Solicitação estará disponível a partir do próximo dia 14. “O contato é direto com você. Ninguém fala em nome do INSS”, alertou o presidente do INSS, Gilberto Waller, ao programa A Voz do Brasil desta sexta (9)
Área do Cliente
Notícia
TRF libera entidade do 'sistema S' de recolher PIS
O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já isentaram, em decisões anteriores, as entidades do sistema S do recolhimento de contribuições ao Incra e do salário educação, entendimento que tem sido seguido nas instânc
Luiza de Carvalho
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região isentou uma entidade baiana integrante do chamado "sistema S" - que inclui Sesc, Sesi, Senai e Sebrae - do recolhimento da contribuição ao PIS que incide em 1% sobre a folha de salários. Trata-se da primeira decisão de segunda instância sobre o tema que se tem notícia, - em primeira instância, a batalha das entidades já envolve outras contribuições de maior incidência, como a contribuição patronal ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já isentaram, em decisões anteriores, as entidades do sistema S do recolhimento de contribuições ao Incra e do salário educação, entendimento que tem sido seguido nas instâncias inferiores.
Embora seja a primeira vez que uma entidade do sistema S consegue, em segunda instância, imunidade tributária em relação ao PIS, a mesma batalha em relação a outros tributos já acontece há anos. Em 2007, o TRF da 1ª Região também proferiu uma das primeiras decisões que se tem notícia garantindo a isenção de CPMF ao Sebrae do Maranhão. O precedente abriu espaço para o questionamento de outros tributos - a tese utilizada na primeira decisão do tribunal pela isenção do PIS foi exatamente a mesma.
Uma das entidades do sistema S da Bahia havia obtido, em primeira instância, a imunidade tributária em relação à contribuição para o PIS e o reconhecimento do direito à restituição dos valores pagos nos últimos cinco anos. Mas, segundo o entendimento do fisco, apenas as entidades portadoras do registro e certificado de fins filantrópicos, possuem isenção das Contribuições sociais patronais incidentes sobre a folha de salários. A União recorreu ao TRF, que, no início de julho, manteve a decisão da primeira instância, aumento o prazo de restituição para dez anos, diante do entendimento de que os serviços sociais autônomos não precisam ter o reconhecimento de entidade beneficente de assistência social, pois a própria lei que os criou teria conferido a eles essa condição.
Segundo o advogado Manuel Cavalcante Júnior, do escritório Cavalcante e Noronha, que defende a instituição, a Lei nº 2.613, de 1955, equiparou as entidades do sistema S, para fins fiscais, à União, pois, segundo ele, elas já nasceram com a finalidade de assistência social. "Seria uma redundância exigir o documento", diz Cavalcante. Ao que tudo indica, a disputa deve se tornar ainda mais ampla. As entidades do sistema S começam a tentar, na Justiça, outras isenções, referentes à contribuição patronal ao INSS e ao Seguro Acidente de Trabalho (SAT) - já há sentenças obtidas pelo escritório Cavalcante e Noronha, especializado no tema.
Instituições de assistência social que não fazem parte do sistema S também foram ao Poder Judiciário na tentativa de alcançar a imunidade tributária. Nesse caso, porém, elas tentam a renovação de seus certificados de filantropia, que atualmente não têm sido mais concedidos de forma automática pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), órgão do Ministério da Previdência responsável pela tarefa. Procurada pelo Valor, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) preferiu não se manifestar sobre a disputa.
Notícias Técnicas
A Fundação Getúlio Vagas (FGV) informa que os aprovados no certame poderão, a partir desta terça-feira (13), procurar o Conselho Regional de seu estado para solicitar o registro profissional de contabilidade
E, já a partir de amanhã (14) o serviço para confirmar se autorizou ou não os descontos e para pedir a devolução estará disponível no aplicativo do INSS
Após a confirmação de que o desconto foi indevido e a entidade fizer o pagamento ao INSS, o valor será repassado ao beneficiário por meio de depósito na mesma conta bancária de recebimento do benefício
Presidente da Associação Paulista de Supermercados, Erlon Ortega, afirmou que empregadores têm encontrado dificuldade para preencher a vagas, já que os trabalhadores têm demandado outros regimes de trabalho.
Notícias Empresariais
Receita Federal corrige informações incorretas sobre as consequências para quem não envia a Declaração do Imposto de Renda.
Mais de 20 milhões de contribuintes brasileiros que enviaram suas declarações do Imposto de Renda (IR) até a última sexta-feira, dia 9 de maio, entram na disputa pelo primeiro lote de restituição, previsto para ser pago no dia 30 de maio de 2025
Presidente disse durante reunião Celac - China que região continuará representando “a pobreza no mundo de hoje” se não buscar maior cooperação entre países
Julia Galek atua como gerente de mídia social em Chicago (EUA) e ficou surpresa com as opções propostas pela inteligência artificial
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional