Atualização altera regras de escrituração, desativa validações, inclui novo campo e antecipa orientações sobre os tributos da Reforma do Consumo
Área do Cliente
Notícia
TRT vai avaliar se aumento de multa é constitucional
O pleno do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 17ª Região, no Espírito Santo, vai decidir se as empresas que forem condenadas pela Justiça do trabalho a pagar contribuições previdenciárias - não recolhidas na época devida - vão ter de calcula
Laura Ignacio
O pleno do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 17ª Região, no Espírito Santo, vai decidir se as empresas que forem condenadas pela Justiça do trabalho a pagar contribuições previdenciárias - não recolhidas na época devida - vão ter de calcular a multa e os juros desde a data em que o ex-empregado prestava serviços na empresa. A decisão vinculará todas as turmas do tribunal. Este cálculo foi instituído pela Medida Provisória nº 449 e manteve-se na Lei nº 11.941, de 2009, que é fruto da sua conversão. Segundo a Procuradoria-Geral Federal (PGF), a partir da nova norma, as empresas passarão a ter que pagar cerca de 89% a mais do tributo. Até agora, as liminares e decisões dos tribunais regionais trabalhistas têm sido, em sua maioria, contra as empresas.
O pleno do TRT vai analisar o mérito da questão porque uma empresa arguiu a inconstitucionalidade do dispositivo da MP nº 449. Os desembargadores da 2ª Turma do TRT, ao concordarem com o questionamento, suspenderam o julgamento do mérito e determinaram a remessa do processo ao pleno da corte. Segundo a Constituição Federal, somente o órgão especial dos tribunais podem avaliar a constitucionalidade de uma lei. Porém, na decisão, os desembargadores chegaram a expor o posicionamento contrário à majoração do cálculo e compararam tal prática a de confisco.
O fato de a MP ter sido convertida em lei não interfere na análise do pleno, segundo o advogado Marcello Badaró, do escritório Décio Freire Associados, que patrocina a causa. O advogado fez o mesmo pedido de arguição de inconstitucionalidade em um processo que tramita em Minas Gerais. "A decisão do pleno vincula todas as turmas do TRT da região", explica o advogado.
Nos processos, o advogado defende que a multa e juros devem ser calculados a partir da data determinada pelo Judiciário para o pagamento da contribuição previdenciária devida. Isso porque, como explica, a Constituição determina em seu artigo 195 que a seguridade social deve ser financiada por contribuição social do empregador incidente sobre os rendimentos do trabalho. O advogado Juliano Barra, do Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, defende o cálculo que beneficia as empresas com base na mesma argumentação, mas alerta que os tribunais regionais têm autonomia e, portanto, cada TRT pode decidir de maneira diferente.
A questão é de interesse de empresas com grande volume de execuções trabalhistas, como os bancos, por exemplo. O departamento jurídico da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que ainda avalia se vai ajuizar uma ação contra a Lei nº 11.941. A federação, entretanto, possuiu uma liminar favorável, em nome de seus associados, contra a aplicação da Instrução Normativa nº 3, da antiga Secretaria da Receita Previdenciária - que exigia o mesmo cálculo de multa e juros determinados agora pela Lei nº 11.941. O tributarista do escritório Pinheiro Neto, Tércio Chiavassa - que ajuizou a ação em nome da Febraban - , observa que ainda não se vê ações judiciais de bancos contra a nova lei. Ele acredita que as instituições podem estar aguardando um posicionamento da Febraban.
Notícias Técnicas
Em recurso na Corte, empresa argumentava que houve erro na decisão que validou a incidência do tributo
A nova lei sancionada pelo governo dispensa revisões médicas periódicas para os segurados do INSS com deficiências permanentes, irreversíveis ou irrecuperáveis
RFB lista com vantagens da escolha do regime tributário integrada ao CNPJ
Abono salarial PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro será liberado na próxima semana de julho
Notícias Empresariais
Negócios que escutam vencem não porque falam mais, mas porque entendem melhor o que realmente importa
A inteligência emocional pode não aparecer no currículo, mas é ela quem sustenta todas as conquistas que vêm depois
A ascensão das apostas esportivas no Brasil trouxe um desafio silencioso, mas crescente, para os departamentos de Recursos Humanos: a ludopatia
Empresas e órgãos públicos buscam soluções que gerem valor real e sustentável
Nova iniciativa quer tirar a burocracia do caminho e criar uma rede de apoio confiável para quem empreende no Brasil
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional