O Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), disponibilizou nesta semana um novo módulo de parcelamento de débitos no sistema FGTS Digital
Área do Cliente
Notícia
Capital de giro de empresas com fundo de pensão é salvo por medida provisória
As empresas que receberem repasses dos fundos de pensão que patrocinam somente terão de pagar imposto após a entrada efetiva do dinheiro no caixa
Karin Sato
As empresas que receberem repasses dos fundos de pensão que patrocinam somente terão de pagar imposto após a entrada efetiva do dinheiro no caixa, graças a uma medida provisória publicada na semana passada no DOU (Diário Oficial da União).
A medida concede R$ 100 bilhões ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O objetivo é apoiar as empresas que, por conta da crise financeira internacional, passam por problemas de caixa.
Segundo o subsecretário de Tributação da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, a medida foi necessária. "Em um ambiente de crise, o governo precisa se adequar e deixar as empresas com mais dinheiro para investir e gerar empregos", afirmou.
Ele afirmou ainda que não é possível estimar o tamanho da renúncia fiscal provocada pelo adiamento do pagamento dos tributos. Porém, ele afirmou que a perda de receita para este ano não será grande. "As receitas de impostos sobre os repasses dos fundos de pensão são consideradas atípicas. Por isso, o impacto fiscal não é relevante e não afetará as estimativas de arrecadação para 2009".
O que mudou
Segundo explicação da Agência Brasil, até o momento, as empresas que recebem parte dos ganhos dos respectivos fundos de pensão pagavam Imposto de Renda, CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e PIS/Cofins (Programa de Integração Social/ Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) assim que o montante era registrado no balanço, mesmo sem ter entrado no caixa.
Em outras palavras, elas pagavam tributos uma única vez, sobre recursos cujo ingresso pode ser diluído em vários anos. Como consequência, tinham de tirar dinheiro de outras receitas para pagar os tributos, o que implicava na perda de capital de giro.
"Em um contexto de crescimento econômico, isso não seria prejudicial às empresas, mas em época de crise, várias delas teriam de tirar dinheiro de onde não têm, para arcar com os pagamentos de tributos", explicou Barreto.
Agora, com a medida provisória, o imposto somente será pago após a publicação do balanço seguinte à entrada das sobras dos fundos de pensão. Barreto, no entanto, esclareceu que a medida não trata de redução da carga tributária: "Isso aqui não chega a ser uma desoneração, porque só mudamos o prazo do pagamento".
Transferências
Em setembro do ano passado, a Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Previdência autorizou os fundos fechados de pensão a repassarem parte dos ganhos com aplicações financeiras para as empresas que os patrocinam. As transferências podem ser feitas no prazo mínimo de 36 meses.
A medida vale tanto para os fundos de pensão de estatais como de empresas privadas. Entre os principais fundos fechados de pensão públicos estão a Previ (patrocinada pelo Banco do Brasil), Petros (da Petrobras) e Funcef (da Caixa Econômica Federal). Entre os maiores fundos privados, estão o de empresas privatizadas nos anos 90, como a mineradora Vale e a operadora de telefonia Embratel.
Notícias Técnicas
As inovações visam não apenas simplificar o ambiente de negócios, mas também garantir a efetividade e a integridade da nova legislação tributária
Foi publicada a versão 3.1.9 do Guia Prático com vigência a partir de janeiro/2026
Publicação contém todo o arcabouço normativo de previdência complementar publicados até abril de 2025
Podem aderir à transação pessoas físicas e jurídicas que possuam débitos de natureza tributária em discussão administrativa
Notícias Empresariais
Líderes que desenvolvem a gestão emocional não anulam sentimentos — eles transformam emoção em estratégia
Uma reflexão profunda sobre escolhas, prioridades e o verdadeiro sentido da felicidade e do propósito na vida pessoal e profissional
Investir em anúncios direcionados, branded content e presença nos canais certos pode ser o diferencial que faltava para alavancar resultados no segundo semestre do ano
Saiba otimizar a rotina contábil, reduzir retrabalho e aumentar a produtividade.
Conquistar uma promoção hoje exige mais do que agradar ao chefe – é preciso passar pelo crivo da IA
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional