Contribuintes com débitos em contencioso administrativo têm até 31 de outubro de 2025 para aderir à transação com descontos e parcelamento especial
Área do Cliente
Notícia
Ministro defende isenção de PIS/Cofins para equipamentos
É "grande" a possibilidade de acabar com a cobrança do PIS e da Cofins sobre a compra de máquinas e equipamentos
É "grande" a possibilidade de acabar com a cobrança do PIS e da Cofins sobre a compra de máquinas e equipamentos, garantiu o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, após falar sobre a crise econômica internacional para três comissões da Câmara dos Deputados. ""As conversas com o Ministério da Fazenda têm sido muito boas", garantiu. Jorge reconheceu que o Brasil está em "recessão técnica", mas disse estar otimista em relação à recuperação econômica.
"Pelos números, em termos técnicos, estamos numa recessão técnica, mas nossa recessão é muito mais branda que em outros países e o resultado é positivo se compararmos esse trimestre com o último", comentou Jorge, que disse acreditar em crescimento econômico no país, até o fim do ano. "A recuperação em alguns setores começa a mostrar que não é uma bolha, é recuperação mesmo."
A partir de julho, os números positivos de desempenho econômico serão mais disseminados e mais frequentes, garantiu. Os números negativos sobre emprego divulgados pelo IBGE foram "muito ruins", mas os dados de abril apurados pelo Ministério do Trabalho já mostram uma mudança, argumentou. A informação de que o governo deverá eliminar o PIS e a Cofins sobre investimentos foi saudada pelo ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) deputado Albano Franco (PSDB-SE). O ministro defendeu enfaticamente a medida, criticando os tributos ainda mantidos pelo governo sobre investimentos.
"Para investir, começar uma fábrica, paga-se uma série de impostos embutidos e só seis meses depois começa a produzir e vender", comentou. "Não faz o menor sentido impostos desse tipo", disse, ao informar que os ministérios do Desenvolvimento e Fazenda estão fazendo os "estudos" para o fim dos tributos, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Falando aos deputados, Miguel Jorge relacionou dados para justificar seu otimismo em relação á crise. O aumento de 11% nas concessões de crédito, em março, comparado a janeiro, mostra "sinais claros" de recuperação na concessão de financiamentos no país. Ele contou que o governo ficou preocupado com a retração no crédito externo, no fim de 2008, que levou as empresas maiores a buscar financiamento no mercado interno, deixando sem fontes de recursos as pequenas e médias empresas, que correram ao BNDES, aumentando em 26% os desembolsos do banco para as companhias menores. Essa migração já deixou de ocorrer em fevereiro, informou.
O ministro admitiu que é lento o retorno do crédito á exportação, e defendeu que o Sistema de Pagamentos em Moeda Local existente com a Argentina pode se tornar uma oportunidade para fortalecer o comércio, que exige "mecanismos inovadores".
Miguel Jorge mostrou, em gráficos, que a forte recuperação do consumo de bens duráveis, acima de 50%, deteve a queda nas vendas de bens intermediários. "O grande desafio são os bens de capital, mas também temos sinais de que esse setor pode começar a se recuperar, em médio prazo", afirmou. O ministério avalia que a incerteza econômica adiou os investimentos no primeiro trimestre, mas que são boas as perspectivas para o ano, com os investimentos previstos pela Petrobras e pelas obras do programa de Aceleração do Crescimento.
Notícias Técnicas
Contribuintes que nos últimos dias tiveram problemas de conexão com o Web Service da EFD-Reinf, por não estarem utilizando protocolo TLS 1.2 ou versões superiores, devem tentar novamente
Versão 11.3.0 do Programa da ECF válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
A parada tem por objetivo manutenção programada do sistema e ocorrerá no dia 26/07/2025, das 21h às 06h do dia seguinte
Ferramenta reúne informações da PNAD Contínua, Rais e Caged em uma única plataforma e permite análises detalhadas por escolaridade, raça, gênero, idade e território
Notícias Empresariais
Desenvolver atitudes internas sólidas não só protege a saúde mental do empreendedor — como fortalece o próprio negócio
Negócios com propósito sobrevivem às crises, atraem talentos melhores, fidelizam clientes e constroem legados
Nova taxação de 50% imposta por Trump afeta setores como petróleo, aço, ferro e aeronaves e pode desacelerar economia brasileira
A retenção de talentos se tornou um dos principais desafios para as empresas brasileiras
Em um país onde a carga tributária é uma das mais altas do mundo e o sistema fiscal é reconhecido pela sua complexidade, buscar alternativas legais para reduzir impostos deixou de ser apenas uma vantagem competitiva
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional