembleia Legislativa aprovou na noite de terça feira projeto de autoria do governo estadual que altera as regras do processo administrativo, estende a isenção do IPVA a deficientes e cria o Programa de Parcelamento de Débitos (PPD).
O projeto institui o programa de renegociação de débitos tributários relativos ao IPVA e ITCMD inscritos em Dívida Ativa, ajuizados ou não, decorrentes de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2016, com redução de multas e juros para o pagamento à vista.
Nos casos de débito tributário e pagamento em parcela única, o contribuinte terá redução de 75% do valor atualizado das multas punitivas e de 60% do valor dos juros.
Na hipótese de parcelamento, haverá redução de 50% do valor das multas e de 40% no valor dos juros.
Para os débitos não tributários e as multas impostas em processo criminal, o projeto prevê redução de 75% do valor dos encargos moratórios incidentes sobre a dívida principal, no caso de pagamento único.
Se optar pelo parcelamento, o contribuinte terá uma redução de 50% do valor atualizado dos encargos moratórios.
Pelo projeto, serão isentos do IPVA pessoas com deficiência visual, mental severa ou profunda, além de autistas. Atualmente, somente são dispensadas de pagar o imposto as pessoas com deficiência física.
O benefício será estendido ao condutor do veículo, independentemente de ter ou não a deficiência.
O PL 253 ainda depende de sanção do governador.
DÍVIDAS COM IMPOSTOS MUNICIPAIS
No âmbito municipal, a Prefeitura de São Paulo abriu o Programa de Parcelamento Incentivado (PPI), visando a regularização de débitos relativos ao ISS, IPTU, Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos, entre outros.
Com o PPI, pessoas físicas e jurídicas poderão quitar débitos tributários e não tributários, ocorridos até 31 de dezembro de 2016.
Também será possível incluir saldos de débitos já incluídos em parcelamento em andamento. Ficam de fora do programa apenas as multas de trânsito e as contratuais.
Ao aderir ao programa, o contribuinte terá a oportunidade de reduzir em 85% o valor dos juros de mora incidentes sobre débito principal, na hipótese de pagamento em parcela única.
Se optar pelo parcelamento, a redução será de 60% no valor atualizado dos encargos moratórios incidentes sobre o débito principal. No caso de débitos tributários, os descontos na multa são de até 75%.
O parcelamento poderá ser realizado em até 120 vezes. As parcelas serão atualizadas pela taxa Selic acumulada, acrescidas de 1% para o mês do pagamento.
Os valores mínimos das parcelas são de R$ 50,00 para pessoas físicas e R$ 300,00 para pessoas jurídicas.
Notícias Técnicas
Tributação pode reduzir a margem de lucro no e-commerce, mas uma atuação contábil estratégica pode transformar esse impacto em vantagem competitiva
A tecnologia impulsiona a profissão, mas exige adaptação contínua para prosperar no mercado
Conheça os direitos garantidos pela CLT e o cuidado com a saúde neste tipo de jornada
Mirella Pedrol Franco, do Granito Boneli Advogados, analisa os impactos da mudança para as empresas
Notícias Empresariais
O que transforma essa visão em realidade não é só planejamento — é a capacidade emocional de sustentar a jornada com consistência
Capaz de processar muito mais informações que os seres humanos, a inteligência artificial já é uma realidade na gestão de recursos
Você já se viu diante do desafio de montar um time e ficou na dúvida sobre qual perfil de profissional escolher
O empresário não consegue prosperar sozinho; a riqueza que gera é compartilhada por muitos. O que faz o empresário é, em síntese, organizar a produção
Diante da dificuldade de cortar gastos, o governo apela para aumentos de impostos feitos no susto
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional